Resenha: Sem Juízo

15 maio, 2017 Por Joi Cardoso

Emma Chase ficou nacionalmente conhecida através da série Atraído, lançado por aqui pela Universo dos Livros. A série foi um sucesso e conquistou uma legião de fãs, encantados por sua escrita carismática e bem-humorada, pelos seus romances sensuais que só ela parece criar. Em 2017, a editora aposta na nova série da autora, Legal Briefs é um spin-off da primeira, onde no primeiro volume, teremos como protagonistas Stanton Shaw e Sofia Santos.

Stanton Shaw é um advogado em ascensão de Washington, conhecido como o “encantador de júri” Stanton vem estabelecendo sua carreira na Adams & Williamson, um dos mais antigos escritórios de advocacia da cidade. Porém, quem lhe conhece hoje não imagina que seu sotaque sulista tem um porquê. Nascido e criado em Sunshine, Mississipi, ele nasceu no campo, entre campos e tratores e lá também foi onde se apaixonou por Jenny com quem teve uma filha ainda quando adolescentes.

Após o nascimento de Presley, os anos passaram e Stanton nunca desistiu do sonho de ser advogado, porém, isso teve um amargo preço. Passando pouco tempo ao lado de Jenny, com quem estabeleceu um relacionamento aberto devido à distância, e da filha que já está bastante esperta, Stanton recebe em casa um convite de casamento. Jenny iria se casar com outro e agora ele estava disposto a voltar para Mississipi e tentar reconquistar “sua garota” enquanto há tempo.

Isso é um eco do passado, do que fomos um dia, das promessas que fizemos, da paixão que vivemos. Mas um eco não é real, não podemos criar uma vida com base nele. Um eco é só a memória de um som.

Ao seu lado está a sua conselheira, Sofia Santos. Os dois mantém uma amizade colorida, sexo sem compromisso, apenas isso. Após o pedido desesperado de Stanton, Sofia acaba aceitando seu pedido, de acompanha-lo até ao Meio-do-Nada, uma cidade onde tudo e todos se conhecem e as notícias se espalham na velocidade de um furacão. Como Sofia conseguirá ocultar seus sentimentos quando sua cabeça e seu coração parecem travar a mais épica das batalhas?

A premissa de Sem Juízo é extremamente interessante, histórias que se passam no interior sempre me animam e com este não foi diferente. Não foi à toa que consegui concluir a leitura de forma tão rápida. Na escrita de Emma Chase contém tudo aquilo que me foi prometido. É fluida, engraçada. Sabe ser sensual quando precisa e a autora também sabe criar personagens. Sofia é uma personagem incrível, sem dúvidas o tipo de mulher que queremos do nosso lado. Extremamente inteligente, independente, sagaz, sensual e determinada. Um mulherão!

Porém, Stanton deixou (e muito) a desejar. Tudo bem, o cara realmente tem presença, mas sua falta de sensibilidade e egoísmo me incomodou na maioria das vezes. Imaginar que Jenny estaria a sua mercê sempre que retornasse enquanto ele se divertia na cidade grande, mesmo após anos, me pareceu bastante hipócrita da parte dele. Colocar Sofia nesta situação então, nem se fala. Irreal! Mas eu confesso que esta parte, eu procurei abster para não criar a problemática que o enredo não precisava, quando na realidade a proposta é ser apenas uma comédia romântica.

Tirado isso de questão, o enredo de Sem Juízo é do tipo que diverte. Que te arranca risadas e vejam só, que até emociona em algumas partes. É a típica história que eu assistiria numa sessão da tarde com muita pipoca e refrigerante! É algo fofo, nada tão profundo, pois não é esta a intenção, mas que cumpre o objetivo de entreter com todas as confusões que encontramos aqui. Como disse, conclui a leitura em um dia, então eu recomendo a leitura para quem quer relaxar um pouco e se desligar do mundo.

O livro é tão família, por todo este plot de interior, onde todos se conhecem, que o leitor até estabelece uma relação mais intima com os personagens. A trama até permite que alguns se destaquem, como no caso de Jenny que é perfeita. Acho que é por isso que é tão difícil desapegar. O melhor amigo de Sofia, Brent e o colega de quarto de Stanton, Jake Becker também são maravilhosos, esbanjam carisma e protagonizam os melhores diálogos. Tanto são, que o próximo volume da série será protagonizado por Jake. Drew Evans faz uma baita ponta aqui também, vamos pegar duas fases dele, o solteiro mulherengo que já conhecemos de Atraído ao homem devoto e apaixonado, então, quem quer matar a saudade é uma ótima pedida.

Como um apanhado geral, Sem Juízo, até pode ter tido suas falhas no início, mas também houve espaço e oportunidade para a autora se redimir e me conquistar. Juntos, Stanton e Sofia formam um ótimo casal, os dois já se conhecem, então, não há razão de apresentações e descobertas desnecessárias. É de forma gradual que os dois vão se envolvendo emocionalmente e aos poucos vão, não só se convencendo, mas também convencendo o leitor que passa a torcer pelo casal. Por este e por tantos motivos que a leitura de Sem Juízo é uma grata surpresa, um respiro dentre tantas leituras complicadas. É uma comédia romântica cativante e com uma narrativa irreverente, daquelas que adoramos amar.

  • Overruled
  • Autor: Emma Chase
  • Tradução: Mauricio Tamboni
  • Ano: 2017
  • Editora: Universo dos Livros
  • Páginas: 304
  • Amazon

rela
ciona
dos