Uma Duquesa Qualquer é o quarto livro da série Spindle Cove da autora Tessa Dare lançado pela Gutenberg aqui no Brasil.
Griffin, já fora libertino, mas a sua relutância em se casar está muito além disso. Marcado por um passado, Griffin está decidido em extinguir sua linhagem e o 8º Duque de Halford seria o último. Para convence-lo do contrário, sua mãe, a duquesa, decidiu levar o filho até Spindle Cove, o paraíso das jovens belas e solteiras. Lá ele seria obrigado a escolher a dama que desejasse. Se ela não transformasse a jovem em uma duquesa em uma semana, ela desistiria do plano de atormenta-lo com um casamento. Decidido a acabar com os planos sem fundamentos da mãe, Griffin não escolhe uma nobre dama, mas sim a atendente da taverna local, Pauline Simms. Tudo que Pauline almeja para sua vida é conseguir dinheiro o suficiente para tirar ela e sua irmã das garras abusivas do pai. Diante a oportunidade, o duque e Pauline chegam a um acordo, ela partiria por uma semana com eles para Londres e transformaria o plano da duquesa num verdadeiro desastre. Se tudo ocorrer como deseja, Griffin pagaria uma generosa quantia para Pauline enfim alavancar sua vida.
Acontece que uma semana é suficiente para dois corações colidirem. Pauline não só agita a vida da duquesa, mas sim, e completamente, o coração do duque que se surpreende com cada nova descoberta em relação a dama e também com a possibilidade de se sentir transformado novamente. Em uma sociedade moldada por aparências e riqueza, poderiam uma atendente de taverna e um duque se apaixonarem?

A cabeça de Pauline não conseguia lidar com tudo isso ao mesmo tempo. Ela precisava dividir a informação em blocos menores. Aquele homem incrivelmente atraente, autoconfiante e cheiroso era o 8º Duque de Halford. Dentre todas as mulheres daquela sala, ele escolheu a atendente, ela própria, para ser sua futura duquesa.

Uma Duquesa Qualquer é meu primeiro contato com a autora Tessa Dare e lamento profundamente não ter a conhecido antes. A escrita da autora contém tudo que me faz adorar uma leitura. Personagens carismáticos, uma mocinha voraz, um lorde decidido, diálogos inteligentes e um enredo divertido, mas também profundo. Foi uma surpresa e tanto perceber que eu devorava cada página e ansiava para saber o que iria acontecer com estes personagens.

Fazendo uma breve comparação com tudo que já li do gênero até agora, percebi que nunca tinha lido nada igual. Achei o máximo a autora, que apesar de criar um romance de época, não se preocupar muito com as firulas na escrita e se aproximar mais da narrativa contemporânea. Gosto também da possibilidade de que um livro pode ser mais quente em suas cenas sensuais sem perder todo o encanto do gênero e nossa… Tessa Dare faz e cria cenas sensacionais e de tirarem o fôlego.
Falando um pouco sobre os personagens, a duquesa me fez morder a língua logo no início da leitura. Eu jurava que seria mais uma personagem que a autora iria me obrigar a não gostar, a surpresa veio quando percebi que na maioria das vezes, a duquesa parecia estar do meu lado, torcendo junto comigo pelo casal protagonista. Pauline é completamente fora dos padrões, diferente da maioria das mocinhas deste tipo de história. Ela se prova perspicaz e ambiciosa, sabendo exatamente onde estava se metendo quando aceita a proposta de Griffin, sabendo das intenções do duque, ela resolveu entrar no jogo em prol dos seus próprios objetivos. A garota mostra também não ser nada ingênua, que mesmo inexperiente conseguiu deixar o duque de cabelo em pé com cada tirada cômica, seja com sua curiosidade sem vergonha ou com seu longo vocabulário de palavrões.
Griffin, por outro lado, trouxe mais profundidade para o enredo com seus traumas e passado sombrio. Marcado por um triste acontecimento, logo nas primeiras páginas sabemos que há algo por trás de suas decisões e só para o fim temos a verdade. A autora conseguiu manter o ar de mistério em cima do personagem e em sua relutância em não se casar, escolha gravíssima para um duque importante da época. Juntos, o casal demonstra a química perfeita. Os dois funcionam como um casal, se atraem e se completam. É como se sentíssemos do lado de cá as faíscas que rolam quando se olham.
Para quem não leu os livros anteriores assim como eu, fique tranquilo que você, na medida do possível, não pegará qualquer spoiler. Você irá perceber que irão surgir alguns personagens na trama e que ganharão um certo enfoque da autora, mas nada que seja extraordinário no livro. Como toda a série acontece em Spindle Cove, acredito que todos os personagens se conheçam, porém não é o tipo de coisa que me atrapalha nas séries do gênero, portanto, há como ler os livros fora de ordem se assim desejar.

Eu fico extremamente feliz por ter começado por esta história, pois me encantei completamente e com certeza irei acompanhar o restante da série, ansiando que todas sejam tão envolventes e gostosas de ler quanto esta foi. Com certeza Tessa Dare ganhou mais uma fã, daquelas que não vê a hora de colocar as mãos em um novo livro. Uma Duquesa Qualquer irá explorar o que há de melhor dentro do gênero, nos apresentará personagens inesquecíveis numa trama igualmente envolvente. Tenho certeza que esta história tocará o coração de qualquer leitor que se aventure por estas páginas. Preparem-se para algo divertido, sensual e extremamente inteligente, a formula perfeita para os apaixonados pelo gênero.

Ao final do livro, a autora se preocupa em esclarecer em uma pequena nota alguns acontecimentos da trama, provando que se preocupa em tornar tudo possível diante dos olhos dos leitores, seja com pequenas citações ou acontecimentos históricos da época em que Uma Duquesa Qualquer se passa. Percebo que de seu modo, Tessa Dare inova com os pequenos detalhes, aqueles que diante o resultado final, fazem toda a diferença. Adorei e recomendo!

  • Any Duchess Will Do
  • Autor: Tessa Dare
  • Tradução: A C Reis
  • Ano: 2017
  • Editora: Gutenberg
  • Páginas: 272
  • Amazon

rela
ciona
dos