O que precisa ter um filme para ganhar o prêmio mais alto da cinema, o Oscar de Melhor Filme? Há seis anos que acompanho mais de perto essa premiação e sempre me questiono sobre isso. Lembro das diversas vezes que vi filmes maravilhosos e aclamados não ganharem. Mas eu percebi um ponto fraco da Academia: filmes que homenageiam a história do cinema.

Desde o grande feito no Globo de Ouro, La La Land não sai da “boca do povo” e promete levar um número considerável de estatuetas para casa. O filme está correndo em 14 categorias! O último filme que conseguiu esse feito foi o Titanic (1997). Damien Chazelle, o diretor de apenas 32 anos, fez o seu nome em 2015 com o filme Whiplash – que chegou a ser indicado para melhor filme e mais quatro categorias.
Tendo a música como composição das histórias que dirigiu, dessa vez, Chazelle acertou em cheio trazendo o estilo dos velhos musicais para os dias atuais. Um gênero cinematográfico que há muito tempo não é explorado de forma tão bela e profunda ao ponto de conquistar mesmo quem não é fã do gênero.

Em La La Land, assim como os filmes mais clássicos, o espectador encontra a busca incessante de nossos sonhos e paixões. Mia (Emma Stone) é uma jovem barista que trabalha em um café dentro de um estúdio de filmagem. Como muitas garotas que vivem em Hollywood, ela está ali para conquistar o seu grande sonho de ser atriz. Sebastian (Ryan Gosling) é um jovem pianista completamente apaixonado por jazz, que se vê frustrado por não ter o seu talento reconhecido e pela “morte” do estilo musical que tanto ama. O filme retrata essa busca pela paixão dos dois personagens.
As músicas se encaixam na história de uma forma extraordinária. Ter o entendimento do que elas querem dizer é fundamental para se sentir envolvido com a história. Foi bárbaro poder conhecer mais um pouco sobre o jazz. La La Land transborda amor por esse estilo de música e faz com que você saia do cinema querendo ouvir uma playlist completa. Chazelle acertou tão bem nesse filme resgatando o musical de forma tão linda que eu torço com todas as minhas forças para que esse filme saia batendo mais um recorde nessa premiação.
No vídeo aqui embaixo, eu fiz mais algumas considerações sobre o filme e descubra a minha opinião do final polêmico de La La Land.


Crítica em Vídeo

  • La La Land
  • Lançamento: 2017
  • Com: Emma Stone, Ryan Gosling, John Legend
  • Gênero: Comédia Romântica, Musical 
  • Direção: Damien Chazelle

rela
ciona
dos