O Chamado 3 - Crítica

Rings

Lançamento: 2 de fevereiro de 2017
Com: Matilda Lutz, Alex Roe, John Galecki, Bonnie Morgan
Gênero: Terror

Para comemorar o Mês do terror, o Telecine disponibilizou em sua rede o filme O Chamado 3, que estreou em fevereiro desse ano nos cinemas. Infelizmente, talvez essa não seja a melhor escolha de filme para você. 

Em O Chamado 3, os personagens vivem em meio as mais diversas tecnologias. Muito diferente da TV de tubo que a Samara saía no começo dos anos 2000. Celulares, TV de LED, pendrives permeiam esse novo universo. E, claro, que nossa menina do poço também teve que se adaptar. Praticamente como um vírus, o famoso vídeo da Samara, responsável pelas famosas mortes em 7 dias, está sendo passado de jovem para jovem dentro de uma universidade. 

Já não temos mais Rachel ou Aidan (o menininho) que estrelaram os dois primeiros filmes. O Chamado 3 gira em torno de um jovem casal, Julia (Matilda Lutz) e Holt (Alex Roe) que se unirão para tentar salvar suas vidas da maldição da Samara (Bonnie Morgan). Até aí, okay. Até porque, poderia ser um pouco mais do mesmo, mas faria sentido. Só que  além desse enredo, nós também acompanhamos a história - muito mal contada - do professor Gabriel (John Galecki). Ele é super envolvido com essa história da propagação do vídeo no campus da universidade e faz pesquisas sobre as atividades paranormais da Samara. 


O filme foi dirigido pelo espanhol F. Javier Gutiérrez. Ele soube trabalhar bem as cenas de "ataque" da Samara, mas pecou bastante no desenvolvimento da história. Existe uma quebra muito grande dos dois primeiros filmes para esse. Já não temos os personagens que estamos acostumados, além dessa Samara hightec, e somado ao roteiro confuso, eu senti muita falta de ter alguma ligação maior com os os longas anteriores. Aliás, a história do terceiro filme em si, eu achei muito fraca. Ela deixa brechas e cenas aleatórias que parecem não ter muita conexão com a história principal. 

Talvez o ponto mais legal desse último filme, seja a inserção da tecnologia. Até certo ponto, foi interessante ver como eles trabalharam com a maldição nos dias de hoje onde temos a propagação em massa de informações pela internet. 

Pesquisando, eu descobri que O Chamado 3 teve sua estreia adiada por uns bons anos. Sendo assim, acabei criando uma teoria que quero compartilhar com vocês: no primeiro trailer de divulgação do filme, a parte da história sobre as pesquisas do professor Gabriel não aparece. Pela confusão que ficou o filme, eu acredito que essa parte foi adicionada nesses dois anos de adiamento até o lançamento do filme. Sim, o filme teve sua estreia diversas vezes adiada entre 2015 e 2017.

No final das contas, O Chamado 3 vem somar aquelas milhares de continuações que foram feitas só por fazer. O filme tem um grande apelo com cenas de efeitos visuais e se utiliza da fama da Samara para ganhar a graça do público. Isso está tão óbvio que na CinemaCon, a Paramount afirmou que com o sucesso do filme, existe uma grande probabilidade dele ganhar sequências anuais. No caso, O Chamado tomaria o lugar da série Atividades Paranormais da produtora.  Só espero que eles trabalhem o pouco mais o roteiro na próxima vez, mas tenho consciência de que existem fortes possibilidades de só piorar.

Confira as críticas da franquia O Chamado:
1. Ringu

20 comentários

  1. Eu nunca assisti nenhum filme de O chamado, confesso que sou meio medrosa para assistir.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti só o primeiro filme há muito tempo e Samara já me assustou saindo da TV imagina agora com o vídeo dela se propagando por celulares, TV's de LED, pendrives... rsrs, não sou a mais corajosa das telespectadoras e assim apesar de achar a proposta interessante mesmo o filme não tendo te agradado tanto na questão do roteiro, eu vou deixar passar a dica de filme, mas a critica sincera tá muito boa ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu já assisti O Chamado 3, acabei não curtindo muito este filme, e também acho que a história se utiliza da fama da Samara para ganhar a graça do público, espero que se tiver um outro filme sobre O Chamado, seja melhor que este.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dos filmes O Chamado e gostei da pegada moderna desse, mas não me agradou muito não.

    Grande abraço!
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  5. Nina!
    Acompanhei os primeiros filmes também, parecia uma febre na época, todos falavam do terror que o filme trazia e muita gente nem queria assistir novas fitas de vídeo...kkkkkkk Até no seriado Castle teve um episódio que falava sobre os filmes.

    Não assisti esse ainda, mas bem quero.
    Desejo um mês repleto de realizações!
    “O que mais me interessa saber, não é se falhaste mas se soubeste aceitar o desaire.” (Abraham Lincoln)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que Castle eles falaram sobre o filme. Bom saber, Rudy! Obrigada :)

      Excluir
  6. Só vi o primeiro filme, e confesso que não tive vontade de ver nem mais um! hahahaha
    Vendo este trailer e sua resenha agora, aí que não me deu vontade mesmo. :/

    ResponderExcluir
  7. É uma pena que esse deixa a desejar, gostei dos outros. Mas fiquei curiosa em saber como ficou com a tecnologia que temos hoje em dia. Não gosto quando as sequências de filmes não tem os mesmos atores, parece ser uma historia diferente que não tem nada haver com a franquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Maria. Parece que se perde. O mais bizarro é que não me lembro deles fazendo qualquer referência ao os outros filmes nesse, o que fez com que a ligação se perdesse mais ainda!

      Excluir
  8. Acabei vendo a trilogia toda e na minha humilde opinião,deveria ter começado e terminado no primeiro filme! Sei lá, não é meu gênero favorito(sou medrosa) e as duas sequências deixaram muito a desejar. Este terceiro filme foi quase que insuportável para assistir. Vi de teimosa que sou. Mas sem nexo. Sem enredo. Sem atuações boas.
    E fiquei pensando no que vão inventar se resolverem fazer mais filmes desta franquia.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo! Mas eu até que gostei do segundo, para ser sincera. Esse 3 que está o cúmulo do ridículo hahaha

      Excluir
  9. Olá!
    Eu gosto dos outros filme do chamado, porém esse não me agradou tanto, eu até tentei assistir mas não sei, parecia que não me chamava atenção. Eu gostei muito da resenha, a forma de mudar a forma de ver através de fita, passou a ser tecnológico ficou bem interessante, espero assistir em breve ou melhor tenta novamente.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado para não se decepcionar de novo, Lily

      Excluir
  10. Oi! Por não ser muito fã de filmes de terror, não sei dizer muito em relação a comparação dos dois primeiros filmes com esse, já que eu não assisti nenhum. Mas fiquei curiosa para saber mais dessa maldição e como ela se espalha no meio de tanta tecnologia. Uma pena que o diretor pecou no desenvolvimento da história, focando mais nos ataques. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Assisti faz tempo e me surpreendi em gostar.
    Acho que explica vários pontos e preenche várias lacunas, mesmo não tendo aquele terror todo.
    Já O Chamado x O Grito... Que horror!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nina!!
    Fiquei nos dois primeiros filmes, não fiquei tão empolgada pra assistir esse terceiro filme e olha que gosto muito de filmes de terror!! Mas quem sabe no futuro não fique mas entusiasmada para ver esse filme.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  13. Assisti o primeiro e devo dizer que morri de medo dela saindo da TV. haha
    Eu sou super fã de filmes de terror, e gostei bastante do fato de criarem novo filme com a nova tecnologia que temos hoje em dia.
    Ia ser estranho ela saindo de uma tv de tubo em pleno 2017 haha
    Mas parece que ele desejou um pouco a desejar, mas irei conferir sim

    ResponderExcluir
  14. Eu sou meio medrosa para filmes de terror. É bem difícil eu assistir filmes do gênero. E confesso que esse é um filme que não me interessa nenhum pouco.
    Eu não sabia que o lançamento do filme tinha sido adiado tantas vezes. E é uma pena que essa continuação não seja boa :/

    Beijos!

    ResponderExcluir