Resenha: O Circo da Noite

Título Original: The Night Circus
Autora: Erin Morgenstern
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Páginas: 365
Amazon - Saraiva

Publicado em 2012 pela Intrínseca, O Circo da Noite nos convida para percorrer uma história mágica recheada de amor, mistério e personagens peculiares. Quando li pela primeira vez, eu fiquei maravilhada com o mundo criado pela autora Erin Morgenstern. Sem contar que os capítulos curtos dão uma velocidade gostosa para a leitura e quando você menos espera já está envolvido com toda essa história.

O livro é narrado em terceira pessoa e eu confesso que não é o meu tipo de narrativa favorito, mas funcionou bem para essa história que está mais focada em falar sobre um circo mágico do que no romance entre os personagens. Erin nos convida a viajar no tempo apresentando uma realidade fantástica no final do século XIX. 

Le Cirque des Rêves é um circo todo em preto e branco que surge nos lugares da noite para o dia e promete apresentações espetaculares e mágicas. Ele foi arquitetado durante anos pelos melhores especialistas. Mas esse local mágico é na realidade um campo de batalha montado por dois grandes amigos que gostam de apostar suas expertises através de seus aprendizes.

"Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava."



Próspero, o Mágico, vê na possibilidade de usar uma menina deixada a sua porta, chamada Celia, como o grande trunfo em sua próxima aposta. E Alexander, o homem do terno cinza, vai a caça de um aprendiz após ser desafiado pelo amigo. Acompanharemos um pouco sobre o treinamento que eles tiveram, a construção do circo, a contratação de outras atrações e um pouco do romance proibido entre Celia e Marcos, os novos aprendizes. 

A sensação que eu tive durante a leitura desse livro foi de mergulhar em um sonho de possibilidades infinitas. Diversas vezes fiquei na dúvida se tal situação realmente se tratava de algo mágico ou se eram apenas truques. Sem contar que a construção desse universo mágico é o grande ponto do livro. A autora ainda tenta vender a história da competição e até mesmo o amor entre os personagens, mas o circo como personagem acaba crescendo tanto dentro da história que rouba todo o espaço.













Um ponto interessante é que cada capitulo se passa em uma época diferente, portanto, somos levamos de um ano a outro constantemente, o que pode exigir mais atenção do leitor. O único ponto negativo da história é que nessa tentativa de vender o romance e a competição, esse elementos ficam meio jogados. Fãs de romances avassaladores, como eu, vão sentir falta de algo a mais. Assim como, fãs de aventuras podem sentir falta de mais ação e de um desenvolvimento maior nesta área. Para evitar expectativas eu aconselho que vocês não leiam a sinopse.

Esse é um livro muito belo esteticamente, a Intrínseca fez um trabalho muito lindo com a capa e elementos dentro do livro que ajudam bastante na imaginação de como seria esse circo. Porém, ele também é maravilhoso pelas suas descrições e criação de uma universo rico e mágico em cada palavra da Erin Morgenstern. O Circo da Noite traz uma história fantástica, com personagens peculiares e uma atmosfera mágica, sem dúvidas uma experiência de leitura única e especial.

20 comentários

  1. Olá,
    Interessante esse livro, nunca tinha visto ele. Me fez lembra quando eu era criança que queria muito ir ao circo mas nunca fui, é bem interessante mistura a magia do circo com próprio truques de mágica. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver a chance de ler, você vai adorar, Lily!

      Excluir
  2. Nunca tinha visto nem ouvi falar sobre esse livro. Achei interessante a mistura de magia com a realidade e também por se tratar da temática circense. Também sou fã de romance e fantasia e acho necessário ter profundidade dos elementos que configuram a obra. Realmente a Intrínseca arrasou na capa e nas folhas internas do livro *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz um tempinho que ele foi publicado. Mas ele é lindo né?

      Excluir
  3. Oi Nina,
    Não conhecia a obra, achei bem interessante retratar o tema circo e toda a magia. Gosto quando o enfoque sai um pouco do romance, desde que ele não se perca no livro é claro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Aichha. Beijinhos!

      Excluir
  4. Já tinha visto o livro, parece ser uma historia legal, pois tem mistério que adoro e personagens diferentes, acho que ainda não li nenhum livro que envolve circo. Mas fiquei um pouco triste por não ter ação que gosto muito e o romance parece ser fraco, mas gosto quando é proibido rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romances proibidos são ótimos!! Eu acho que teria gostado mais ainda se a autora tivesse explorado mais essa parte :)

      Excluir
  5. Ah eu Morro de vontade de ler esse livro mas infelizmente não acho no fisico e não entendo o motivo da editora não querer mais publicar muito decepcionada com isso.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles pararam de publicar??? Não creio! :( Que triste!

      Excluir
  6. Nina!
    Tenho a maior vontade de ler esse livro, porque painho foi homem de cirdo nos meados do século XX e contava muitas histórias fantásticas, ele era justamente mágico e pude aprender muitos truques.
    Pois é, o problema maior é que a editora não tem mais deles para vender e não sairá nova edição, portanto, a menos que ganhe uma doação de alguém, acredito que não conseguirei ler.
    Desejo uma semana tranquila!
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal isso, Rudy!!!! Se você quer algo de circo, uma leitora aqui recomendou o Caraval! :)

      beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Achp a capa desse livro muito bonita, mas a história dele em si não me interessou, acho que ele não me prenderia e acabaria sendo deixado de lado.
    Passo!
    Bjokas :*

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    A edição está realmente muito bonita. E por tudo que você comentou na sua linda resenha, fiquei animada para fazer a leitura. O circo é um universo único, magico e cheio de mistérios.
    Espero ter a oportunidade de conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente amo este livro. É um daqueles que comprei pela capa e acabei me apaixonando real pela história! Já li umas duas vezes e não me canso da narrativa descritiva, bem detalhada, das maravilhas do circo. Recentemente li "Caraval", que tem uma vibe parecida, e fiquei morrendo de saudade dessa história. Um beijo <3

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotada a dica do Caraval. Vi bastante nas redes, mas tinha dúvidas se era legal. Obrigada pela dica, Lê <3
      beijos amore!

      Excluir
  10. Realmente parece uma historia fantástica, acho que ia sentir falta de um pouco mais de romance, assim como você, também sou fã de "romances avassaladores". É uma pena a Intrínseca não publicar novas edições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, Kris. Acho que deveria ter pelo menos como comprar direto com a editora, né? Mas talvez tenha em sebos *pensando alto*. Beijinhos!

      Excluir
  11. Oi!
    Já tinha olhado para a capa desse livro antes, mas nunca tinha parado para ver que o que está na mão da menina e uma tenda de circo, gostei muito da historia, realmente pela resenha achei os acontecimentos meio doidos, pois alguns coisas bem impossíveis, por isso acho que esse ar de circo e magia combina muito bem com a historia, me deixando curiosa para poder ler !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de saber que se interessou pelo livro, Suzana!

      Excluir