Conheci a Kéfera no começo de 2014, a princípio não tinha ideia do que ela fazia pelo YouTube, mas sei que vi um vídeo, achei engraçado, ri muito e continuei acompanhando. Nesta época ela ainda não tinha tantos seguidores assim e se não me falha a memória, deveria unir cerca de 2 milhões de seguidores na plataforma, o que já era muito.
Sei que durante este tempo, até o dia de hoje, pude acompanhar diversas fases dela. Vi ela ser a cara de ações publicitárias, iniciando e terminando namoros, mudando-se de Curitiba para São Paulo, virando apresentadora de TV, sair em turnê com sua peça de teatro, ser a youtuber mais influente e a primeira mulher a conquistar a marca de 10 milhões de inscritos no Brasil. Também é preciso salientar o lançamento dos seus dois bestsellers, estrear filmes e agora, lançar o seu primeiro romance.
Isso é um pequeno resumo de Kéfera Buchmann. E o que levou ela ao estrelato? Sem dúvidas sua personalidade e carisma, com aquele jeito que todo mundo deseja não esconder, sem pudores e sem medo de ser feliz, falando palavrões, simplesmente falar sobre coisas banais, situações que todos já passaram ou vão passar em suas vidas. Tudo isso somado a sua autenticidade foram a base desse sucesso. Eu como fã sou suspeita para falar, mas saber do lançamento do seu livro foi uma grande alegria, finalmente eu poderia conhecer mais sobre ela.

Em parte, o livro é narrado de um jeito descolado, como se estivéssemos em um bate-papo com a autora. Cumpre com o objetivo de apresentar um pouco mais sobre a Kéfera, mas ele não mostrou muito mais do que já sabia através dos seus vídeos. Para quem conhece ela a pouco tempo, acredito que não vá pensar como eu e até vá tirar proveito da parte autoajuda que o livro proporciona, principalmente para o público jovem, mas para mim, confesso que foi uma pequena decepção.

O livro inicia com a youtuber contanto sobre sua infância e pré-adolescência até a data que resolveu publicar seu primeiro vídeo. O interessante é saber que nem sempre a autora foi a garota sorridente. Kéfera conta suas dificuldades durante a infância, sua experiência com o bullying e autoestima e de que maneira conseguiu superar cada um de seus problemas. Desta forma, Kéfera usa de sua influência, consegue ajudar outros jovens que sofrem igualmente e que ao final a idolatram por ter podido ajuda-los, mesmo que indiretamente.
Alguns momentos engraçados de sua adolescência também aparecem por aqui, como o primeiro beijo, primeiro namorado e o primeiro pé na bunda. Quem nunca? Sem contar também suas cenas constrangedoras na presença deles.
Em suma, tudo que encontramos em seu canal, encontramos no seu livro, inclusive fotos da querida da Vilma Teresa, cachorrinha da raça Pug da autora. A diagramação da Paralela está linda e caprichada, alguns detalhes e títulos são na cor vermelha, assim como algumas páginas em especial, que também propõem interação com o leitor. A leitura é rapidinha e é possível conclui-lo em apenas uma tarde.
Recomendo para quem é fã e também para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a sensação do YouTube, conheça e se divirta! O desfecho dá a atender que teremos um novo livro, o que realmente já aconteceu, Tá gravando e agora?, lançado ano passado, fala sobre os bastidores, como foi lidar com este estouro na sua vida e com o seu canal, parte da qual estava mais interessada, admito!
Atingindo uma legião de fãs ou haters, uma coisa é certa, Kéfera com apenas 24 anos já conquistou o Brasil, uma geração inteira que esgotou seu livro nas livrarias. Ela garantiu que sua fama fosse mais do que cinco minutos, bem-sucedida, com certeza é uma web celebridade com méritos, um fenômeno sem dúvidas, e o melhor? Sendo ela, simplesmente.

  • Muito Mais que 5inco Minutos
  • Autor: Keféra Buchmann
  • Tradução: -
  • Ano: 2015
  • Editora: Paralela
  • Páginas: 144
  • Amazon

rela
ciona
dos