Resenha: Invocadores do Mal

Título Original: Ghost Tracks
Autora: Cheryl A. Wicks com Ed e Lorraine Warren
Ano: 2016
Editora: Pensamento
Páginas: 280
Compre aqui

Chegou o mês mais esperado do ano minha gente! Sim, estamos aqui novamente, em mais um Mês do Terror! Como todo mundo que acompanha aqui o Estante, sabe que eu sou fissurada por filmes/livros de terror/sobrenatural. Decidindo o que escrever, resolvi que umas das resenhas teriam que ser do livro Invocadores do Mal lançado pelo Grupo Pensamento.

Nos últimos anos, quem gosta do gênero, com certeza ouviu falar em Ed e Lorraine Warren. Um casal de investigadores, ela uma clarividente, ele um demonologista, que dedicaram cerca de 50 anos de suas vidas para desvendar e investigar fenômenos paranormais e “mistérios” que ocorreram ao redor do mundo. O livro reúne experiencias pessoais, fatos e curiosidades das investigações, além de um vasto estudo sobre a relação da história, religião e ciência com o sobrenatural. Para contextualizar o leitor, o livro é dividido em cinco seções. 

Na primeira seção, Conheça os Warren, somos apresentados ao casal. Descobrimos a história de cada um, como ambos se conheceram (16 aninhos apenas!), como iniciaram uma família, como iniciaram as investigações, além de conhecermos detalhadamente a casa em que ambos viviam. 

"Hoje, muita gente ainda teme o abismo da morte. A pesquisa poderá finalmente provar que, no lugar de uma borda abrupta e um final para a vida, ela continua. Isso mudaria a perspectiva da vida e nosso lugar nela."


Nessa seção, um ponto interessante é quando Ed nos explica o que é ser um demonologista. Adoro essa palavra! Ele explica que não é a mesma coisa que um exorcista, já que este é um pessoa extremamente devota e treinada, e ele é, muitas vezes, considerado um demonologista “leigo”, por não ter tanto embasamento religioso.

Na segunda seção, Fantasmas: Fato ou ficção? Inofensivos ou perigosos?, Ed e Lorraine relatam assuntos e teses tratados com seus alunos em aula e nos detalham quatro estudos de casos sobrenaturais O caseiro fantasma do comandante, A inquietação de um garoto assassinado, Um entrevista espectral e O poltergeist da água. Fica claro, nessa seção, que em determinados casos, uma médium, ou profissional qualificado são necessários, ou até mesmo essenciais. 

Na terceira seção, O mal: a besta ou comportamento?, somos introduzidos a alguns termos, relatados pelas próprias vítimas, e ainda, aprendemos como discorre uma possessão completa (atração, infestação, opressão, possessão e morte). A maneira como é descrito é bem detalhada, parte que com certeza desafia o leitor, é impossível não sentir medo! Além disso, somos atualizados com informações sobre um dos mais famosos casos dos Warren, o Amityville

Na quarta seção, O inexplicável: real ou ridículo, conheceremos mais dois casos, Pé grande no Tennessee e Hotel assombrado de Highlands. Nesses casos, os Warren nos explicam a dificuldade em identificar os casos, quando trata-se de alguém apenas atrás dos cinco minutos de fama, ou quando realmente estão diante de algo paranormal. Ressaltam que algumas coisas são muito difíceis de serem explicadas, a menos que não pelo sobrenatural e ambos os casos podemos observar estas situações.


Na quinta e última seção, Pesquisa paranormal: charlatanismo ou ciência? somos introduzidos ao que a ciência fala sobre a parapsicologia. Muitas revelações são feitas e relatos de médicos e pesquisadores renomados são citados. Uma passagem que eu achei muito interessante foi “Talvez nosso maior medo com relação aos fantasmas seja que eles não existam. O que pode ser mais assustador do que a ideia de que a nossa vida e a vida daqueles a quem amamos sejam tão temporárias e descartáveis quanto um lenço de papel?”

Achei o livro muito interessante e esclarecedor, é difícil não acreditar na parapsicologia após ler um livro desses. Com base na citação acima, não sei se fico feliz, assustada ou qualquer outra coisa. Sem dúvidas, a leitura de Invocadores do Mal impressiona. Todos os casos são intrigantes e eu fico abismada pela coragem e curiosidade deste casal, que aparentemente não tinham medo do que poderiam descobrir.

Ed faleceu antes do lançamento da segunda edição de Ghost Tracks, do original, mas Lorraine ainda mora na mesma casa, onde atualmente abriga um Museu de Ocultismo, com diversos itens que o casal coletou ao longo de suas jornadas de trabalho, inclusive, é nesta casa que se encontra a boneca Annabelle. Lorraine segue fazendo seu trabalho em parceria com seu cunhado, Tony Spera, como consultora da NESPR, fundação criada por ela e por seu marido.

"A coisa mais bela que podemos vivenciar é o mistério. Ele é a fonte de toda a arte verdadeira e de toda a ciência. Aquele que não consegue sentir essa emoção, que não mais consegue parar para pensar e ser tomado pelo assombro, poderia muito bem estar morto: seus olhos estão fechados." Albert Einstein

Alguns casos dos Warren tiveram tanta relevância que inspiraram filmes como Horror de Amityville, Invocação do Mal, Annabelle e outros. Nos mais atuais, Ed e Lorraine Warren são interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga respectivamente.


Em Invocadores do Mal, com a ajuda da editora Cheryl A. Wicks, Ed e Lorraine criam uma obra de estudo e um conteúdo jornalistico único somado a suas biografias, desta forma, eternizam suas vidas como o casal que mais dedicou tempo ao estudo da paranormalidade. A narrativa é feita numa linguagem acessível o que pode atrair não só fãs, mas também curiosos e os leitores mais céticos. Para facilitar a leitura, o livro conta com um glossário e notas que enriquecem a leitura. 

Eu recomendo a leitura para fãs dos gênero e também para os mais incrédulos. Invocadores do Mal é o livro ideal para um primeiro contato com a paranormalidade, sem dúvidas, se houver uma oportunidade, o livro pode mudar muitos conceitos. Espero que tenham gostado da resenha, e que ela tenha despertado um pouco da curiosidade de vocês sobre esse casal tão emblemático nos dias atuais.

Enjoy!
XO!

27 comentários

  1. Não conhecia o livro achei bem interessante, pois gosto desses fenômenos sobrenaturais, devemos aprender muito com ele. Gostei dessa Passagem que foi citada muito verdadeira.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho muita coragem pra ler esse livro. É cada coisa que falam nele, os casos, que acho que ficaria me borrando depois. Mas acho interessante o clima de estudo dele. Eles aprofundam em várias questões por meio dessas seções e acho que aí fica até interessante de conferir. Mas não sei como esse povo tem coragem. Pra ler mesmo não é comigo, ao menos ainda não. Quem sabe algum dia? Mas pra quem já gosta de coisas assim ele é um livro e tanto.

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu amei a Premissa do livro, mas confesso que não leria não, costumo sonhar com os livros que leio que tem temas me assustam, a coisa toda de possessão me deixa com muito medo, enfim esse com certeza não é um livro para mim.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessadíssima em ler, pensando bem, já coloquei na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me deixou com bastante medo.. Tenho muito receio de ler livros assustadores :( Tem algum que tu me recomendas para iniciar nesse mundo?
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Este livro me chamou a atenção pela capa e quando olha para a parte de cima vejo os nomes Ed e Lorraine Warren. Fiquei conhecendo o casal através dos filmes e adoro as histórias deles, sempre tive uma quedinha pela paranormalidade.

    ResponderExcluir
  7. Lili!
    Preciso ler com urgência.
    Sou bem ligada no assunto e se o livro ainda traz fotos ilustrativas, me atrai ainda mais.
    Meus pais eram parapsicólogos e estou bem engajada no assunto.
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. A eu tenho medo de ler esses livros mas eu achei bem criativo contendo imagens eu admiro muito livros assim.

    ResponderExcluir
  9. Sou fã dos filmes que envolvem o casal....e agora um livro pra contar a história deles, já quero para minha coleção!!

    ResponderExcluir
  10. Tinha visto esse livro no skoob mais não cheguei a ler nem a sinopse mais só porque a minha lista de desejados já esta grande de mais e sabia que ele iria pra lá também kk

    Então claro depois de ler a sua resenha é um fato que vou te que compra mais um livro, fiquei super curiosa para lê-lo e sabe um pouquinho mais sobre os Warren e ainda mais porque no livro tem algumas imagens ~amo depois livros assim!

    ResponderExcluir
  11. Quando li "Warren" meus olhos já brilharam aqui! Conheço vários dos casos do qual o casal participou. Não conhecia este livro, mas foi bacana essa resenha aqui, vou procurar este livro para ler!

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Sou um pouco medrosa para esse tema. Não assisti o filme e creio que também não vou ler esse livro. Mas quem sabe em outro momento, pois além de medrosa, também sou bem curiosa!kkkk Mas com certeza é muito interessante! A sua resenha está bem explicada e me deixou motivada a conhecer mais desse casal. Valeu a dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei interessada e intrigada depois do seu relato com base na resenha. Esse casal realmente me impressionou, pois de maneira nenhuma, eles tiveram medo do que poderiam presenciar.
    Amei.

    ResponderExcluir
  14. Eita. Outro livro que não vejo a hora de ler. A trama é espetacular. E com esse terror todo, lógico que vou amar ler. esse casal pelo visto arrebenta na história. Ansiosa pra saber mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Acho que fiquei com um pouco de medo desse livro, as fotos estão ótimas e amei a resenha mas acho que não tenho coragem de ler...kkkkk

    ResponderExcluir
  16. Como sou muito medrosa não tenho muita coragem de ler, achei interessante mostrar algumas coisas que não sabia a diferença.

    ResponderExcluir
  17. Apesar de ter achado que o livro se tratava de uma história,gostei da premissa apresentada acima,a obra parece ser bem esclarecedora,pois muitas pessoas não sabem diferenciar o real do imaginário e acabam fazendo falsos julgos.

    ResponderExcluir
  18. Esse casal é porreta. Ainda não vi nada melhor do que esses filmes deles. Não tive a chance de ler o livro ainda, mas com certeza vou dar um jeito. Rsrsrs muita gente falando bem desse livro e isso está me deixando doido pra ler também.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não tinha lido nada sobre esse casal, achei bacana que muitos dos misterios tem em SobrenaturaL rss sou uma viciada, talvez por isso eu me interesse em ler esse tipo de livro algum dias

    ResponderExcluir
  20. Acredita que nunca tinha ouvido falar nesse livro?? Fiquei muito interessada, já li várias matérias sobre o casal na internet e acho esse assunto fascinante.
    Com certeza vai pra minha lista de desejados!!

    ResponderExcluir
  21. Não leio esse livro nem a pau, ainda mais com essas fotos
    já tenho costume de ler de madrugada imagine lendo esse kk

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia esse livro mais sem dúvida alguma quero muito ler!! Gostei muito das fotos que ficaram maravilhosas!!

    ResponderExcluir
  23. Quando li o titulo do livro achei que fosse somente mais uma historia de terror, mas o livro é muio mais que isto. Achei muito interessante o formato que foi escolhido para contar a historia, a divisão dos capítulos é esclarecedora e fica claro que se trata de um estudo para entender ou conhecer a parapsicologia. Adorei a diagramação do livro, as fotos enriquece a leitura. Com certeza é um livro que desejo ler.

    ResponderExcluir
  24. Eu já tinha ouvido falar desse livro num canal no youtube, e gostei bastante do que a vlogueira falou sobre ele e agora com sua resenha imagino que deva ser um bom livro, entrou na minha lista de livros parar comprar.

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosíssima pra ler, mesmo com uma pontinha de medo. HAHA!

    ResponderExcluir