Mentiroso é o livro que encerra a série Selvagem Irresistível, uma série que sem dúvidas, vai deixar saudades, uma série que demonstrou um amadurecimento ao longo dos seus lançamentos, não só sobre as histórias distintas de cada casal, mas um amadurecimento na escrita das autoras Christina Hobbs e Lauren Billings.

Diferentemente dos três volumes anteriores, Mentiroso não irá contar a história de um dos três casais que se conheceram e se casaram em uma noite de curtição em Las Vegas, aqui iremos encontrar a história de dois personagens que apareceram ao longo dos livros anteriores e que se destacaram ao ponto de ganharem espaço para contarem suas próprias histórias.
London Hughes já é formada em Design, mas prefere trabalhar dobrado como bartender e surfar em seu tempo livre. Uma vida mansa, sem preocupações, exatamente com aquilo que ela precisa no momento. Luke Sutter namorou durante muito tempo Mia Holland, protagonista do primeiro livro da série, e como bem sabemos, Luke e Mia não conseguiram segurar a barra depois do acidente que mudou drasticamente a vida da bailarina. Após seis anos, Luke sabe que não superou o rompimento, mas mascara isso colecionando noitadas com mulheres e seu telefone não para de pipocar mensagens com as propostas mais indecentes. Esta rotina vazia, por enquanto, o preenche.

-Mas será que a gente antecipa as coisas importantes que acontecem? Uma vida previsível nunca mudou ninguém.

O envolvimento de London e Luke é casual, sem compromisso, uma troca de favores conveniente, porém, as coisas mudam quando ambos percebem que durante muito tempo, se mantiveram distantes do que realmente importava. Eles conseguem encontrar um no outro aquilo aquilo que mais fazia falta em suas vidas. Compreensão, empatia, amadurecimento, companheirismo e confiança, são só algumas das virtudes que este casal deverá aprender a lidar novamente para que estejam prontos para embarcar numa vida a dois.
Me arrependo de ter prejulgado o Luke do primeiro livro. Em Sedutor temos poucos detalhes sobre Luke e sobre o relacionamento dele com Mia, mas sempre soubemos que fora algo imaculado e devastador. Naquele primeiro livro, conhecemos uma Mia tentando seguir em frente, mesmo que para isso tivesse que deixar para trás Luke, e ela o deixou. Esta falta de persistência de Luke, faz com que não antedemos de início, do porquê ele não ter ficado do lado dela quando ela mais precisou, mas aqui, finalmente, vendo as coisas da perspectiva dele, percebemos que as coisas não foram bem assim.

Algo se rompeu na vida dos dois e isso teve consequências permanentes na vida de ambos. Luke, mesmo depois de anos, ainda sofre por este rompimento e a descoberta de que Mia, finalmente conseguiu seguir em frente e agora está casada, o deixa ainda mais atordoado, mas ao mesmo tempo, feliz. Compreendemos os conflitos de Luke e os sentimentos que o permeavam durante todos estes anos e o seu envolvimento com London vem resgatando nele tudo aquilo que lhe foi desacreditado.

Compreender os reais motivos que levaram Mia e Luke a seguirem por rumos diferentes após sete anos de relacionamento é um sentimento de conforto. No fim, como a grande maioria dos obstáculos da vida, a causa dos problemas nem sempre tem um culpado, simplesmente acontecem por que devem acontecer, a forma, mesmo remendada, não poderia ser mais a mesma, e assim foi com o relacionamento deles e a vida de Mia.
Dentre os quatro romances, Mentiroso foi para mim, aquele que apresentou o relacionamento mais real, aquele que me foi possível identificar e visualizar problemas e obstáculos que todo início de namoro. É a construção da confiança em primeiro lugar, a entrega, a transição necessária entre deixar o passado para trás, para finalmente seguir em frente. Saber que a pessoa que escolhi também carrega problemas e juntos poderemos superar e enfim, construiremos nossa própria história. Está é a beleza do livro pra mim, o caminho não é sobrecarregar o leitor com dramas devastadores e chocantes, mas adversidades cotidianas e simples, com as mesmas incertezas que qualquer novo relacionamento enfrenta.

London e Luke podem ter personalidades diferentes, podem ter opiniões opostas sobre relacionamentos, mas ambos passaram pelas mesmas coisas, sentiram a beleza e a deformidade do amor na mesma medida, mas sem isso, sem a bagagem que viveram com seus antigos relacionamentos, jamais daria certo, jamais seriam capazes de se renderem a um amor ainda mais intenso. Não poderiam se entregar, sem reservas, e só desta maneira poderiam superar o passado.

Mentiroso encerra com chave de ouro está série. Foi maravilhoso o quanto a série me encantou pouco a pouco, me encantou livro a livro. Eu só posso recomendar está série, ela é muito divertida, envolvente e sensual, mas também proporciona muitas mensagens relevantes e críveis, que funcionam como experiências extras ao longo da nossa caminhada e fundamentais para nossas vidas.

  • Wicked Sexy Liar
  • Autor: Christina Lauren
  • Tradução: Cristina Tognelli
  • Ano: 2016
  • Editora: Universo dos Livros
  • Páginas: 384
  • Amazon

rela
ciona
dos