Stan Lee é uma lenda dos quadrinhos. Desde 1960, sozinho ou em parceria com outros quadrinistas, criou diversos super-heróis que posteriormente, virariam marcos na história do gênero. Na era onde a DC Comics imperava e dava nomes aos heróis mais icônicos da época, Stan Lee deu outra visão e novas personalidades para os seus personagens. Todo o sucesso que se estendeu desde então, fez com que a Marvel Comics deixasse de ser uma pequena editora para um dos maiores estúdios de entretenimento do mundo.Provavelmente você já deve ter se deparado com algum dos personagens criados pelo gênio Stan Lee. Dentre eles estão, Homem-Aranha, Hulk, Os Vingadores, X-Men e vários outros nomes conhecidos da cultura geek. Em sua maioria, todos são personagens consagrados dentro dos quadrinhos e atualmente, veem ganhando suas próprias adaptações dentro do cinema e nas séries para TV também.

A trajetória de Stan Lee é contada por ele mesmo em parceria com outros dois ilustradores, Peter David e Colleen Doran. O quadrinho Incrível, Fantástico, Inacreditável Stan Lee, marca a estreia do selo Geektopia da Novo Século, sendo assim, o primeiro quadrinho lançado pela editora que resolveu apostar com tudo no formato. Nesta edição, com uma narrativa bem-humorada e bastante energética, Stan Lee guiará o leitor desde os primórdios da sua vida até a atualidade, quando a marca Marvel está mais do que consolidada.

Deve haver uma lição de moral oculta nisso tudo. Se quiser, pode procurar por ela ao longo da edição.

Como o próprio Stan Lee comenta, ele inicia esta HQ contando sobre os anos em que dedicou sua vida a entreter os leitores com suas histórias e personagens. Porém, ele confessa que a tarefa de contar sua própria história, onde ele é o protagonista, parece ser uma tarefa bastante complicada. Após a leitura, me alegro em afirmar que não haveria outra forma de conhecer verdadeiramente a vida de Stan Lee, se não desta maneira, através dos quadrinhos que estão presentes em sua trajetória desde o começo.
Começaremos conhecendo o pequeno Stan Lee, o jovem menino que lia de tudo. A leitura proporcionou a ele a possibilidade de sonhar, de imaginar suas próprias histórias e seus próprios personagens. Porém, sua infância não foi fácil e durante anos, ele presenciou seus pais sofrendo dificuldades e darem duro para sustentar a família. Aos poucos, seus sonhos de menino foram deixados de lado. Já adulto, Stan Lee conta que trabalhou nos mais diversos empregos e dentre os bicos que fazia, estavam as mais bizarras atividades, como escrever obituários de celebridades ainda vivas e criar anúncios para hospitais.

As oportunidades na sua vida passam a mudar quando seu tio lhe oferece uma vaga de assistente em uma editora. A Timely Comics era, nada mais, nada menos, do que a editora de Joe Simon, escritor e criador do Capitão América. A partir daí as possibilidades na vida de Stan Lee falaram mais alto e isso, somado a suas ideias e ao seu talento, o transformaram no grande ícone que ele é hoje em dia. Uma lenda dos quadrinhos.

Além do seu curso profissional, o quadrinho permite que o leitor conheça a fundo a vida intima de Stan Lee. Aqui serão retratadas as dificuldades familiares, seu recrutamento para o exército, quando conheceu seu grande amor, a esposa Joan e como fez para conquista-la, o nascimento de seus filhos, suas viagens pelo mundo, entre outros vários fragmentos da sua história. Através destes pequenos detalhes, dos traços e tons, o autor costura retalhos da sua própria vida, interagindo com o pequeno Stan Lee do passado, o fazendo lembrar de todos os momentos bons e felizes que viveu.

Lee finaliza esta edição agradecendo principalmente aos seus fãs, as pessoas que o motivam todos os dias a continuar trabalhando, mesmo agora, aos seus 94 anos de idade. Acredito que para quem é um bom apreciador dos quadrinhos, obter esta autobiografia visual, de um dos pais dos heróis mais famosos do mundo, isso seja um grande presente. Sem dúvidas está é a história mais notável de Stan Lee, a sua própria, aquela que é verdadeiramente inspiradora e impar para os fãs de um dos maiores artistas da atualidade.

  • Amazing, Fantastic, Incredible: a Marvelous Memoir
  • Autor: Stan Lee, Peter David, Colleen Doran
  • Tradução: Mauricio Muniz
  • Ano: 2016
  • Editora: Geektopia
  • Páginas: 196
  • Amazon

rela
ciona
dos