Donnie Darko - Crítica

Donnie Darko

Lançamento: 24 de Setembro de 2003
Com: Jake Gyllenhaal; Maggie Gyllenhaal; Mary McDonnell; James Duval; Jena Malone; Drew Barrymore
Gênero: Ficção Científica; Thriller; Cult

A primeira vez que ouvi falar em Donnie Darko foi quando já estava na faculdade. Se ouvisse o nome, caso descobrisse o filme antes dessa época, tenho certeza (se é que se pode ter certeza de algo nesse mundo) de que minha experiência, e toda a aura que o filme criou em minha mente, seriam totalmente diferentes, ou, no pior dos cenários, nunca me interessasse pelo filme. Seu título surgiu como um mistério. E muitos dizem que Donnie Darko não passa de um enorme mistério que deve ser desvendado aos poucos, assim a cada vez descobre-se ou percebe-se algo novo ao assistir ao filme.

Por anos e anos Donnie Darko retornava como uma incógnita. A história se repetiu até chegar o momento em que, após tanto ouvir, tanto desvendar teorias e ler comentários espalhados por todos os cantos, após tanto pensar nesse filme passei a acreditar que já o tinha visto, passei a acreditar que seus segredos haviam sido desvendados. Mas como estava enganada. Recentemente decidi assistir o tão comentado, discutido, teorizado e cultuado filme, mas imaginem minha surpresa ao descobrir que não, eu ainda não havia assistido ao filme, apesar de acreditar que sim. E não, eu não sabia de nada do que achava que sabia sobre o filme, mesmo sabendo de muito e não ter me surpreendido com muitas coisas. Mas Donnie Darko é assim mesmo, é misterioso, confuso, exige atenção e cuidado, e ainda assim pode deixar perguntas sem respostas e uma mente certa de que pode estar totalmente errada.


Não existe fórmula correta, um ponto na história em que poderia me apoiar para explicar, ou pelo menos tentar explicar o filme para alguém que ainda não teve a oportunidade de assisti-lo. Não existe um ponto inicial na história, pelo menos não no sentido de que todos aqueles que já conferiram o filme irão começar pelo mesmo ponto, pelos mesmos detalhes. Minha visão da obra pode não vir a ser a mesma que a sua, minhas percepções, a forma como a história se materializou e os elementos que se destacaram diante de meus olhos podem não ser os mesmo que se destacaram para você. Porém, decidi enfrentar a confusa e árdua tarefa de trazer o filme para vocês.

Donnie (Jake Gyllenhaal) é um adolescente problemático. Donnie não possuí muitos amigos, pode contar nos dedos de uma mão aqueles a quem chama de amigos. O menino Donnie possui, e essa é minha visão dos fatos, uma relação normal de adolescente com seus pais. Ele possui momentos de atrito e momentos de isolamento, momentos em que as coisas vão bem e momentos em que as coisas vão de mal a pior, mas a diferença é que o personagem possuí algo a mais nessa equação. Devido a seus sérios problemas psicológicos o personagem precisa de terapia, toma remédios, porém nada parece trazer sua melhora. 


Nosso primeiro contato será em uma estrada distante da cidade, lá o personagem dormia próximo a sua bicicleta. Sonambulismo ou não, logo de início percebemos que estamos diante de um caso mais complexo do que o simples adolescente problemático. E é justamente no começo de tudo que a graça aparece. Donnie consegue ver, ouvir e conversar com um coelho que ninguém mais pode enxergar. Frank (James Duval), seu aparente novo “amigo” o alerta para o fim do mundo, mostra elementos que este passa então a buscar entender. Mas até onde um garoto com problemas psicológicos pode acreditar que o que vê é verdade ou alucinação?

Foi justamente esse o elemento que mais chamou minha atenção. Porém existe muito mais no filme do que alucinações, amigos imaginários e problemas psicológicos. Os mistérios, a desinformação, a necessidade de atenção existe ao longo de todo o filme. A confusão e as respostas estão presentes em um avião que cai, até chegar ao manuscrito de uma professora que enlouqueceu em suas próprias teorias. 

Existem momentos em que o filme irá brincar com a necessidade de voltar ao passado, de se mudar algo que já aconteceu. Durante outros momentos ele brinca com o destino, indo desde seu conceito e materialização até o ponto em que somos realmente capazes de alterar nosso próprio destino. Porém existem situações específicas que abordam assuntos como a necessidade de pensarmos por nós mesmos, de interpretarmos nosso mundo e não deixar-se alienar por ideias criadas com o intuito de vender ou omitir algo. Existem tantos elementos dentro deste único filme que, nem sei se fui capaz de observar e compreender cada um da forma como deveria, além disso, caso fosse destrinchar esse filme como ele poderia, talvez devesse, mas quem sabe nunca seja possível fazê-lo, ficaria aqui dias e dias discursando.


Mas então chegamos a única coisa que realmente me decepcionou ao longo do filme. Por mais que o que estou prestes a dizer pareça errado, confuso, estranho e desligado de qualquer sentido, o que não gostei neste filme foi, de maneira geral, o próprio filme. Mas deixem que me esclareça. A forma como a narrativa nos é apresentada, a forma como tudo se desenrola e se direciona para onde deve chegar me pareceu mais simples do que esperava de início. Mais uma vez, peço que deixem que me explique. A aura de Donnie Darko é a de que você deve assisti-lo várias e várias vezes, e mesmo assim pode não vir a entender e compreender completamente esse filme. 

A aura criada, materializada, que se espalhou ao redor da obra é tamanha que muitos destacam que, quando comparada à versão do diretor, a versão “comercial” perde seu brilho. É possível que tenha assistido a versão “comercial” (afinal, qual vem a ser a versão da Netflix?), ainda sim, não achei um filme absurdamente, extremamente difícil de entender, não da forma como muitos destacam. Ele é confuso sim, possuí elemento em cima de elemento e detalhes, símbolos e significados em todos os lados, porém, o filme possuí mais aura do que confusão. Quando digo isso, digo através de minha experiência com o filme, lembrando que cada pessoa o enxerga de uma forma, e mais, em momento algum a obra se transformou em uma experiência ruim. Ela é o que é, e se mostra única e diferente para cada pessoa.


Donnie Darko ainda pode ser um mistério, porém a luz começou a brilhar sob sua superfície e passou a demonstrar seus detalhes, alguns de seus segredos, fazendo com que a mente de quem o assistiu, no caso dessa pessoa que escreve a resenha, pudesse criar teorias com relação ao que viu e ouviu ao longo de anos e anos. Donnie Darko não é um filme fácil de ser compreendido, mas também não é uma obra impossível de ser desvendada. Acredito que ele está no meio termo, tanto entre os filmes complexos, quanto para os espectadores confusos. Seus mistérios podem ser desvendados com o florescer de um novo amor, e também podem ser ocultados por uma máscara, mas acredito que a pergunta principal, e a dúvida que realmente não será respondida é: Porque mesmo usamos essas fantasias ridículas de humanos?

36 comentários

  1. Haha eu assisti ao filme esses dias porque olhei algumas dicas que era melhor assistir ao filme primeiro nem prec8falar que amei né, simplismente maravilhoso, agora espero para ler o livro ainda não tenho mas vou ler não Agora, enfim aconselho a todos a assistirem apesar de como você disse não é muito fácil de entender mas só vendo o filme pra saber desvendar o mistério, mas eu adorei!!!
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília, tudo bem contigo ???
      Também não tenho o livro, mas estou muito ansiosa para conferir os extras incríveis que estão presentes lá, acredito que vou descobrir muitas coisas que não havia percebido ao conferir a obra.
      Com certeza é um filme que vale a pena ser assistido, e poxa, é com o Jake Gyllenhaal né ?! ^-^

      Beijinhos

      Excluir
  2. Lembro que vi alguma coisa desse filme por causa do ator. Mas não lembro nada da trama. Acho que só vi uma cena ou outra mesmo. A história pode acabar sendo um tanto confusa, mas acho que é legal de ver e rever e tentar entender o que viu. Faz sentido?
    Gostei do jeito dele, essa coisa do garoto com problemas, as alucinações e amigos imaginários e tudo o que isso fez com a história e o jeito que desenrola. Acho que é dessas tramas que você fica desconfiado de tudo e quer acreditar em tudo ao mesmo tempo. É legal. Gostaria de ver esse filme direito algum dia e ler também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, tudo bem ???
      Faz todo o sentido o seu comentário !!! Quando os filmes são assim complexos, muitas vezes precisamos assistir várias vezes e mesmo assim, sempre iremos perceber ou encontrar algo que não havíamos percebido na primeira vez. Donnie Darko entra bem nesse quesito !!! XD
      Espero que consiga assistir o filme um dia desses, apesar de ser um filme diferente, vale muitíssimo a pena !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Ryokobel!
    Na verdade não assisti esse filme, acredita?
    Acredito que a maior dificuldade seja mesmo entender se tudo não passa de problemas psicológicos com o personagem ou se acontecem realmente...
    “Buscamos, no outro, não a sabedoria do conselho, mas o silêncio da escuta; não a solidez do músculo, mas o colo que acolhe.” (Rubem Alves)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Espero que consiga conferir o filme algum dia desses, apesar de possuir uma trama um tanto quanto complexa, garanto que ele vale a pena !!!
      E é mais ou menos isso que você comentou mesmo, em muitos momentos, devido a condição do personagem principal, ficamos na dúvida se tudo aquilo é ou não real. ^-^

      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá.
    Eu já assisti a esse filme, mas já faz muito tempo, nem lembro mais e acho que na época, não entendi muito. Creio que está na hora de rever, pois quero ler o livro! Ótima resenha e dica anotada. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, tudo bem contigo ???
      Espero que consiga uma chance para rever o filme, e quando assisti-lo novamente, não esqueça de me contar o que achou. Esse filme gera tantas teorias que é muito bacana saber o que outras pessoas acharam dele !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi.
    Eu amei a resenha desse filme, confesso que ainda não assistir mas fiquei com um pouquinho de medo kkkk.
    Acho legal filmes que cada pessoa tira sua própria conclusão, isso é uma coisa não acontece sempre, enfim acho que vou assistir com certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene, tudo bem contigo ???
      Com relação ao medo, você não precisa se preocupar não, o filme não vem a ser um filme de terror, então ele não irá te assustar. Mas ele possuí sim muito suspense e te deixa com aquela sensação de não entender, mas estar entendendo, mas ainda assim não estar compreendendo bem toda a situação, rsrsrs.
      Espero que consiga conferir esse filme, e não esqueça de me contar o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Assisti o filme a bastante tempo, e tenho que concordar que é bem confuso. Não é aquele tipo de filme que você fica animado pra ver...chega uma hora que dá vontade de desistir, mas é uma experiência interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucia, tudo bem ???
      Realmente, esse filme pode ser bem confuso, mas não diria que ele não trás animação para ser visto, ele se encaixa em um gênero especifico e isso pode não agradar, ou animar, todo mundo !!!
      Mas com certeza é uma experiência interessante !!!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Sua resenha me deixou muito curiosa, fiquei com vontade de ver o filme e ler o livro só não sei qual será o primeiro. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, tudo bem ???
      Se me permitir a indicação, acho bacana que você assista ao filme primeiro, já que ele foi lançado primeiro e o livro contém extras para a sua experiência com o filme !!! Acredito que o livro seria bacana para te trazer uma visão nova do filme, mas isso vai de cada um né ?!
      De qualquer forma, vale muito a pena !!! ^-^

      Beijinhos

      Excluir
  8. Há um tempo quero assistir o filme, mas o livro está na minha lista e gostaria de ler primeiro. Sempre fiquei com o pé atrás, pois muita gente diz se difícil de entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lenny, tudo bem ???
      Se pudesse te aconselhar, diria para que assistisse primeiramente o filme. O livro é uma extensão do filme, já que este foi lançado primeiro, e é justamente na obra literária que você poderá encontrar extras e mais detalhes para que entenda o filme. Mas novamente, essa é apenas a minha opinião. ;)
      De qualquer forma, é uma experiência que vale muitíssimo a pena !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Sempre tive curiosidades sobre esse filme e ainda estou um pouco confuso,para me situar acho que vou ler primeiro a obra publicada pela Darkside (linda,por sinal)e depois assistir a longa metragem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alison, tudo bem ???
      Algo que estou recomendando para todos os leitores que comentaram algo parecido aqui no Estante Diagonal, é que se assista primeiramente o filme, já que não existe um "livro" do filme, ou seja, o filme foi lançado primeiro e em seguida se lançou o livro com extras e o roteiro da obra cinematográfica.
      Acredito que a obra literária serve como uma nova visão do filme, já que ele é complexo e promove o surgimento de diversas teorias, mas novamente, essa é apenas a minha opinião. Sem contar que o filme está disponível na grade do Netflix, então é uma mão na roda, rsrsrs.

      Beijinhos

      Excluir
  10. Não conhecia este ainda. Nem o filme. Os seus comentários na resenha me deixaram bastante empolgado. Não esperava isso. A história é boa e com certeza vou querer ler também. Minha lista só cresce com a darkside.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que se interessou pelo filme. Espero que consiga assisti-lo, e não esqueça de me contar o que achou, após conferir o filme !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  11. Não conhecia ainda. Pelos comentários na resenha me parece ser muito bom. Nem sabia do filme. Por incrível que pareça. Vou tentar achar o filme aqui. E com certeza vou querer ler também. Terror nunca é demais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Fiquei muito feliz por saber que se interessou pelo filme, e espero que consiga conferir essa obra cinematográfica que é tão complexa e faz surgir tantas teorias !!! Não esquece de me contar o que achou, depois que assistir tá ?! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  12. Mortaaa! Joi eu não fazia ideia do que falava esse livro, eu pensava que ele era todo viajado no coelho e sentia que não era pra miim, que engano, adoro temas psicológicos e ele vai entrar pra minha listinha agora!! #partiu skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, tudo bem ???
      Essa resenha é a resenha do filme Donnie Darko, esse filme lançado em 2003 gerou o livro hoje publicado aqui no Brasil pela Darkside, lá você vai encontrar o roteiro original e vários extras que todo mundo que já assistiu o filme morria de vontade de conhecer !!!
      Com certeza é uma obra que merece ser vista e revista !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  13. Nossa como amo esse filme!! Um dis melhores que assiste esse ano ,e to esperando o meu chegar da amozon ,q comprei 😍

    ResponderExcluir
  14. Nossa como amo esse filme!! Um dis melhores que assiste esse ano ,e to esperando o meu chegar da amozon ,q comprei 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, tudo bem ???
      Donnie Darko é muito bom né ?!
      E confesso que fiquei aqui com uma invejinha de ti, queria muito o livro dessa obra para mim também, rsrsrs. XD

      Beijinhos

      Excluir
  15. Nunca vi o filme, tbm só verei depois de ter o livro em mão
    edição super linda
    ps: Jake Gyllenhaal <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, tudo bem ???
      Com o Jake Gyllenhaal no filme, a gente já espera algo bom né ??? Sou suspeita para falar, mas adoro as atuações do Jake !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  16. Não assisti esse filme mais parece que ele é bem confuso não é?! Eu sabia do livro que e da editora Darkside.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Olha, dependendo do espectador o filme será mais confuso ou não. Percebi que tanto as teorias, quanto a experiência com o filme dependem muito de quem está atrás da tela, rsrsrs, mas sim, ele vem a ser bem complexo !!!
      Vale muito a pena ser assistido !!!

      Beijinhos

      Excluir
  17. Já ouvi falar muito desse filme, mas até hj não tinha sentido vontade de assistir... Sempre achei esse coelhão muito sinistro. Depois que lançaram o livro, tanto tem se falado dele, que até deu uma vontadinha de conferir. Parece ser bem complexo, mas vou tentar assistir no fim de semana.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir

  18. Não assisti o filme e agora fiquei com vontade de assistir, vou procurar. Achei que é bem complexo, muitos acontecimentos as vezes nos confunde e nem sempre conseguimos compreende-los, acho que vai ser preciso mesmo assistir mais de uma vez, como dizem quanto mais assistimos um filme percebemos detalhes que passaram despercebidos na primeira vez e não é que é verdade.

    ResponderExcluir
  19. Que incrível esse filme! Ainda não assisti mas pela sinopse e pelas resenhas que vejo deve ser bom, além do mais a história do Donnie meio que parece com a de um amigo e gostaria de assistir para saber como se desenrola a história, com certeza irei assistir esse filme.

    ResponderExcluir
  20. Estou precisando assistir novamente, principalmente agora que tenho o livro, lançado pela Darkside, bacana ir comparando. :3

    ResponderExcluir
  21. Nunca tive muito interesse no filme, até começar a ler resenhas sobre o livro ou sobre o próprio filme. Gosto quando a historia é cheia de simbolismos. Dica anotada!

    ResponderExcluir