Resenha: Temporada de Acidentes

Título Original: The Accident Season
Autora: Moïra Fowley-Doyle
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Compre: Submarino - Amazon

O que você faria se todo ano, sempre no mesmo período de tempo, você e sua família passassem por uma temporada de acidentes? Um mês inteiro onde os acidentes dos mais diversos tipos poderão acontecer com você. São cortes, batidas, hematomas e até ossos quebrados e tudo isso, sem a existência de uma sensata explicação. Pelo menos não até agora.

Lançado em 2015, Temporada de Acidentes despertou minha curiosidade logo de cara, porém, com a correria das leituras de só quem é blogueiro conhece, minha experiência com esta leitura acabou se estendendo. Agora, finalmente, eu posso trazer para vocês, apontar e discutir todas as minhas impressões sobre esta agradável, profunda e delicada leitura.

Cara e sua família acabaram de iniciar a temporada de acidentes, por este motivo, facas, utensílios perigosos, fogão, gavetas e quinas de mesas, tudo é definitivamente guardado, trancado e protegido dentro de casa. A menor falta de atenção pode colocar a vida de todos os membros dessa família em perigo de uma hora para a outra. Desta forma que Cara cresceu temendo a temporada de acidentes, todo ano é impossível se sentir indiferente, ainda mais quando para mãe de Cara, isso é quase que uma obsessão.

"Íamos desviar do punhal do atirador de facas e nos lançar na mais grandiosa das viagens. Naquela casa mal-assombrada, durante os últimos dias da temporada de acidentes, a morte jamais nos alcançaria."


Desta vez, as coisas estão diferentes, Cara, sua irmã Alice, seu irmão postiço Sam e sua melhor amiga Bea irão atrás do mistério por trás do repentino desaparecimento de Elsie, uma antiga amiga de Cara que simplesmente sumiu. Ao longa desta busca, Cara se questionará sobre a real origem da temporada, do porquê Sam também passou a ficar vulnerável e do porquê de Alice, depois de tantos anos, continua não acreditando na existência da temporada. Ao longo de muitas descobertas, Cara percebe que há muito por trás dos acidentes que rondam sua família, que há segredos que poderão desvendar não só a origem de tudo, mas segredos que revelarão também uma dolorosa verdade.

Temporada de Acidentes definitivamente não segue um caminho tradicional. O livro engana o leitor pelo seu teor, que varia entre o suspense e um "quê" sobrenatural a um drama familiar bastante sombrio e intenso. A trama é muito mais do que aparenta e dependerá de cada leitor, da sua percepção e sensibilidade ao longo da leitura de se envolver por todas as nuances que Moïra Fowley-Doyle permeia sua obra.

A fantasia que existe no enredo colabora e traz a dosagem certa de emotividade que a história de Cara e de sua família necessita para que pudesse ser contada. Aqui iremos abordar temas reais do cotidiano familiar, fatos chocantes que às vezes estão muito mais próximos do que imaginamos. Paralelamente a isso, a narrativa, ligada a um dos cenários da trama, submete ao leitor uma sensação de perigo constante em relação aos personagens. Às vezes, em meio a suas irresponsabilidades e inconsequências, nos vemos ao longo da leitura, zelando pela saúde e integridade dos personagens, mesmo quando não exista motivo para isso de fato.



Um dos pontos positivos que mais me encantou ao longo da leitura foi o fato de fazer parte da personalidade da personagem principal, a habilidade de criar representações em forma de fantasia para seus familiares e pessoas próximas. Um exemplo disso é a caracterização de um lobo sedento para o namorado abusivo de Alice, o homem de lata para o padrasto ou a sua própria de fada. Por este e por outros pequenos detalhes que Moïra me encantou por cada página que li.

Apesar de breve, Temporada de Acidentes é um livro inspirador, que não inova pelos pontos abordados, mas sim pela maneira que tudo é trabalhado. É um livro que contará a história de uma família que busca enfim, sua catarse. É um livro delicado, melancólico, com um tom de conto de fadas, poético e com uma pitadinha de representatividade. A mensagem de união, confiança, amizade e amor acima de tudo dentro do contexto familiar é bastante clara, basta você se entregar e aproveitar cada palavra desta leitura.

Motivos para ler:

19 comentários

  1. Olá, a premissa da obra é bem peculiar e por si só já chama a atenção, mas saber que a relações familiares são o foco do livro já nos cativa antes mesmo de começá-lo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi :)
    Eu acho que não tinha visto esse livro ainda e acho que não compraria pela capa. Não gostei muito dela. Já a história parece ser bem interessante. Deve ser muito louco saber que existe uma época em que pode acontecer todos os tipos de acidentes com você e sua família e ainda por cima lidar com isso. Gostei que tem a história central e as histórias secundárias que estão ligadas a principal. Também curto esse misto de gêneros. A Cara parece ser uma protagonista de presença e que sabe contar a história.
    As mensagem que o livro passa também são bacanas e eu gosto.
    Obg pela indicação!
    Abc

    ResponderExcluir
  3. Essa mistura de suspense com fantasia chamou muito a minha atenção.
    Impossível não querer conhecer essa história mais de perto, depois de ler essa resenha super positiva.
    Parece ser uma leitura envolvente demais, que você não descansa até chegar as últimas páginas para descobrir esse mistério todo em torno dos acidentes.
    Confesso que fiquei bem curiosa e espero conferir em breve a obra.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Que livro com erro diferente nunca li algo do tipo ...
    Uma sinopse bastante intrigante e uma capa maravilhosa !!
    Adorei Os 5 motivos para ler Temporada de Acidentes !!

    Já está na lista !

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Achei esse livro muito doido quando li. Não por ser ruim ou ter uma história mirabolante, mas por como ele engana a gente. Fui achando que era de um jeito, mas era de outro e as coisas acabaram sendo muito mais interessantes no fim das contas. É um livro que brinca com sobrenatural e drama familiar mesmo. Adorei a mistura.
    Ele tem um teor de fantasia, mas apresenta uns temas muito legais e humanos. É um livro que faz a gente pensar na nossa família, nos segredos escondidos e nas coisas que fazemos por amor. Nessas relações, sabe? Gostei disso nele e foi um livro bom de ler por isso.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que livro interessante, tem uma premissa maravilhosa, além do título chama bastante atenção. Ao ler a resenha me deixou bem curiosa por esses acidentes e porque há uma temporada para isso é também há mistério envolvendo a família e suspense também, gostei muito.

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente tenho muita curiosidade em ler este livro, e após ler sua resenha acabei ficando mais curiosa ainda e ansiosa para conferir esta história, queria saber qual é o mistérios por traz da temporada de acidentes, e como gosto de mistérios, acredito que irei gostar muito deste livro, espero conseguir ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa.
    Achei bem diferente e criativo.
    Gostei da fantasia e das reflexões que ele traz.
    Vou anotar a dica com certeza <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Já tinha visto esse livro na livraria, mas nunca me interessei em comprar, pois a capa não me chamou muita atenção.
    Não sei o que eu esperava da sua resenha, mas me deixou muito curiosa para ler o livro. Já vou adicionar à minha wish list. Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oii Joi!!
    Esse livro despertou minha curiosidade desde quando foi lançado pela Intrínseca, mas até hoje eu não li. Ele tem uma premissa bem instigante, mas bom saber a forma como é abordada a história, isso me faz interessar pelo livro!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  11. Achei bem interessante a premissa deste livro e fiquei curiosa, principalmente com a explicação que terá!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro no começo do ano, e gostei bastante dele. Ele realmente foge do tradicional, e foi um livro que me surpreendeu. Gostei bastante dos personagens, e de toda a história criada. O livro realmente é curtinho, mas valeu muito a pena ler ele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Desde do lançamento deste livro que quer lê-lo, porém ainda não tive oportunidade. Gosto da forma como a autora criou esta trama de maneira tão surpreendente, abordando questões como o relacionamento familiar, e ainda falando um pouco dos contos de fadas, e sua representatividade. Além dos personagens de modo geral serem tão bem desenvolvidos, por esses e outros fatores estão tão ansiosa para ter meu exemplar em mãos.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Gostei bastante da resenha lembro que li esse livro no início de 2016. Na época adorei a leitura principalmente por que estava muito curiosa para saber por que essa família tinha tantos acidentes.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. Joi!
    Tão bom ver que o livro foge do convencional, mais um atrativo.
    Tão bom quando um livro supera nossas expectativas e nos traz uma boa leitura.
    Fiquei bem curiosa em poder ler, porque parece um enredo diferenciado e bem interessante, adorei!
    “Bendito seja eu por tudo o que não sei, gozo tudo isso como quem sabe que há o sol” (Fernando Pessoa)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Eu já conhecia esse livro, porém ainda não li. Mas está na minha lista de desejados! Imagina um enredo com suspense, um pouquinho de sobrenatural e drama familiar? Deve prender a atenção do leitor de uma forma genial! Estou muito curiosa para saber o desenvolvimento desse enredo.
    Excelente resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Desde que vi esse livro fiquei interessada em comprar, achei diferente o fato desses acidentes, qual seria a explicação para eles e quanto mistério e segredos tem essa trama, deve deixar o leitor ansioso por cada virada de página para saber mais. Gosto quando somos enganados levados para outro caminho pelos autores.

    ResponderExcluir
  18. Oi Joi
    Sempre vi este livro mas nunca peguei para ler a sinopse, não conhecia o teor dele. Gosto muito quando o autor utiliza temas já abordados porém de uma forma inovadora.
    Beijos

    ResponderExcluir