Para comemorar o Mês do terror, o Telecine disponibilizou em sua rede o filme O Chamado 3, que estreou em fevereiro desse ano nos cinemas. Infelizmente, talvez essa não seja a melhor escolha de filme para você.
Em O Chamado 3, os personagens vivem em meio as mais diversas tecnologias. Muito diferente da TV de tubo que a Samara saía no começo dos anos 2000. Celulares, TV de LED, pendrives permeiam esse novo universo. E, claro, que nossa menina do poço também teve que se adaptar. Praticamente como um vírus, o famoso vídeo da Samara, responsável pelas famosas mortes em 7 dias, está sendo passado de jovem para jovem dentro de uma universidade.
Já não temos mais Rachel ou Aidan (o menininho) que estrelaram os dois primeiros filmes. O Chamado 3 gira em torno de um jovem casal, Julia (Matilda Lutz) e Holt (Alex Roe) que se unirão para tentar salvar suas vidas da maldição da Samara (Bonnie Morgan). Até aí, okay. Até porque, poderia ser um pouco mais do mesmo, mas faria sentido. Só que  além desse enredo, nós também acompanhamos a história – muito mal contada – do professor Gabriel (John Galecki). Ele é super envolvido com essa história da propagação do vídeo no campus da universidade e faz pesquisas sobre as atividades paranormais da Samara.

O filme foi dirigido pelo espanhol F. Javier Gutiérrez. Ele soube trabalhar bem as cenas de “ataque” da Samara, mas pecou bastante no desenvolvimento da história. Existe uma quebra muito grande dos dois primeiros filmes para esse. Já não temos os personagens que estamos acostumados, além dessa Samara hightec, e somado ao roteiro confuso, eu senti muita falta de ter alguma ligação maior com os os longas anteriores. Aliás, a história do terceiro filme em si, eu achei muito fraca. Ela deixa brechas e cenas aleatórias que parecem não ter muita conexão com a história principal.
Talvez o ponto mais legal desse último filme, seja a inserção da tecnologia. Até certo ponto, foi interessante ver como eles trabalharam com a maldição nos dias de hoje onde temos a propagação em massa de informações pela internet.

Pesquisando, eu descobri que O Chamado 3 teve sua estreia adiada por uns bons anos. Sendo assim, acabei criando uma teoria que quero compartilhar com vocês: no primeiro trailer de divulgação do filme, a parte da história sobre as pesquisas do professor Gabriel não aparece. Pela confusão que ficou o filme, eu acredito que essa parte foi adicionada nesses dois anos de adiamento até o lançamento do filme. Sim, o filme teve sua estreia diversas vezes adiada entre 2015 e 2017.

No final das contas, O Chamado 3 vem somar aquelas milhares de continuações que foram feitas só por fazer. O filme tem um grande apelo com cenas de efeitos visuais e se utiliza da fama da Samara para ganhar a graça do público. Isso está tão óbvio que na CinemaCon, a Paramount afirmou que com o sucesso do filme, existe uma grande probabilidade dele ganhar sequências anuais. No caso, O Chamado tomaria o lugar da série Atividades Paranormais da produtora.  Só espero que eles trabalhem o pouco mais o roteiro na próxima vez, mas tenho consciência de que existem fortes possibilidades de só piorar.

  • Rings
  • Lançamento: 2017
  • Criado por: Akiva Goldsman
  • Com: Matilda Lutz, Alex Roe, John Galecki
  • Gênero: Terror
  • Direção: F. Javier Gutiérrez

rela
ciona
dos