Publicado em 2012 pela Intrínseca, O Circo da Noite nos convida para percorrer uma história mágica recheada de amor, mistério e personagens peculiares. Quando li pela primeira vez, eu fiquei maravilhada com o mundo criado pela autora Erin Morgenstern. Sem contar que os capítulos curtos dão uma velocidade gostosa para a leitura e quando você menos espera já está envolvido com toda essa história.
O livro é narrado em terceira pessoa e eu confesso que não é o meu tipo de narrativa favorito, mas funcionou bem para essa história que está mais focada em falar sobre um circo mágico do que no romance entre os personagens. Erin nos convida a viajar no tempo apresentando uma realidade fantástica no final do século XIX.
Le Cirque des Rêves é um circo todo em preto e branco que surge nos lugares da noite para o dia e promete apresentações espetaculares e mágicas. Ele foi arquitetado durante anos pelos melhores especialistas. Mas esse local mágico é na realidade um campo de batalha montado por dois grandes amigos que gostam de apostar suas expertises através de seus aprendizes.

Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava.

Próspero, o Mágico, vê na possibilidade de usar uma menina deixada a sua porta, chamada Celia, como o grande trunfo em sua próxima aposta. E Alexander, o homem do terno cinza, vai a caça de um aprendiz após ser desafiado pelo amigo. Acompanharemos um pouco sobre o treinamento que eles tiveram, a construção do circo, a contratação de outras atrações e um pouco do romance proibido entre Celia e Marcos, os novos aprendizes.
A sensação que eu tive durante a leitura desse livro foi de mergulhar em um sonho de possibilidades infinitas. Diversas vezes fiquei na dúvida se tal situação realmente se tratava de algo mágico ou se eram apenas truques. Sem contar que a construção desse universo mágico é o grande ponto do livro. A autora ainda tenta vender a história da competição e até mesmo o amor entre os personagens, mas o circo como personagem acaba crescendo tanto dentro da história que rouba todo o espaço.
Um ponto interessante é que cada capitulo se passa em uma época diferente, portanto, somos levamos de um ano a outro constantemente, o que pode exigir mais atenção do leitor. O único ponto negativo da história é que nessa tentativa de vender o romance e a competição, esse elementos ficam meio jogados. Fãs de romances avassaladores, como eu, vão sentir falta de algo a mais. Assim como, fãs de aventuras podem sentir falta de mais ação e de um desenvolvimento maior nesta área. Para evitar expectativas eu aconselho que vocês não leiam a sinopse.

Esse é um livro muito belo esteticamente, a Intrínseca fez um trabalho muito lindo com a capa e elementos dentro do livro que ajudam bastante na imaginação de como seria esse circo. Porém, ele também é maravilhoso pelas suas descrições e criação de uma universo rico e mágico em cada palavra da Erin Morgenstern. O Circo da Noite traz uma história fantástica, com personagens peculiares e uma atmosfera mágica, sem dúvidas uma experiência de leitura única e especial.

  • The Night Circus
  • Autor: Erin Morgenstern
  • Tradução: Claudio Carina
  • Ano: 2012
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 365
  • Amazon

rela
ciona
dos