Mais um outubro chegou e novamente chegou o momento de decidirmos quais seriam os escolhidos a serem indicados no nosso mês de terror aqui da Estante. Eu já estava com vontade de resenhar Invocação do Mal 2, já que foi o filme de terror mais comentado ultimamente, e quando a Izabel me convidou para fazermos as resenhas dos dois filmes, fiquei muito feliz!

Antes de entrar na história em si, preciso falar um pouco da experiência que é, assistir um filme desses, cercado por vários outros apaixonados. Eu já vi alguns filmes de terror no cinema, mas fazia um bom tempo que não via algum realmente bom e quando isso acontece, o clima, a atmosfera… é intenso! Todos preparados para os sustos. Qualquer barulho diferente na sala é consequência de uma risadinha nervosa. Quando alguém passa entre os corredores é uma tortura, todos conferindo para ter certeza que era “apenas” alguém mesmo – hahaha. Enfim, olhar um filme de terror no cinema é incrível, é um clima completamente diferente e quem ainda não assistiu a nenhum, não sabem o que estão perdendo, é uma experiência que só o gênero consegue proporcionar.Assisti ao Invocação do Mal em casa (resenha aqui), e confesso, tomei muitos sustos. Não esperava um filme assim, surpreendente e diferente dentre tantos outros do gênero que vinham sendo um completo desastre. Quando vi que ia lançar o segundo filme, sabia que teria que ver este nos cinemas. Estava muito ansiosa para essa estreia, e já na primeira semana, lá estava eu!

A história se passa no final dos anos 70, sete anos após a história de Invocação do Mal. Desta vez, o casal mais falado nos últimos tempos, Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga), estavam muito abalados com os acontecimentos de Amityville e estavam decididos a não aceitar mais nenhum caso sobrenatural, dedicariam o tempo para participar apenas de palestras. Porém, a igreja contrata-os para investigar um caso que estava intrigando a todos em uma cidade na Inglaterra, envolvendo uma menina de 11 anos. Assim, ambos partem para este novo mistério.
Peggy Hodgson (Frances O´Connor) é uma mãe solteira, desesperada para manter os quatro filhos a salvo, e não vê mais esperanças, até que o casal Warren chega. Ao que tudo indica, o maior alvo das ações sobrenaturais é filha Janet (Madison Wolfe). Inicialmente o casal não acredita que um poltergeist realmente esteja influenciando nas estranhas eventos que vinham ocorrendo na casa dos Hodgson. A fama do casal de investigadores já mundialmente conhecida e eles estão fortemente inclinados a acreditar que esta é apenas mais uma família querendo engana-los em busca dos holofotes.
Não vou comentar mais sobre a história, pois o envolvimento com este filme, acontece justamente nas surpresas e reviravoltas, mas, com este pano de fundo que James Wan vai construindo a atmosfera sombria e assustadora de Invocação do Mal 2. Novamente o diretor fez um ótimo trabalho, na minha humilde opinião. Já vi vários filmes de terror ao longo da minha (assisti O Sexto Sentido nos cinemas com nove anos de idade), então consigo diferenciar os filmes com potencial e os que são mais do mesmo. E esse com certeza não é mais do mesmo. Claro, tem alguns sustos que já estava esperando, mas reúne muitas cenas que fogem do óbvio. Aqui não vemos as ações bestas que estamos acostumados nos filmes de terror em geral.
Não posso deixar de comentar sobre as atuações. O casal principal, incrível como sempre, Vera Farmiga dando um show de atuação, uma rainha do gênero, e as crianças não ficaram para trás. Madison esteve incrível, conseguindo transmitir o terror sempre quando necessário, conseguimos ver um medo real estampado nos olhos da menina diversas vezes.
Sem dúvidas, James Wan sabe muito bem como conduzir uma cena. Em alguns momentos estamos tranquilos, sem suspense algum, mas uma simples mudança na iluminação, na câmera em outro ângulo muda completamente a sensação de segurança e já começamos a esperar pelo pior! Não é à toa que desde 2013, Wan garantiu não só a sequência de Invocação do Mal, mas também os spin-offs Annabelle e no futuro The Nun.
E que venham mais filmes desse diretor incrível, que sabe o que está fazendo! Espero que tenham gostado da minha indicação, e quem já assistiu ao filme, deixe nos comentários o que achou!
Enjoy!
XO!

  • The Conjuring 2
  • Lançamento: 2016
  • Criado por: Chad Hayes
  • Com: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Frances O´Connor
  • Gênero: Terror, Suspense
  • Direção: James Wan

rela
ciona
dos