No começo do ano a Universo dos Livros, através do seu novo selo Universo Geek anunciou sua imersão no universo expandido de Star Wars. A editora pretende lançar diversos livros de uma das franquias mais amadas de todas as galáxias e Star Wars – A Origem e a Lenda de Obi-Wan Kenobi é um dos primeiros livros lançados.
Abrindo a série Legends da editora, série que identifica as histórias que não fazem parte da cronologia oficial da história, mas que ainda assim são de grande importância e valor para os fãs, teremos aqui um compilado de todas as aparições de Obi-Wan durante todos os episódios dos filmes, com alguns extras ao longo da leitura. Neste caso, não é preciso falar que o livro conterá spoilers de todos os seis episódios lançados até aqui
Obi-Wan é um personagem icônico no universo Star Wars por ter sido subestimado, ainda quando padawan e depois, por virar o mestre Jedi de Anakin Skywalker, aquele que destruiria a Ordem Jedi e a República quando virasse o temível Darth Vader. Posteriormente, Obi-wan também viraria mestre do único Jedi capaz de, finalmente, libertar Darth Vader das influencias do lado sombrio da Força. Estamos falando de Luke Skywalker.
O livro sobre a vida do mestre Kenobi promete não só trazer detalhes perdidos da sua existência, mas também apresentar aos novos fãs da franquia, a lenda que foi um dos personagens mais importantes da série. Parte da sua infância, do seu treinamento Jedi e sua relação com seu mestre, Qui-Gon são encontramos neste exemplar também.

Porém, para quem já é um fã de carteirinha, parte do conteúdo do livro pode parecer repetitivo e trazer poucas novidades em relação ao personagem. A narrativa é dividida em capítulos divididos em duas partes. Na primeira, teremos uma pequena apresentação pela perspectiva de Luke, que volta a Tatooine, na cabana do seu mestre (entre o episódio V e VI), em busca de resposta sobre o seu passado. Entendemos que Luke encontra o diário pessoal de Obi-Wan, onde era registrado todas suas experiências em vida e acontecimentos dos filmes através da sua perspectiva, algo bastante interessante.

Nestas sequencias teremos as passagens exatas sobre o que Luke está lendo descritas através dos diálogos que realmente aconteceram nos filmes. Algo não tão novo para os fãs, mas bom para relembrar aqueles que gostam de uma sensação de nostalgia durante a leitura. Há também aquelas passagens onde nos daremos conta que os personagens principais e Kenobi coexistem neste universo e seremos presenteados com a visão isolada do personagem. Focando nas atividades de Obi-Wan enquanto Luke ainda era uma criança por exemplo. Isto é ou não é maravilhoso? Está fórmula de narrativa se perpetua durante todo o livro, é por este motivo que comentei que o livro pode parecer um pouco repetitivo para aqueles que tem a história de Star Wars ainda fresco na memória.

De modo geral, o autor Ryder Windham consegue trazer algo de novo na sua narrativa. Ficou a cargo do autor a existência de respostas que rondaram os fãs por anos, como as pequenas falhas que existem na narrativa de Star Wars. Por pertencer a cronologia não-oficial do universo, cabe ao leitor acreditar em Ryder, ou não. O que posso dizer é que existem algumas pequenas surpresas ao longo do livro, informações adicionais sobre o personagem que na minha opinião, agradaram bastante, principalmente falando sobre final.
Para os fãs de Star Wars, é incrível ver esta franquia tão querida ganhando relevância novamente (se é que um dia deixou de ganhar) não só nos cinemas, mas também na literatura nacional. É certo também que o momento é propicio para o mercado, porém, expandir este universo no Brasil é mais do que necessário, pois aqui, são poucas as editoras que apostaram nisso. A Universo dos Livros meteu a cara e tenho certeza que os fãs agradecem, Star Wars nunca será demais.

  • The Life and Legend of Obi-Wan Kenobi
  • Autor: Ryder Windham
  • Tradução: Felipe C. F. Vieira
  • Ano: 2016
  • Editora: Universo dos Livros
  • Páginas: 192
  • Amazon

rela
ciona
dos