Paola – Proibido para Menores é o romance de estreia do autor nacional W. P. Ferro.

É final da década de 70 e iremos seguir a trajetória de Paola. Com uma abordagem franca e bastante crua, iremos acompanhar todas as dificuldades, preconceitos e machismo que Paola precisou superar ao longo de sua vida. Descendente de uma família de imigrantes italianos, Paola cresceu na Mooca, um bairro característico da zona leste da cidade de São Paulo. Narrado em primeira pessoa, iremos adentrar num mundo de descobertas, encontros e desencontros de Paola, de sua família e de seus poucos, mas verdadeiros amigos.
Logo nas primeiras páginas, descobrimos que Paola não se encaixa em seu meio. Seu pai sempre foi um machista convicto e dono de um temperamento muito forte. Desde pequena Paola precisou lidar com a vida boemia que seu pai levava e com todas as traições que sua mãe fingia não perceber. Isso despertou em Paola o desejo de nunca, jamais, se submeter a tal condição e a vontade de sobreviver a tanta intolerância em uma estrutura familiar precária a moldou durante anos para ser uma mulher diferente.

…ao ler Paola tenha em mente a mesa sonoridade de Paula, pois essa é a forma correta de pronunciar o meu nome.

É desta forma que W. P. Ferro, através dos olhos de Paola, irá abordar este e outros preconceitos em uma época onde muitos desses assuntos ainda eram tabus dentro de muitas famílias. É assim que o racismo e a homossexualidade, principalmente, serão explorados através das experiências e vivência da protagonista. Pela forma como Paola confrontou cada um desses assuntos, seja pessoalmente ou através de amigos ou conhecidos, permitiu que o autor apontasse temas polêmicos com bastante audácia. Na pele de Paola, pequenas críticas são feitas e diversas verdades são reveladas ao leitor, é interessante notar que tais questionamentos que são feitos dentro do livro, ainda refletem diretamente com a nossa realidade nos dias de hoje, infelizmente.
Não é à toa que este livro é proibido para menores, Paola relata tudo sem puderes ou ressalvas, o que dá uma certa liberdade ao autor para abordar a sexualidade da personagem aflorada desde sua adolescência. É tudo muito direto e sem floreios desnecessários, o que permite que a leitura tome um ritmo bom na narrativa. De uma forma divertida e em outros momentos até mesmo dura, para os relatos de maior drama, todos os sentimentos são passados com êxito através das palavras de Paola, e este equilíbrio na narrativa pega o leitor desde a primeira página, quando a própria personagem se apresenta e faz questão de explicar a verdadeira pronuncia de seu nome.
Talvez o único momento que o autor possa ter pecado na minha opinião, foi na construção dos diálogos entre a Paola adolescente com uma de suas melhores amigas, Manu. Achei que os diálogos não correspondiam às meninas daquela idade, o que pode ter proporcionado um tom não verossímil na história. Porém isso é apenas um detalhe em um determinado capítulo, mas que de jeito nenhum impossibilita a imersão desta história.
Em Paola – Proibido para Menores, conheceremos a história de mais uma mulher, que assim como muitas, até nos dias de hoje, só deseja se encontrar. Acompanhamos o primeiro namoro de Paola, a perda traumática de sua virgindade, o fim trágico de alguns relacionamentos, os truques e mentiras que ela contava para conseguir seus momentos de liberdade, entre outros acontecimentos na vida de uma jovem mulher, assim como o relato de muitas meninas até nos dias de hoje. Seus medos, suas inseguranças, suas perdas, seus ganhos e suas paixões, tudo é narrado com bastante desenvoltura. Sem esquecer de nenhum detalhe, W. P. Ferro constrói em uma, muitas mulheres, que sempre poderão contar com seus amigos e de sua verdadeira família para ser feliz.
De uma forma irreverente, única, divertida e cheia de relatos com cenas quentes, Paola encanta o leitor por ser apenas ela. Provavelmente, a história de Paola pode proporcionar uma certa identificação com diversas mulheres, dos mais diversos tipos e origens e esta é toda a beleza da obra. Aqui temos apenas alguns fragmentos da história de Paola, um caminho cheio de percalços, mas com um único e desenfreado objetivo, a fórmula para a felicidade e a busca do amor. Eu não tenho dúvidas que ela ainda tem muitas histórias para contar.Você pode conhecer mais o autor e comprar um exemplar através do site WPFerro.

  • Paola – Proibido para Menores
  • Autor: W. P. Ferro
  • Tradução: -
  • Ano: 2017
  • Editora: Alley
  • Páginas: 216
  • Amazon

rela
ciona
dos