A Bela e a Fera - Crítica

Beauty and the Beast

Lançamento: 16 de março de 2017
Com: Emma Watson; Luke Evans; Josh Gad; Kevin Kline; Ewan McGregor; Ian McKellen; Emma Thompson; Dan Stevens
Gênero: Fantasia; Musical; Live Action

Minha imaginação, a forma como os pensamentos surgem e se conectam em minha mente, sempre foi extremamente visual. Quando criança - acredito que esse pequeno “defeito” começou entre os quatro e seis anos - era capaz de assistir de novo e de novo os mesmos filmes infantis. Clássicos como Mogli, Aladdin, Alice no País das Maravilhas e A Bela e a Fera me fascinavam. As cores utilizadas, ilustrações que formavam paisagens imensas ou castelos formidáveis, animações que pareciam possuir vida própria, eram mágicas e encantadoras. Aquele mundo novo se estendeu diante de meus olhos e fez com minha visão nunca mais fosse a mesma.

Graças a minha incansável necessidade de acompanhar as mesmas histórias, aprendi a gostar de música, além de ser capaz de lembrar facilmente de cada detalhe, letra ou melodia. Até hoje lembro de trechos, e em diversos casos, de músicas inteiras que vão desde O Rei Leão até Frozen. Existe uma atmosfera encantadoramente mágica em musicais, histórias de princesas encantadas e animações clássicas que não encontramos em nenhum outro lugar. Mas, o motivo pelo qual escrevi cada palavra deste texto é que, pela primeira vez fui capaz de encontrar a mesma magia, encantamento e emoção que sempre encontrei nas animações clássicas, em um live action!




Acredito que grande parte dos leitores conhece a história do príncipe maldoso que, como castigo por suas escolhas, foi transformado em uma terrível fera, e, enquanto todos os seus empregados eram transformados em meros utensílios e objetos de decoração, seu reinado caia no esquecimento. É provável que todos se lembrem que, em uma pequena cidade da França, vivia uma jovem sonhadora, apaixonada por livros, que vivia com o pai inventivo, e era diferente de todos as pessoas a sua volta. Sabemos que, quando seu pai é preso pela fera cruel, a jovem aceita tomar seu lugar, perder sua liberdade, porém sem nunca deixar de ser quem é e lutar pelo que acredita. Essa clássica história vive dentro de cada um de nós, e, apesar de conhecermos seu começo, meio e fim, ela ganha frescor e modernidade na adaptação lançada esse ano pela Disney.

A Bela e a Fera segue o roteiro do clássico de 1991. Todas as cenas que nos encantavam, a magia que nos fascinava, as músicas que nos enchem de emoção, estão vivas neste filme. Mas ele não é apenas uma cópia do original.

O filme acerta ao manter a narrativa que conhecemos tão bem, os detalhes que tanto amamos, mas vai além quando é capaz de perceber que, com pequenas alterações e novos detalhes, uma história antiga se torna moderna. Quando compartilha informações sobre o passado dos pais de Bela, do príncipe que se transformou em fera e até mesmo de Gaston, percebemos uma preocupação com a contextualização e profundidade dos personagens. Ao inserir referências históricas, como a época da guilhotina, a peste e até mesmo o preconceito que novas ideias enfrentam, o filme ganha o público adulto. Quando foi capaz de, tão sutilmente e respeitosamente, abordar temas atuais, ele ganhou frescor e posicionamento.

Mas é o visual que nos tira o fôlego. O filme é visualmente belo, mágico, encantador! As cores acompanham a atmosfera de cada cena, se transformando conforme as ações e o sentimento que prevalece a cada momento. Os cenários ultrapassaram minhas expectativas, o trabalho e cuidado dedicado para que tudo possuísse a atmosfera desejada vai além de uma simples necessidade, é uma obra de arte. O figurino está impecável, e, no caso do figurino de Bela, é capaz de demonstrar sutilmente o fato de que ela não se encaixa no padrão da sociedade em que vive. É impossível assistir esse filme sem ficar fascinado com todo o trabalho visual apresentado! 

A Bela e a Fera é, de acordo com minha humilde opinião, a melhor adaptação de uma animação, que já tive a chance de conferir. O filme não modifica sua narrativa original na busca incansável por criar algo moderno, como tantos outros fizeram. Seu frescor surge do acerto ao serem acrescentados detalhes sobre o passado dos personagens, quando elementos sutis destacam realidades atuais, bem como, nos momentos em que pequenas mensagens ou informações são percebidas, tornando-se muito mais moderno do que qualquer outro jamais conseguiu ser. 

A Disney acerta ao produzir um filme para todas as idades, com profundidade e mensagens sutis que mostram a realidade em que vivemos. Mas o que realmente marcou este live action foi ver toda a magia das antigas histórias ganhando força novamente. Muito mais do que encantar com músicas que guardamos em nossos corações, ou se deslumbrar com o visual impecável deste filme, iremos finalizar o filme com o coração transbordando de alegria e a certeza de que a magia voltou para as telas do cinema!

24 comentários

  1. Oi Izabel!
    Fui assistir e sai estasiada do cinema! Que filme maravilhoso, desde a primeira cena na vila me senti assistindo novamente o desenho. A produção estava impecável e os figurinos maravilhosos!
    Amei e super recomendo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aichha, tudo bem contigo ???
      A Bela e a Fera está impecável mesmo, não é ?! Tenho a sensação de que ele será indicado para alguns Oscar ano que vem !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  2. Ainda não assisti mas estou realmente curiosa com tudo do elenco até os efeitos especiais, espero gostar de tão bem falado que setá sendo acho bem impossível eu não gostar.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília, tudo bem ???
      Espero que tenha tido a oportunidade de assistir ao filme ... A Bela e a Fera é amor !!! S2

      Beijinhos

      Excluir
  3. O filme está realmente incrível, conseguiu se manter fiel ao original e acrescentar todo um toque novo ao mesmo tempo. Sua crítica está maravilhosa. Parabéns, post muito bem escrito :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betânia, tudo bem ???
      Muito obrigada viu, fiquei super contente por saber que gostou da crítica !!! ;)
      Mas vamos combinar que, com um filme desses até escrever a crítica fica fácil !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. menina, oq é esse filme?!?!eu fui ver domingo e to totalmente apaixonada!chorei, ri, me arrepiei e me emocionei mt! no final a plateia do cinema até aplaudiu, com mt merecimento!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, tudo bem contigo ???
      Magicamente impecável é o que me vem a mente quando penso nesse filme maravilhoso !!! *-*

      Beijinhos

      Excluir
  5. ameeei esse filme, achei a adaptação do roteiro perfeita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é amor né Ra ?!
      Impossível não amar !!!

      Excluir
  6. Izabel!
    Que delícia!
    Bom ver que a Disney acertou uma vez mais com todas as inovações inseridas ao filme, com cenários e vestimentas belas, com objetos falantes e tendo vida, com as músicas, enfim, com tada magia que esperávamos ver no filme.
    Quero assistir de qualquer jeito.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, tudo bem contigo ???
      Espero que tenha tido a chance de assistir o filme, ele é simplesmente maravilhoso !!! *-*

      Beijinhos

      Excluir
  7. Oi Izabel.
    Você não sabe o quão louca estou para assistir esse filme.
    Ver um desenho que fez parte da minha infância virar uma produção tão caprichada é um sonho se realizando, eu não vejo a hora de assistir, espero gostar tanto quanto você gostou ou até mesmo mais.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, tudo bem contigo ???
      Tenho certeza de que irá amar esse filme. Ele faz jus ao original e transforma a experiência em algo mágico ... É impossível não amar !!! S2

      Beijinhos

      Excluir
  8. Oi Izabel,
    Estou com muita vontade de assistir ao filme. Gostei de saber que o roteiro foi atualizado, mas sem perder a essência da trama que a tanto tempo encanta e cativa as gerações. Eu adoro a história de A Bela e a Fera, pois não se trata só de um romance, é uma história de amizade, lealdade, companheirismo e amor verdadeiro, sem falar de todo elemento fantástico e mistério que envolvem a trama. A escolha dos atores não poderia ter sido outra, a fotografia e a trilha sonora estão espetaculares, dá para perceber todo o cuidado e atenção envolvido na produção. Espero poder assistir ao filme logo, me divertir e me emocionar com os personagens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine, tudo bem contigo ???
      Tenho certeza de que quando assistir - caso ainda não tenha conferido o filme - irá se apaixonar !!! Ele é amor e magia pura !!! *-*

      Beijinhos

      Excluir
  9. Ainda não assisti mas estou na expectativa para assistir. Que legal que tem um diferencial está mais moderno e as cores estão lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem contigo ???
      Tenho certeza de que irá curtir o filme ... Ele é puro amor !!! *-*

      Beijinhos

      Excluir
  10. Assisti segunda feira agora e levei a minha priminha também! E nós amamos!!! É lindo demais,e eu chorei que nem uma boba porque sou dessas mesmo hahahha você viu as teorias que saíram? Fiquei maravilhada com isso porque eu tinha percebido esses "furos" durante o filme e quando li tudo se encaixou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victória, tudo bem contigo ???
      Confesso que não sou muito ligada nessa parte, então não estou sabendo das teorias que você comentou, hahaha ... Mas vou dar uma pesquisada para ver se não é o que estou pensando que é, rsrsrs.

      Beijinhos

      Excluir
  11. A bela e a fera, é meu filme de animação da disney que sou completamente apaixonada...eu nunca cansei de ler, assistir o filme dela...e depois de saber que teria adaptação fiquei louca por querer assiste porém não tive ainda a oportunidade..mas suas criticas são bem interessante..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem contigo ???
      Tenho certeza de que irá gostar do filme ... A Bela e a Fera é amor !!! S2

      Beijinhos

      Excluir
  12. Ainda não conferi o filme, contudo tudo mundo esta falando bem dele, espero assistir logo, uma vez que se trata de uma das minhas histórias infantis preferidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lediani, tudo bem contigo ???
      Tenho certeza de que irá se apaixonar pelo filme, vale muitíssimo a pena !!!

      Beijinhos

      Excluir