Um Romance Perigoso é o mais novo livro do escritor Flávio Carneiro, multipremiado com suas obras, escreve o terceiro livro dos detetives André e Gordo. A saga iniciou com o livro O Campeonato de 2002. Em 2013 ele lançou O Livro Roubado, e agora, em 2017, chega às livrarias sua nova obra.

Como nos primeiros livros, Um Romance Perigoso é ambientado no Rio de Janeiro e conta a história de uma série de assassinatos, que começa com a morte de um famoso escritor de livros de autoajuda. Gordo, dono de um sebo, melhor amigo de André e nas horas vagas seu fiel escudeiro nas empreitadas investigativas, avisa o amigo que a viúva do falecido está oferecendo 50 mil reais a quem descobrir o assassino de seu marido. Como quase todos os detetives da literatura, André é um pé rapado e aquele dinheiro seria de inestimável importância para ele e seu amigo. O corpo de Epifânio é encontrado vestindo um roupão de seda, o assassino além de deixar o exemplar de um famoso livro no quarto de sua vítima, ainda escreveu na parede a expressão “X-9” e aquela seria a primeira pista para a dupla seguir.

O livro é narrado pelo próprio André, que vai contado seus passos e pensamentos durante ele. O autor é Goiano, porém mora há muitos anos no Rio de Janeiro e faz questão de detalhar pontos da cidade aonde a história se desenrola, o que achei extremamente interessante. Ele usa bares e edifícios que realmente existem com a intenção de proporcionar ao leitor uma total imersão ao livro, como se você pudesse ver onde aquelas cenas ocorrem. Inclusive a Editora Rocco fez um vídeo, que consta em seu canal no Youtube, com o autor mostrando algumas das importantes locações onde a história se passa.

Li a notícia nos jornais, numa banca de revista perto de casa, em Copacabana. Foi encontrado no quarto de um hotel de luxo em São Conrado, estirado no chão, de bruços, ao lado de um copo caído, com resto de bebida. Sobre a mesa do quarto, uma garrafa de uísque, quase vazia.

Alguns clichês das histórias policiais aparecem no livro, o que para mim tem um peso negativo, como por exemplo, a eterna briga entre o detetive e o delegado responsável pelos casos. Em contrapartida, sinto que falta uma série policial brasileira, um detetive que ganhe fãs e faça que seu livro deixe aquela ansiedade para o lançamento do próximo volume. O detetive André ainda não causa esse desejo, mas mostra que pode evoluir nos próximos livros, porém Flávio Carneiro, apesar de escrever muitos livros, não mostra muito esforço para que isso aconteça, vide os anos de distância das obras do personagem, o que inclusive pode contribuir para o descaso com o novo lançamento da saga de André e Gordo.
Em suma, Um Romance Perigoso é um excelente livro, rápido, de leitura leve e animada. Não apresenta cenas pesadas, nem terror. Tem um toque de romance e muito mistério, a solução do caso é plausível, algo muito importante para um romance policial, não acontece nada de extraordinário e as pistas se encaixam com credibilidade no decorrer da leitura. Os dois primeiros livros são citados em algumas partes do livro, mas nada que torne necessário a leitura deles em ordem. Este foi o primeiro livro que li do detetive e não fiquei sem entender algo do livro, nem o autor foi repetitivo, se preocupando em dar informações passadas que podem desnecessárias a leitura de quem já conhece as outras obras.
Flávio Carneiro é um dos grandes nomes da literatura nacional e tem potencial para evoluir a história de André e seu fiel escudeiro Gordo, mas precisa querer isso. Eu sinto muito a falta de um detetive brasileiro de renome, faria muito bem para nossa evolução na parte literária. Outro detetive famoso se chama Espinosa, o mais famoso do Brasil e criado por Luiz Alfredo Garcia Roza, mas que também anda sumido das livrarias, já que seu último volume foi Um Lugar Perigoso, lançado no longínquo 2014.
E vocês, querem um detetive Made In Brasil? Se a resposta for sim, Um Romance Perigoso é uma ótima alternativa, e em quanto não sai o próximo livro, leiamos o primeiro e o segundo da série.

  • Um Romance Perigoso
  • Autor: Flávio Carneiro
  • Tradução: -
  • Ano: 2017
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 288
  • Amazon

rela
ciona
dos