Eu não sei se você já ouviu falar da Oprah, mas acho difícil ter alguém que nunca ouviu falar. A primeira referência que eu tive dela foi em um desenho que passava na Nickelodeon chamado Ginger. Nele, a personagem principal, uma adolescente americana, adorava receber os conselhos da Oprah. Na época eu achava engraçado uma apresentadora ter tanta influência assim, agora eu entendo o poder da Oprah.
Jornalista e apresentadora super famosa, Oprah ficou muito conhecida por tratar em seu programa problemas da vida, levando muitas pessoas a se identificarem. Foram 25 anos apresentando um programa que levava o seu nome, The Oprah Winfrey Show, e assim ela se tornou uma das figuras públicas mais admiradas no mundo.
“O que eu sei de verdade” propõem uma coletânea de crônicas onde ela faz reflexões sobre diversos temas. Oprah explica que a ideia de escrever esse livro surgiu de uma pergunta feita para ela em 1998: “Do que você tem certeza?“. Durante todos esses anos, ela pensou sobre essa pergunta e nesse livro ela busca algumas respostas sobre suas verdades. O livro é dividido em temáticas maiores, como alegria, por exemplo, e dentro delas encontramos outros temas, como relacionamentos, amizade, autoestima, etc.

Aprendi, após ter sido muito sugada pelo ego disfuncional de terceiros, que a negatividade de pessoas assim ofusca a sua luz – aquela luz de que você precisa para si mesmo e para os outros.

Fiquei com muito medo do livro ser um autoajuda declarado e me sentir pressionada o tempo inteiro a prender e evoluir com o final da leitura. No entanto, a escrita da autora é feita de uma maneira fluída como uma conversa. Oprah divide conosco suas experiências de vida e o que aprendeu com elas. Os poucos questionamentos que ela faz diretamente ao leitor são muito sutis. Em nenhum momento ela passa a impressão de querer doutrinar os leitores com suas “verdades”.

Inclusive, ela chega a falar algumas vezes sobre Deus, mas em nenhum momento ela enquadra ele em uma perspectiva religiosa. Ela faz questão de deixar aberto para que as pessoas substituam essa ideia de “Deus” pela suas crenças. Mais uma amostra de que o livro não é um doutrinação religiosa é que ela também cita filósofos e pensadores.

Sejamos francos: o amor é um assunto tão batido, trivializado e dramatizado que chegamos ao ponto de estar totalmente iludidos quanto ao que ele é ou deixa de ser.

Apesar de ser um livro que questiona as temáticas de forma a englobar os leitores de todos os gêneros, algumas partes é possível sentir que ela fala diretamente com o público feminino. Afinal de conta, Oprah é puro empoderamento! Mulher negra que cresceu no Mississipi em um família com poucos recursos que hoje tem o seu próprio canal de televisão! Terminei esse livro conhecendo mais sobre ela e é impossível não admirá-la mais ainda.
Oprah possui uma capacidade inegável de transmitir empatia através das palavras, seja pela TV ou por esse livro. Você se sente acolhida e compreendida, ao mesmo tempo que as reflexões dela geram outras reflexões sobre nossas próprias experiências. Assim como a Ginger fazia no desenho. Esse livro é ideal para quem está precisando refletir um pouco sobre vida em todos os seus aspectos.

  • What I Know For Sure
  • Autor: Oprah Winfrey
  • Tradução: Fabiano Morais
  • Ano: 2016
  • Editora: Sextante
  • Páginas: 143
  • Amazon

rela
ciona
dos