Por várias e várias vezes, vi a capa de 8 Segundos e sempre tive uma curiosidade enorme para saber sobre o que se tratava. Pois bem, dias desses fui ler a sinopse e adorei, ele é um new adult, porém, não como os que estamos acostumados. Por ser de uma autora brasileira, ela conseguiu unir assuntos nossos, como fazendas e rodeios. Já li alguns livros do gênero e esse fugiu da fórmula de sempre. Vamos à história?
Pietra Alcântara é filha única do fazendeiro Roberto Alcântara. Fútil, linda, mimada e jovem, são adjetivos perfeitos para Pietra. A jovem leva uma vida sem nenhum propósito, sem nunca ter estudado ou trabalhado. Sua maior responsabilidade é passar o dia no shopping gastando o dinheiro do pai, e depois, passar a noite em um motel caro com algum gatinho.
As brigas com o pai são constantes e o distanciamento dos dois aumenta a cada dia. A mãe de Pietra faleceu quando ela era ainda uma criança, assim, ela passou mais tempo em colégios e internatos do que qualquer outro lugar. Após mais uma de suas intermináveis brigas com o pai, ele a mandou passar trinta dias na fazenda. Se ela cumprir com o acordo, conseguirá o que mais deseja, um apartamento em Paris. Não pode ser tão difícil assim passar trinta dias no meio dos caipiras. Pode?

– Odeio você, seu caipira desgraçado. – Não, não odeia não.

Pietra chega a pé pela estrada de chão batido que dá acesso a fazenda Girassol, carregando consigo suas duas malas Louis Vuitton. Obviamente, discutiu com o pai no meio do caminho, e ele a largou no meio da estrada. Os saltos estavam enterrando no barro da estrada e ela estava suada e cansada, até que avista um caipira a cavalo. Até que o caipira era bonitinho, e que olhos!
O caipira, trata-se de Lucas, veterinário, que sonha em um dia participar de um rodeio em Barretos. Lucas perdeu pai e mãe quando tinha apenas 10 anos, e desde então, sua família é o Tio Santiago, e a prima Mariana. Santiago é caseiro na fazenda Girassol e Lucas é o veterinário dos animais da fazenda e de outras da redondeza. Sua prima, Mariana, é um linda morena de 18 anos, que vem arrancando suspiros dos rapazes da região, porém, Lucas fará o possível e o impossível para manter a galera afastada da prima querida. Afastou inclusive, seu melhor amigo, Pedro, formado em Agronomia, que também trabalha pelas redondezas.
Já na fazenda, Pietra não faz questão de tratar ninguém com respeito, pelo contrário, ela é dona do lugar, então todos devem fazer suas vontades. Tudo que ela quer é sobreviver aos 30 dias e dar o fora dali o mais rápido possível. Logo no primeiro dia ela descobre que não poderá ficar enfurnada no quarto sozinha. Seu pai pagou para Mariana lhe fazer companhia 24 horas por dia. Ou seja, sempre juntas.

Aprendi com o Lucas o que significa a palavra esperança”, pois com ele descobri que posso ter uma vida diferente.

Poderia detalhar aqui mais um monte de coisas que acontecem nesse livro, mas acho que parando por aqui a minha resenha, fica bom, livre de spoilers! Adorei ver o crescimento de Pietra ao longo do livro, como menininha fútil para mulher resolvida no final. No início do livro ela é simplesmente insuportável! Se eu fosse a Mariana tinha matado ela e falando nela, ela é outra personagem que se descobre ao longo do livro, que passa de mulher submissa, a mulher com palavra e posicionamento. Lucas é um cara bacana desde o início, mulherengo convicto, sabe que é bonito e que pode ter a mulher que bem entender, apesar de tudo, é humilde e generoso, sempre disposto a ajudar os outros.
Achei que a autora Camila Moreira acertou em cheio nessa dose, peão, mais rodeio, mais fazenda, mais cidade do interior. O livro ficou divertido, emocionante, cheio surpresas e reviravoltas. Ainda não li O Amor Não Tem Leis, outro livro da autora, mas com certeza já faz parte da minha lista de desejados! Espero que tenham gostado da resenha e quem já leu o livro, deixe o seu comentário, mas cuidado com os spoilers!

  • 8 Segundos
  • Autor: Camila Moreira
  • Tradução: -
  • Ano: 2015
  • Editora: Suma
  • Páginas: 275
  • Amazon

rela
ciona
dos