Resenha: O Coração da Esfinge

Título Original: Recreated
Autora: Colleen Houck
Ano: 2016
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Compre aqui

Atenção! Esta resenha poderá conter spoilers do primeiro volume da série, O Despertar do Príncipe

Neste segundo volume da série Deuses do Egito, da autora norte americana Colleen Houck, Lily Young está separada de seu grande amor e tenta seguir com sua vida, mesmo triste e sem motivação.

Ela decide passar as férias pré-faculdade na casa da avó e quando acha que seu único contato com Amon será em seus sonhos, Lily recebe uma visita mais do que inesperada e percebe que sua jornada na mitologia egípcia, na verdade, está só começando.

Quem já é fã da série Deuses do Egito vai matar as saudades do casal que aprendeu a amar, Lily e Amon, mas também vai sofrer um pouquinho com todos os obstáculos que os dois tem que enfrentar em suas jornadas.

Uma das melhores características dessa saga é que enquanto nos emocionamos com o romance e as aventuras dos personagens principais, também vamos conhecendo e nos aprofundando na mitologia egípcia. Na verdade, essa é uma característica da própria Colleen. O lado ruim disso é saber distinguir o que é a mitologia original e o que a autora teve que modificar para se encaixar em sua história. Então, para quem for ler, recomendo que fique atento com esse detalhe e não confie plenamente no que está no livro.



Tirando isso, é fato que a autora sabe misturar muito bem mitologia com ficção. Ela usa os deuses egípcios como seus personagens, dando à eles suas próprias características e personalidade. Um deles é Hórus, que acaba fazendo um papel até engraçado na estória.

Quem já conhecia antes a mitologia egípcia, não imagina um deus ficando tão fascinado com uma humana do jeito que Hórus ficou com Lily. Isso porque, como vimos no primeiro livro, ela carrega o coração de Amon e isso a torna quase irresistível para os seres celestiais.

Mas esse segundo livro é um pouco mais parado na questão do romance, já que Lily precisa cumprir uma série de tarefas até poder se tornar apta para seguir sua missão e reencontrar Amon. No meio disso ela enfrenta muitas situações difíceis e precisa ter sempre em mente o seu objetivo principal. Conforme ela vai se transformando fisicamente para enfrentar os monstros do lugar onde Amon está, Lily também se transforma internamente, percebemos que ela está mais determinada e forte, disposta a enfrentar seus maiores medos para salvar Amon.


Acredito que os fãs da autora vão se surpreender bastante com os acontecimentos que a Colleen reservou para este segundo livro. Apesar de em alguns momentos a leitura ser um tanto arrastada, em outros os acontecimentos tiram nosso fôlego e nos lembram da escrita memorável de Houck. No quesito romance a autora dificultou bastante a vida da protagonista. Particularmente eu não sou muito fã dessa coisa de triângulo amoroso e no caso da Lily é muito mais que um triângulo... haha

Fora isso, a personagem embarca em muitas aventuras, o que dá um tom de ação ao livro. Entretanto, por uma questão de gosto particular, eu me identifiquei mais com o primeiro livro. Espero que nos próximos volumes a autora deixe um pouco de lado essa confusão que está a vida amorosa da personagem e foque mais na missão central dela, que é afastar a escuridão do mundo e não deixar que o deus Seth governe a Terra.

Enfim, é uma longa série, acredito que a autora irá estendê-la até seis livros, então provavelmente muita coisa ainda vai acontecer e muitas reviravoltas vão surpreender e emocionar os leitores.

12 comentários

  1. Adoro mitologia!! Grega, romana, celta, viking... não conhecia a série mas adorei a resenha!!! Se a autora não se perder nos livros não acho ruim ser uma série longa. Não entendi isso dela ter o coração do Amon mas fiquei curiosa para saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahha lendo o primeiro volume tu entendi melhor essa questão do coração do Amon. Mas se tu gosta de mitologia, então vai curtir bastante essa série!

      Excluir
  2. Oi!
    Já ouvi falar muito dessa série e ela está na minha lista à algum tempo, gosto muito da mistura de mitologia, ação e porque não um pouco de romance?
    Beijos Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito os acontecimentos do segundo livro são bem mais emocionantes e diferentes. Porém, parece ser uma loucura só esse enredo, bem mais louco do que o primeiro. Como nunca li nada sobre mitologia, adoraria começar por algum lugar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, envolve uma série de testes e transformações!

      Excluir
  4. Pelo que eu tenho percebido pela opinião nas resenhas que tenho lido, esse livro é bem inferior ao primeiro. Todos os fatos são confusos demais e essa coisa de irmãos disputando a mesma mulher não me agrada em nada, então caso eu vá ler esse livro, é bem provável que a minha leitura acabe na metade
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, boa tarde! Há algum tempo já venho vendo resenhas desse livro e já desisti dele kkkk
    Foram poucas que vi pontos positivos. Na verdade, todos amaram o primeiro, mas o segundo, pelo que percebi, deixou muito a desejar. Principalmente com a personagem, muitos dizem que ela se transformou muito e ficou super chata e diferente da do primeiro livro. Por isso que decidi não ler 😉
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Raissa, eu me apaixonei pela escrita da autora desde a série A Maldição do Tigre. Sou apaixonada pelos livros dela e estou morrendo de vontade de ler essa nova série. Tenho certeza que vou adorar.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. Raissa!
    Tenho primeiro volume dessa série aqui para leitura, mas só quero começar quando adquirir todos, o que acho que vai demorar um pouco...mas tenho a maior vontade de ler, porque adoro mitologia.
    Seres fantásticos, romances...
    “Capacidade de saber cada vez mais sobre cada vez menos, até saber tudo sobre nada.” (Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, e essa resenha só me deixou mais curiosa ainda pra começar... Quero entender essa coisa de que ela está com o coração de Amon, e o porque!
    Ah e essa capa <3

    ResponderExcluir
  9. Oi Raissa,
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da Colleen. O que me chama mais atenção em seus livros são as culturas e, consequentemente, as mitologias diferentes com que trabalha. Ela insere toda uma história de um povo antigo no mundo atual. A questão do triângulo amoroso é um pouco padrão em sua escrita. Eu, particularmente, não tenho nada contra, Mas para uma história tão rica em conteúdo como essa que ela promete para esta série, espero que o foco caia mais na aventura e na trajetória que a protagonista terá que enfrentar, simplificar todo o romance pode ser o melhor para que os livros não acabem se tornando muito clichês!!

    ResponderExcluir