Batman – A Piada Mortal é uma adaptação, baseada na HQ lançada em 1988 de Alan Moore e Brian Bolland, que conta a história do Coringa, o que realmente aconteceu no passado dele, ou o que ele acredita que aconteceu.Como uma adaptação, o filme da Warner Bros se manteve muito fiel a HQ, não será surpresa para quem já leu os quadrinhos, não há alterações na história, o que é ótimo. Há, no entanto, uma espécie de “prólogo” para explicar em que nível estava a relação entre Batman e a Batgirl, Bárbara Gordon na época.
A história do filme, roteirizado por Brian Azzarello, tratará do passado do Coringa, e da tentativa do mesmo de provar para todos um ponto que ele considera muito importante, o de que todos estão à beira do colapso, e o que basta para isso é “apenas um dia ruim”. Para isso, a história se desenrola rumo há dois momentos violentos que transformaram a HQ de A Piada Mortal em uma edição bastante polêmica para a época e na história da DC. Num desses momentos, ele escolhe uma vítima em particular, Jim Gordon, o comissário de Gotham City, e uma espécie de paladino da justiça da cidade onde habitam tantos vilões.

O filme me surpreendeu em muitos momentos, no entanto, há momentos em que a animação, o traço usado, parece simples demais, e nesse quesito eu esperava um pouco mais, mais do que vi nas ilustrações dos quadrinhos. Quanto a dublagem, uma pessoa em particular rouba a cena. Seu nome é Mark Hammil, dublador do Coringa, nada mais nada menos, conhecido pelo seu papel de Luke Skywalker na franquia Star Wars. A risada icônica do Coringa foi imortalizada na voz de Mark, e nessa animação, mais uma vez, ele consegue passar toda a loucura do Coringa através dela.
A Piada Mortal, mostra um dos duelos mais definitivos entre o Batman e seu maior vilão, pena que o filme tem, aproximadamente, apenas uma hora e quinze minutos de duração, deixando aquela sensação de “quero mais” no final. Colocando tudo na balança, enredo, ritmo e narrativa, com certeza é uma animação que vale a pena, especialmente se você simpatiza com o Homem-Morcego.

  • The Killing Joke
  • Lançamento: 2016
  • Com: Mark Hamill, Kevin Conroy, Tara Strong
  • Gênero: Animação, Ação, Policial
  • Direção: Sam Liu

rela
ciona
dos