A Piada Mortal - Crítica

The Killing Joke

Lançamento: 02 de agosto de 2016
Com: Mark Hamill, Kevin Conroy, Tara Strong
Gênero: Animação, Ação, Policial

Batman - A Piada Mortal é uma adaptação, baseada na HQ lançada em 1988 de Alan Moore e Brian Bolland, que conta a história do Coringa, o que realmente aconteceu no passado dele, ou o que ele acredita que aconteceu.

Como uma adaptação, o filme da Warner Bros se manteve muito fiel a HQ, não será surpresa para quem já leu os quadrinhos, não há alterações na história, o que é ótimo. Há, no entanto, uma espécie de “prólogo” para explicar em que nível estava a relação entre Batman e a Batgirl, Bárbara Gordon na época. 

A história do filme, roteirizado por Brian Azzarello, tratará do passado do Coringa, e da tentativa do mesmo de provar para todos um ponto que ele considera muito importante, o de que todos estão à beira do colapso, e o que basta para isso é “apenas um dia ruim”. Para isso, a história se desenrola rumo há dois momentos violentos que transformaram a HQ de A Piada Mortal em uma edição bastante polêmica para a época e na história da DC. Num desses momentos, ele escolhe uma vítima em particular, Jim Gordon, o comissário de Gotham City, e uma espécie de paladino da justiça da cidade onde habitam tantos vilões.


O filme me surpreendeu em muitos momentos, no entanto, há momentos em que a animação, o traço usado, parece simples demais, e nesse quesito eu esperava um pouco mais, mais do que vi nas ilustrações dos quadrinhos. Quanto a dublagem, uma pessoa em particular rouba a cena. Seu nome é Mark Hammil, dublador do Coringa, nada mais nada menos, conhecido pelo seu papel de Luke Skywalker na franquia Star Wars. A risada icônica do Coringa foi imortalizada na voz de Mark, e nessa animação, mais uma vez, ele consegue passar toda a loucura do Coringa através dela. 

A Piada Mortal, mostra um dos duelos mais definitivos entre o Batman e seu maior vilão, pena que o filme tem, aproximadamente, apenas uma hora e quinze minutos de duração, deixando aquela sensação de “quero mais” no final. Colocando tudo na balança, enredo, ritmo e narrativa, com certeza é uma animação que vale a pena, especialmente se você simpatiza com o Homem-Morcego.


9 comentários

  1. Olá!
    Confesso que ler quadrinhos não é muito minha praia não, prefiro o filme com personagens humanos (me julguem) rsrs
    Coringa é um dos personagens que menos conheço entre tantos que existem, porque não não curto o Batman, então nada sei sobre seu inimigo número um. Vi o trailer e mesmo assim não me animei, melhor deixar pra quem se identifica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Rafael!
    Gosto demais do Batman e um duelo entre seu arqui inimigo mortal o Coringa, deve ser um filme/desenho maravilhoso, meesmo que os trtaços não sejam tão bem denileados, o que mais importa é a batalha entre eles.
    Não li a HQ, mas bem gostaria de ver o filme.
    FELIZ DIA DAS MÃES!
    “Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.” (Santo Agostinho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gosto do filme do Batmam e essa lutar deles dois, mas nunca vi esse filme só do coringa, a historia e interessante, mas não é meu tipo!
    A trama e boa, e um desenho otimo!

    ResponderExcluir
  4. Gosto do Batmam, mas nunca li HQ dele então não estou muito habituada, mas espero ter a chance de conhecer mais sobre o herói afinal eu sempre achei ele misterioso, fora a batalha contra seu vilão seria bom.

    ResponderExcluir
  5. Como não tenho costume de ler HQ nesse estilo não conhecia, mas como gosto do Batman vou querer assistir, legal quando é fiel assim não correm o risco de estragar o filme e desagradar os fãs. Que bom que a dublagem do Coringa ganha destaque, porque tem umas dublagens que a voz da pessoa fica irritante e sem graça, não combina nadinha.

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Adoro esses personagens, apesar de não ler HQs, mas curto muito os desenhos/animações.
    Que pena o filme ter pouca duração, pois os fãs querem sempre mais!
    Mas de qualquer forma, uma ótima dica.
    E sua crítica também está muito bem construída.
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Tudo que é relacionado ao Batman eu me interesso. Não leio HQs ( desleixo meu) , mas quando tem o filme eu gosto mais. Como grande cinéfila, é claro que eu vou assistir !

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafael,
    Gosto de HQs mas não sou muito fã de Batman a ponto de ler ou assistir os filmes. Essa dica deixo passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Quando saiu esse filme, vi muitas pessoas comentarem sobre ele, mas como não acompanho a historia e a HQ, não tinha entendido muito bem essa historia, mas lendo a resenha fiquei muito curiosa para assistir e ler a HQ !!

    ResponderExcluir