Como já vem escrito na própria capa, Foo Fighters Learning to Fly é a biografia definitiva de uma das bandas de rock mais importantes do cenário musical atual. O livro faz uma trajetória desde o início da carreira do vocalista, guitarrista e líder da banda Dave Grohl até o momento atual da banda Foo Fighters.
Sou fã da banda desde que eu tinha 14 ou 15 anos. Desde a primeira vez que vi Dave em cima de um palco, pulando e berrando no microfone foi amor à primeira vista. Algumas pessoas se surpreendem quando digo que essa é, sem dúvida, minha banda favorita porque eu gosto de muitos estilos diferentes de música. Porém, acompanho o Foo Fighters há muito tempo e sou completamente apaixonada pelas músicas, apresentação ao vivo e, claro, pelo próprio Dave Fuckin*** Grohl! Infelizmente nunca tive a oportunidade de ir a um show deles, até porque a banda se apresentou poucas vezes no Brasil. Mas através do livro de Mick Wall fui capaz de conhecer mais a fundo como tudo começou e os caminhos que levaram Dave a pegar firme com a nova banda.
O autor já anuncia de imediato que o livro focará mais no Dave em si, pois afinal de contas ele foi quem criou a banda e esse sonho sempre foi dele. Tanto é que o primeiro álbum ele gravou completamente sozinho, a guitarra, a bateria, o vocal. Tudo foi ele quem escreveu, produziu e gravou em um estúdio. Só depois do primeiro álbum já finalizado é que Dave foi atrás de outras pessoas para integrar a banda. Por este motivo analisar a trajetória dele, desde seus primeiros passos no mundo da música, passando por seu período no Nirvana, até chegar aos dias de hoje é tão importante.

E a partir da descrição de Mick podemos perceber como o Nirvana influenciou Dave em cada decisão que ele tomou com o Foo Fighters para não cometer os mesmos erros e se manter sempre com o pé no chão. Além do fato de ele ter se tornado seu próprio empresário e sempre ficar atento a cada detalhe sobre sua banda e sua carreira. Dave se tornou um dos grandes nomes no meio musical, principalmente no rock contemporâneo.

Outro ponto interessante do livro é que ficamos sabendo em detalhes como foi a criação das músicas mais emblemáticas da banda e o quanto Dave lutou para se distanciar da imagem de baterista do Nirvana e se estabelecer como vocalista e líder do Foo Fighters. Querendo ou não, todos ainda o associam muito com sua antiga banda, mas Dave deixou claro que superou o triste falecimento de Kurt Cobain e seguiu em frente com sua carreira.
Também conhecemos mais de perto sua personalidade leve e engraçada, sem deixar de lado a seriedade quando necessário. Como ele mesmo já disse – você não se torna o maior astro mundial de rock sendo um cara legal. O que nos dá uma ideia de que para gerar um negócio como o Foo Fighters é preciso ter pé no chão e pulso firme.
Falando um pouco sobre a parte editorial e gráfica do livro, acredito que a Planeta fez um ótimo trabalho, tanto com a foto da capa, quanto com as fotos que vão bem no meio do livro e que ilustram a carreira de Dave e a trajetória do Foo Fighters em seus momentos mais simbólicos. Por tanto, para aqueles que são fãs de música e/ou fãs do Foo Fighters recomendo muito a leitura. O autor fez um ótimo trabalho de pesquisa e teve o cuidado de manter a cronologia dos acontecimentos para que o leitor sempre se situe bem na leitura.
Nascia em 1994 a banda que emplacaria diversos hits desde sua criação, transformando-se em um sucesso internacional e inegável. Foo Fighters – Learning to Fly é um livro com grandes ensinamentos para os iniciantes no meio musical e nostálgico para os apreciadores que tiveram a oportunidade de acompanhar o Nirvana e o início do Foo Fighters. Os fãs com certeza ficarão satisfeitos, assim como eu fiquei.

  • Foo Fighters – Learning to Fly
  • Autor: Mick Wall
  • Tradução: -
  • Ano: 2017
  • Editora: Planeta de Livros
  • Páginas: 288
  • Amazon

rela
ciona
dos