Um Amor Inesperado é o segundo volume da Série Amores da autora Silvia Spadoni lançado pela Pedrazul, porém não é uma continuação do primeiro volume, Um Amor Conquistado, as histórias da série são independentes e podem ser lidas separadamente.

Para se livrar de seu tutor e conseguir colocar as mãos em sua fortuna por direito, Amélia de Wintour se vê obrigada a tomar medidas desesperadas para conseguir enfim sua liberdade. O plano é se casar com um prisioneiro da Coroa Britânica, um total desconhecido que se encontrava no corredor da morte e logo se tornar viúva.
Em 1811, dois anos depois, Amélia está prestes a ser desmascarada por James Cunnington, o sobrinho-neto e herdeiro que está prestes a assumir as propriedades do Conde de Hartford. James voltou ao Condado de Surey e é recebido como um herói de guerra, ele havia trabalhado infiltrado nas tropas de Napoleão Bonaporte e seu papel fora fundamental na segurança de muitos ingleses. Só que o caminho até ali não fora tão fácil, há exatamente dois anos James estava na prisão de Fleet e uma dama em busca de um casamento arranjado quase colocou em risco todo o plano da Coroa. Decidido a procurá-la, James se surpreende ao reencontrar Amélia na casa de Lorde Snowden, seu vizinho de propriedade. Próximo de Amélia, sua esposa diante a lei, ele tentará descobrir o que a levou a um ato tão humilhante para ele e deverá decidir se deve ou não se render ao seu desejo da vingança e entrega-la ou se deve manter este casamento por nome da honra.

Um leve estremecimento perpassou o corpo do homem quando seus olhos de encontraram. Sua esposa! A palavra ressoou por sua mente e uma onda de fúria o inundou.

Comparado ao primeiro volume da série, é evidente que Um Amor Inesperado entrega ao leitor um romance melhor e mais bem construído. A trama por si só é mais envolvente e intriga o leitor com as incertezas que acometem a vida de Amélia. Por mais uma vez a autora entrelaça a ficção com acontecimentos históricos e conduz sua história com bastante precisão nos fatos e eu adoro quando sou agraciada com tais detalhes durante a leitura, na realidade foi o que me fez apaixonada pelo gênero.

Narrado em terceira pessoa, mas intercalando os focalizadores da história de forma correta, a escrita de Silvia é bastante fluída e sem grandes delongas em relação aos acontecimentos. Diferentemente da história anterior, aqui conseguimos ganhar mais imersão a trama, nos relacionar melhor com os fatos e criar mais proximidade com os personagens. Gostei muito da história que envolve Amélia, acompanhar o quanto ela foi corajosa e decidida em enfrentar tudo e zelar por sua segurança é realmente algo digno de uma ótima heroína. James por sua vez é encantador, bastante honrado e fiel aos seus princípios, tem seus motivos para deixar de acreditar nas motivações de Amélia e pagou um preço bastante alto para isso, mas também mostra possuir um coração enorme e a mente aberta para compreender o que levaria uma dama a se submeter a tal armação.

Gostei muito da forma que a autora desenvolveu o relacionamento dos personagens protagonistas, em nenhum momento dá para perceber que eles se renderam muito facilmente ao amor, pelo contrário, isso é desenvolvido com muita paciência e baseado na sinceridade de ambos. Não há ilusão e nem o desejo de um enganar um ao outro, o que é existe a princípio é apenas um casal atado por um nome e que deseja zela-lo. A forma como está verdade aflora para algo a mais é bastante compassado, dentro do seu próprio tempo. Desta o forma o leitor é convencido que aquilo pode ser real, sem dúvidas mérito da autora que soube trabalhar isso da melhor forma possível.

Sendo uma segunda experiência com a autora e mais um dos poucos livros nacionais que leio de romances de época, posso dizer que fui muito surpreendida. A série teve um amadurecimento e a narrativa de Silvia Spadoni ficou mais agradável de se acompanhar, criando mais conflitos e se aprofundando melhor nos dilemas e nos sentimentos dos personagens, aqui consegui perceber um casal realmente encantador, intrigante e que seduz o leitor apaixonado pelo gênero.
A Pedrazul vem assinando as edições da série com uma ótima diagramação e com uma capa com um bom apelo ao público alvo. Os capítulos ganham títulos e cada um remete ao principal acontecimento do mesmo, o que aguça a curiosidade do leitor sempre que inicia um novo. Enfim, de um modo geral Um Amor Inesperado foi uma grata surpresa, um livro que conseguiu ser ainda melhor e torço muito que o próximo, Um Amor Apaixonado, siga no mesmo ritmo. Indico esta série para todos que desejam iniciar dentro do gênero e têm um pouco de receio de encontrarem uma escrita mais rebuscada e complicada. Deem uma oportunidade e de quebra ainda prestigiem a literatura nacional em sua melhor forma.

  • Um Amor Inesperado
  • Autor: Silvia Spadoni
  • Tradução: -
  • Ano: 2017
  • Editora: Pedrazul
  • Páginas: 240
  • Amazon

rela
ciona
dos