Resenha: O Ano em Que Te Conheci

Título Original: The Year I Met You
Autora: Cecelia Ahern
Ano: 2016
Editora: Novo Conceito
Páginas: 331
Compre aqui

Jasmine foi demitida de seu emprego e agora está em casa, sem conseguir arrumar algo com que ocupar a mente. Ela se sente sozinha, então cria uma estranha fascinação em observar seu vizinho chegando em casa bêbado quase todas as noites.

Na verdade, ela odeia ele, mas ainda assim, não consegue desviar os olhos da janela quando escuta os gritos dele com a mulher do outro lado da rua.

Jasmine e Matt nunca haviam se falando antes, mas ao encontrarem-se os dois de licença forçada do trabalho e percebendo como suas vidas estão um caos eles acabam, de alguma maneira, se identificando. Ao longo do ano os dois desenvolvem uma amizade e sentimentos que nunca imaginaram ter um pelo outro.

Desde o anúncio do lançamento desde novo título da Cecelia Ahern pela Novo Conceito, fiquei curiosa sobre o livro. A autora é uma das minhas favoritas e já me conquistou com sua escrita ágil e apaixonante. Já li dois livros dela, Como se Apaixonar (resenha aqui) e O Livro do Amanhã, e assisti às duas adaptações cinematográficas, Simplesmente Acontece (resenha aqui) e P.S. Eu te Amo.

Nesse livro, o estilo da Cecelia continua o mesmo, ela aborda questões sociais que vivenciamos todos os dias, ou que conhecemos de longe, e trabalha essas questões problematizando-as com seus personagens. Porém, neste livro não há um romance entre os protagonistas e sim uma estranha amizade, que é fundamental para o amadurecimento de ambos.


Gostei bastante da temática do livro, há uma discussão sobre relacionamentos familiares, carreira profissional e como lidamos com nossas próprias questões pessoais, as coisas que nos incomodam, as coisas que nunca lidamos de frente e que sempre empurramos com a barriga.

Acredito que a maior mensagem do livro é a de que devemos enfrentar essas questões e não há nada de errado em se precisar de ajuda de outra pessoa nesse processo. Às vezes deixamos que nosso orgulho permaneça em primeiro lugar, quando seria muito mais fácil deixar as pessoas se aproximarem.

Confesso que no começo do livro achei ele um pouco parado e até demorei um pouco para concluir a leitura, mas depois ele começou a tomar um ritmo bem melhor e a leitura fluiu mais naturalmente. Ainda assim, tenho que ser sincera e dizer que não foi, talvez, o livro que mais me prendeu da autora.

Mas eu acredito que isso se deva a uma questão pessoal minha e não ao livro em si. Sou muito apegada ao gênero de romance e eu fui ler essa estória acreditando que fosse outra coisa. Mas, ainda assim, gostei bastante e recomendo a leitura tanto para os fãs da autora (que não vão se decepcionar), quanto para quem gosta do gênero!



Quanto a diagramação eu achei o trabalho bem feito, não lembro de ter encontrado nem um defeito ou erro. Gostei também da capa, acho que condiz com a estória e é bem simples, do jeito que eu prefiro nos livros. Gosto de ilustrações que são feitas especialmente para a estória. Na embalagem também veio um lápis e na ponta dele tinha umas sementes de árvore. A ligação das sementes vocês entenderão apenas lendo a estória. Boa leitura!

5 comentários

  1. Oi. Eu jurava que o livro se tratava sobre um romance. É uma pena que não tenha acontecido isso já que eu sou acostumada a sempre torcer pelo casal. A Cecelia é realmente uma autora fantástica, apesar de ter lido somente um livro dela, sempre consigo me impressionar com sua narrativa.
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda há a possibilidade de torcer pela amizade dos protagonistas! haha

      Excluir
  2. Olá.
    Eu amo a Cecelia, mas eu achei não só o começo, mas o livro todo parado. Demorei bastante para concluir a leitura, infelizmente. A diagramação realmente está impecável! A NC fez um trabalho incrível.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente foi algo diferente, mas acho que de vez em quando é bom variar..

      Excluir
  3. Pessoal, dê uma passada nesse blog para conhecer este livro maravilhoso que estou lendo (livroentrega-me.blogspot.com), ele está a venda no Amazon por apenas R$ 8,00 reais e vale a pena cada centavo gasto. Se você gosta de romance, drama e aventura, eu super recomendo!

    ResponderExcluir