A Garota do Cemitério é o primeiro volume da série Os Impostores, primeira HQ lançada pela editora Valentina. De autoria e coautoria de Charlaine Harris e Christhopher Golden a edição recebe ilustrações de Don Kramer.
Na história conheceremos esta garota, que na penumbra da noite é jogada em um cemitério desacordada e ferida. Sem saber sua real identidade e totalmente sem memória, a garota procura abrigo na escuridão do cemitério um lugar seguro para se esconder. Entre as lápides ela encontra também um nome para que possa ser chamada, a garota agora é Calexa Rose Dunhil.
Com medo de que seus algozes voltem para machuca-la ou até para terminarem o serviço, a menina não permite que ninguém se aproxime. Porém, de uma coisa ela não é capaz de se esconder. Após virar uma frequentadora assídua de velórios, Calexa desenvolveu o dom de ver os espíritos saindo de seus corpos. No dia que ela presencia um bizarro assassinato, a jovem será obrigada a fazer justiça ao espirito da vítima que a assombra diariamente, mas para isso, terá que sair da segurança do seu disfarce e arriscar sua vida.
A sua perca de memória é o que embala o mistério de todo o quadrinho, Calexa se mostra uma personagem bastante interessante, ágil, astuta e inteligente. Seu único problema é não se lembrar de quem é e do porquê estar nesta situação. A frustração da personagem é muito bem transmita através das ilustrações de Kramer e os tons escuros contribuem com todo este clima melancólico e sombrio. Para obter pistas da sua real identidade, escondida em seu mausoléu, Calexa inicia uma pesquisa pelos jornais e revistas da cidade, para tentar encaixar as peças do quebra-cabeças que é sua vida.

Calexa sobrevive de pequenos furtos pela vizinhança e desta maneira que conheceremos dois simpáticos personagens. O Sr. Kelner é coveiro do cemitério e se não fosse pelo seu barulhento papagaio, Calexa jamais seria descoberta por ele, sendo assim, os dois acabam amigos. Também conheceremos Lucinda Cameron, uma senhorinha que insiste de todas as maneiras que Calexa se abra com ela, para que assim possa ajudá-la.
A relação de Calexa com seu “dom” e a forma que ele é proposto na HQ é bastante intrigante, o que instiga o leitor a querer ler mais. Desta maneira devorei o quadrinho assim que o recebi e quando vi já tinha terminado a leitura. A história, apesar de apresentar um início, um meio e um fim, deixa muitas pontas soltas, principalmente se tratando da personagem principal, por este motivo, quero muito as continuações da trilogia. A história continua em A Garota do Cemitério 2: Herança.

Não foi meu primeiro contato com graphic novels, portanto, senti a necessidade de uma capa dura para o belíssimo miolo que tem esta edição, porém, é uma alegria imensa que a editora esteja apostando também neste formato. Sem dúvidas, o ponto alto é a paleta de toda esta edição, as cores realçam o trabalho como um todo, destacam cada cena em particular, transmitindo confusão e tristeza quando necessário e aplicando mais vida nas cenas que envolvem mais ação e terror, como por exemplo a cena do crime que servirá como plot de todo o quadrinho.

Enfim, adorei conhecer Calexa e estou curiosíssima por todos os mistérios que envolvem esta personagem. Este primeiro volume pode ser bastante introdutório, mas sinto que em suas primeiras páginas ele me conquistou por completo. Para quem procura uma história dinâmica com uma pegada mais sobrenatural, com certeza Os Impostores é a história indicada para você, pois permite uma experiência de leitura incrível com uma premissa bastante atraente. Recomendo.


Resenha em Vídeo

  • The Pretenders: The Cemetery Girl
  • Autor: Charlaine Harris, Christopher Golden e Don Kramer
  • Tradução: Heloísa Leal
  • Ano: 2017
  • Editora: Valentina
  • Páginas: 128
  • Amazon

rela
ciona
dos