O filme Star Wars – O Despertar da Força estreou no final de 2015 e desde então ficaram algumas dúvidas sobre os personagens que protagonizam esta nova fase da franquia. Quem eram Rey, Finn e Poe? De onde surgiram? Quais são as suas origens? O cânone assinado por Greg Rucka, Antes do Despertar, traz uma visão mais ampla desses personagens, até os acontecimentos do primeiro filme.
Iniciaremos esta jornada em Jakku, um planeta dominado pelos desertos, que reserva noites frias e tempestades de areia violentas. Rey foi deixada, ainda criança, por seus pais neste planeta e mesmo quando as condições de sobrevivência não são favoráveis. Na esperança de reencontra-los, Rey escolheu não deixar Jakku. Sua monótona rotina parece mudar quando, finalmente, a jovem encontra algo de grande importância.
Poe é um dos melhores pilotos da Nova República, legado que herdou dos seus pais, também antigos pilotos e combatentes dos rebeldes. Porém, para Poe, a paz parece ameaçada. A Primeira Ordem se aproxima e Poe não vê outra alternativa a não ser tomar a frente do comando quando seus superiores parecem alheios ao perigo. Será que sua exposição valerá a pena no final?
Através de Finn que teremos uma boa visão do é ser um stormtrooper. FN-2187 é um bom soldado, exemplar e dedicado, o jovem stormtrooper recebe um bom tratamento da Capitã Phasma, porém, os métodos utilizados pela Primeira Ordem em busca de poder parecem impressionar Finn e a fazê-lo questionar sobre o que realmente é certo e errado.

A vida desses três jovens toma rumo muito antes da força despertar. Antes de se unirem à grande aventura que é O Despertar da Força, Rey, Poe e Finn precisam lidar com suas próprias questões pessoais, fazer escolhas e se precisarem, lutar por elas.
Os três contos narradas neste livro são curtos, porém ricos em detalhes e easter eggs que os fãs mais atentos encontrarão no filme. Conhecer a história de uma das milhares armaduras brancas do antigo império é algo sensacional. Descobrir detalhes sobre a lavagem cerebral e vida miserável que todos os stormtroopers levam nos traz uma nova visão a franquia, que vai muito além do plot dos mocinhos. A história de Finn é uma dessas surpresas.
A abordagem de Poe ampliará nossos conhecimentos sobre o outro lado. O autor revelará para o leitor a situação política da galáxia de uma forma mais detalhada, como a relação da Nova República com a Primeira Ordem e o surgimento da Resistência no meio de tudo isso. Além disso, conheceremos a rotina de Poe como piloto, sobre seu recrutamento, sua relação com a Resistência e também, como foi que Poe decidiu se tornar piloto antes de tudo.

No conto de Rey, a personagem que mais desperta atenção dos fãs, afinal, tudo indica que será ela a nova Jedi. Teremos algo mais contido em questão de desenvolvimento de cenário. A relação que o leitor terá com Rey será mais reservada, conheceremos a fundo ela em uma jornada de autoconhecimento. Também saberemos de que maneira Rey pareceu tão familiarizada com mecânica e pilotagem como pareceu no filme.
A edição do livro está bastante bonita e traz os próprios atores representando seus personagens na capa, o que facilita a identificação para os aventureiros de primeira viagem com a história do filme em relação ao livro. As ilustrações são de Phil Noto e estão presentes por toda a edição.
Star Wars – Antes do Despertar deve interessar aos fãs mais ferrenhos e aos novatos também. A leitura é feita sem dificuldades, expande não só o universo de Star Wars nesta nova fase com maestria, mas também aprofunda o conhecimento que os fãs têm sobre os três personagens que prometem ganhar muita importância ao longo dos próximos filmes. Sem dúvidas, os fãs de Star Wars estão bem servidos com este novo trio de heróis, sem comparações desnecessárias, apenas por méritos próprios.

  • Before the Awakening
  • Autor: Greg Rucka
  • Tradução: Zé Oliboni
  • Ano: 2016
  • Editora: Seguinte
  • Páginas: 200
  • Amazon

rela
ciona
dos