Não é a primeira vez que, seguindo os caminhos maravilhosos da literatura europeia, escolho uma obra escrita por autores suecos. Existe algo de especial na literatura sueca, algo que destoa do padrão americano e inglês, que estamos tão acostumados a observar. É algo em seu detalhamento, na quantidade de páginas de suas obras, nas narrativas acertadas, na escrita instigante que me apaixona cada vez mais. Como não poderia ter sido diferente, ao finalizar a obra de John Ajvide Lindqvist, me vi mais perdida ainda na qualidade de escrita e criatividade desses autores maravilhosos!
Deixa Ela Entrar, publicado pela primeira vez no ano de 2004, trata-se da obra que deu origem ao filme sueco lançado em 2008. A história agradou. Os amantes de terror e vampiros encontraram uma narrativa moderna, porém repleta de elementos que remetem aos vampiros clássicos. O sucesso foi tanto que, no ano de 2010, foi lançada uma versão americana do filme sueco. Confesso que não tive acesso a adaptação sueca, mas, ao comparar a versão americana à obra original, devo avisar que a adaptação cinematográfica não chega aos pés de sua versão escrita.
Como uma boa obra sueca – se permitem a minha ousadia em dizer – Deixa Ela Entrar apresenta uma narrativa interligada em diversas pequenas narrativas que, unidas, fornecem a fonte de informação capaz de ligar as pontas soltas, bem como, apresentar a narrativa principal que está conectada a todas as narrativas secundárias. Encontraremos diversos personagens, vamos precisar lembrar de vários nomes e personagens, observaremos detalhes e segredos capazes de criar um clima ainda maior de tensão e curiosidade do leitor. O detalhamento acontece na medida certa, tudo está ali por um motivo e a melhor parte é se surpreender com cada pequeno detalhe que nunca passou pela tela do cinema.
Na escuridão de uma fria noite, um homem de certa idade e uma bela garotinha, carregam seus poucos pertences num pequeno caminhão de mudança e seguem para o que virá a ser seu novo lar. Os dois seguem em direção a um condomínio de apartamentos localizado no subúrbio de Estocolmo. Uma vez estabelecidos, as janelas serão cobertas por grossas cortinas, os vizinhos não farão ideia de quem se mudou recentemente para o apartamento ao lado, e o homem deverá assumir a responsabilidade de trazer comida para casa. Pouco sabiam eles que o destino da bela garotinha Eli, estava interligado ao de um garoto chamado Oskar, menino inteligente, esforçado, que sofria muito nas mãos de colegas cruéis que aplicavam todo o tipo de tortura psicológica e física ao pobre garoto.
Quando, logo após a mudança dos novos vizinhos, um garoto é encontrado morto, preso pelos pés no tronco de uma arvore, sem qualquer vestígio de sangue espalhado a não ser por algumas gotas logo abaixo do corte em sua garganta, uma nova amizade começará a surgir. Oskar e Eli começam a se encontrar no pátio do prédio todas as noites, mas a garota é estranha, misteriosa, parece não sentir frio, enxerga muito bem mesmo na maior escuridão, nunca aparece quando o sol está no céu, parece sofrer de uma estranha doença. Ao mesmo tempo em que a polícia busca pistas para encontrar o assassino do garoto na árvore, e, de outros assassinatos misteriosos, Oskar irá descobrir o maior segredo de sua nova amiga e … caso você esteja curioso, sim, Eli vem a ser uma espécie de vampiro.
John Ajvide Lindqvist eleva o patamar das nossas queridas histórias de vampiros. Além de acrescentar informações próprias, detalhes peculiares, segredos escondidos, o autor brinca com o vampirismo clássico e, isso sempre foi algo que elogiei em livros do gênero. Não podemos negar que vampiros são monstros, é verdade que ainda existe uma parcela de humanidade em seu cerne,
mas no geral, estes são seres cruéis, famintos, e até mesmo selvagens. Ao entender a essência de um vampiro o autor foi capaz de modificar elementos a vontade sem retirar as características clássicas que os torna o que são.
Para além dos vampiros, o autor consegue inserir de maneira sublime aspectos atuais, muito observados na fase da adolescência, dentre eles, acredito que o principal seja o bullying. Aqui observaremos e, não teremos ação nenhuma sobre as atrocidades cometidas por adolescentes – me perdoem a palavra – retardados. Veremos a triste realidade de quem sofre bullying, as “motivações” de quem comete, as consequências para a vida dessas crianças.
Deixa Ela Entrar é um prato cheio de sangue, assassinato e mistérios a serem desvendados, mas também se trata de um livro sobre a amizade e companheirismo, mesmo que abordado de uma maneira pouco convencional. Tenho certeza de que aqueles que já assistiram o filme irão se surpreender com a profundidade dessa obra e, para aqueles que nunca assistiram, mas gostam de boas histórias de vampiros, garanto que Eli não irá desapontar.

  • Låt Den Rätte Komma In
  • Autor: John Ajvide Lindqvist
  • Tradução: Marisol Santos Moreira
  • Ano: 2013
  • Editora: Globo Livros
  • Páginas: 500
  • Amazon

rela
ciona
dos