Acredito que muitos devem conhecer a história de Entrevista com o Vampiro de Anne Rice. A história que ganhou em 1994 uma adaptação cinematográfica, com Brad Pitt, Antonio Bandeiras, Tom Cruise e Kirsten Dust no elenco principal.
A história original fala sobre Louis, um vampiro que fora transformado por Lestat, que acredita que tenha presenteado Louis com a vida eterna, uma dádiva. Porém, Louis se sente infeliz e condenado por toda a eternidade. Avesso a ideia de se alimentar de sangue humano, Louis sempre se alimentava do sangue de animais, até o dia que acabou bebendo de uma pequena garotinha de seis anos chamada Cláudia e assim adentramos na história dela.
A graphic novel ilustrada e adaptada por Ashley Marie Witter, contará um capítulo inédito sobre A Entrevista com o Vampiro. Em A História de Cláudia teremos o nascimento da criatura que fora criada para agradar e dar sentido a vida de Louis, mas logo a existência da pequena vampira é vista como uma abominação pelos seus semelhantes, pois como bem sabemos, crianças vampiras são incontroláveis, o que se prova na obra lançada pela editora Rocco.


Aos olhos da vampira mirim, acompanharemos seu crescimento até o dia que vira uma mulher aprisionada num corpo de criança. A raiva e a luxuria fazem de Cláudia uma predadora rancorosa, calculista, vingativa e gananciosa e nem mesmo sua relação com Louis poderia sustenta-la. Acompanharemos desde sua transformação, sua sede, seus primeiros pensamentos, aflições e anseios e a adaptação de Ashley retrata fielmente uma série de questões e conflitos nunca antes debatidos na obra original.

A segunda parte da HQ retrata bem estes conflitos, a parte em que sentiremos todos os dilemas e insatisfações que acercam Cláudia. Provavelmente, estas páginas serão as que mais mostraram um conteúdo inédito para os fãs, principalmente sobre seus sentimentos por Louis e de sua própria existência. Por este motivo, não é à toa que a personagem ganhou espaço para sua perspectiva, Cláudia é um dos personagens mais ricos da autora Anne Rice e é impossível não se compadecer por todos seus conflitos na mesmice de sua vida imortal.

Sem dúvidas, A História de Cláudia é uma obra indispensável para os fãs de Anne Rice. A HQ vagueia pelo mesmo clima de as Crônicas Vampirescas, algo sombrio, sedutor e violento, que corteja profundamente os sentimentos humanos. O traço é delicado e toda a obra é feita em tons de sépia, como se fizessem parte de uma lembrança. As cenas onde há sangue são tonalizadas em vermelho, que se destaca no fundo sépia.

Eu recomendo a leitura para todos os apaixonados por um dos maiores clássicos contemporâneas que tem vampiros como protagonistas. Entrevista com o Vampiro – A História de Cláudia é uma obra que deve ser apreciada, uma história bela, sensível e devastadora. É uma nova visão para uma história já conhecida e que esclarece a vida de uma personagem tão emblemática e misteriosa quanto foi Cláudia. Aqui ela não só ganha importância, mas voz para sua própria história.

  • Interview with the Vampire - Claudia's Story
  • Autor: Anne Rice, Ashley Marie Witter
  • Tradução: Clarice Lispector
  • Ano: 2015
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 224
  • Amazon

rela
ciona
dos