É com o coração pesado que hoje, venho escrever estas palavras e informar possíveis leitores desinformados que, não, esta não é uma série de livros onde os finais felizes imperam e os vilões pagam por todos os crimes cometidos. Irei compreender caso esse tipo de leitura não agrade o leitor, por isso sinta-se livre para buscar algo mais alegre e encantador, porém, é meu dever, juntamente com o próprio Lemony Snicket, mostrar para o mundo as Desventuras em Série dos três irmãos Baudelaire.
Em O Lago das Sanguessugas acompanharemos um novo capítulo na vida de Violet, Klauss e Sunny. Desta vez os irmãos se dirigem para o Lago Lacrimoso, local onde está localizada a residência de sua tia distante, Josephine. O que parecia ser uma fase alegre e interessante para os órfãos, logo se mostra complicada e maçante, uma vez que tia Josephine possuí medo de todo e qualquer objeto, medo de sair de casa, medo de situações que podem tirar sua vida e medo do Lago Lacrimoso, localizado logo abaixo de sua casa e lar de sanguessugas terríveis que levaram seu amado marido durante um belo dia ensolarado.
A nova tutora dos irmãos Baudelaire não era tão interessante e emocionante quanto o querido tio Monty, porém os recebeu de braços abertos e estava fazendo o possível para ensinar gramática as crianças. Lembrem-se porém, que essa não é uma história feliz. Não irá demorar para que nosso terrível vilão descubra o paradeiro das crianças e coloque em prática um plano para deixá-los sobre seus cuidados e tomar toda a sua fortuna. 
O terceiro livro da série segue, com algumas modificações aqui e ali, a mesma fórmula dos dois primeiros. A escrita de Lemony Snicket continua leve, bem-humorada nos momentos certos, educativa quando deve ser e agradavelmente direta. Uma das coisas que transforma Desventuras em Série em algo mais, é a leveza com que o autor descreve todos os infortúnios dos órfãos. A qualidade da escrita é mantida e mais uma vez rouba a cena.
Porém o motivo pelo qual a nota desta obra sofreu uma redução, é o fato de que, além da escrita maravilhosa do autor, apenas outro elemento salva a história de cair na mesma fórmula apresentada nos anteriores.

Confira a série Desventuras em Série

Nos dois primeiros livros os irmãos são direcionados para seus tutores e, uma vez acostumados com sua nova situação, sofrem nas mãos do Conde Olaf. O mesmo se repete aqui, com a diferença de que, quando a história já estava ficando batida, o autor muda o foco e nos transporta para uma pequena aventura. O terceiro livro é muito mais direcionado a aventura dos irmãos no Lago Lacrimoso, a emocionante corrida contra o tempo, do que o enfrentamento direto do terrível vilão. Ainda assim, se assemelha aos anteriores e por esse motivo, alguns leitores (como foi o meu caso) podem perder um pouco do encantamento pela obra.
O Lago das Sanguessugas agrada tanto quanto os dois primeiros livros da série, porém, ao apresentar características semelhantes, perde o elemento novidade, motivo pelo qual perdeu um ponto de nota. Apesar de minha experiência com esse livro, acredito que o próximo volume apresentará uma nova fórmula, novos mistérios relacionados a história, além de uma mudança de direcionamento. Isso, com toda a certeza, trará mais brilho e encantamento para os tristes infortúnios dos irmãos Baudelaire, e é o que me faz querer continuar conhecendo os segredos desta série.

  • The Wide Window
  • Autor: Lemony Snicket
  • Tradução: Carlos Sussekind
  • Ano: 2001
  • Editora: Seguinte
  • Páginas: 191
  • Amazon

rela
ciona
dos