Há aquela famosa frase: “Nunca compre um livro pela capa!”. Mas convenhamos, atire a primeira pedra, qualquer leitor que nunca tenha feito isso. Em Algum Lugar nas Estrelas é um livro que, só a capa já te conquista. Quando você lê a sinopse, se apaixona, mas depois que lê o livro… Ah! Tem certeza que é amor! Como qualquer leitora que se prese, estava em minha busca rotineira, por livros em promoção. E quando fui olhar as sugestões do site, ele me apareceu. Se você crê nisso, acredite, foi amor à primeira vista. Mas, como o preço estava puxado, contentei-me (ou tentei me contentar), em apenas admirá-lo. Para minha sorte, uma amiga após um tempo adquiriu o livro. Surpresa ao ver, tamanha alegria e paixão da minha parte, por simplesmente tê-lo em mãos, me presenteou com ele.
Em Algum Lugar nas Estrelas é um livro fascinante, que narra a trajetória de dois meninos: Jack Baker e Early Auden, em uma grande busca pelo Urso Apalache, porém, as descobertas irão além do esperado. Tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão parecidos, esta estranha amizade acrescenta mais na vida dos garotos do que podemos imaginar.
Jack é um garoto do Kansas, membro da National Geographic Society, que, após a Segunda Guerra Mundial, vê sua vida mudar de repente. Contra sua vontade, ele se muda para outro estado, deixando tudo para trás, menos as lembranças. Early é um menino de personalidade única. Escuta um cantor para cada dia da semana, menos quando chove ou as terças, quintas e sábados. Dias de chuva é sempre Billy Holiday e em dias de terça, quinta e sábado não se escuta música. Quando fica nervoso, separa as jujubas do pote por cor (chego a suspeitar que seja virginiano!) e como todo mundo tem um parceiro, ele tem Bucky, uma graciosa rã-leopardo-do-norte.

Sabia que Early Auden não podia isolar o oceano. Porém, o mais estranho dos garotos me salvou de ser arrastado.

Mesmo sendo uma amizade improvável, esses garotos se unem, pois possuem algo muito forte em comum, a perda. E desta inusitada situação, eis que surge uma incrível aventura, que nos mostra que nem sempre as coisas são impossíveis. Ambientada no estado do Maine, a história nos mostra uma jornada repleta de peripécias, ensinamentos e, principalmente, superação. Durante a leitura, diversos momentos nos encontramos incapazes de parar e, folha após folha, vibramos, sofremos e até ficamos aflitos pelos meninos.

A autora Clare Vanderpool é nova para mim. Ainda não havia lido seus livros e me alegro ao dizer que gostei bastante de sua escrita. A narrativa dela é leve e envolvente, nos instiga a não largar por nada esta história. O que mais me surpreendeu foi a maneira como ela entrelaça as duas histórias presentes no livro. Em alguns momentos me perguntei até que ponto a história que Early nos conta, e se a jornada dos jovens é realidade ou imaginação. O livro nos prende de tal maneira que não conseguimos diferenciar.
Outro ponto de grande relevância é a habilidade da autora em nos fazer sentirmos na narrativa. Sua descrição dos personagens, do ambiente e da aventura é tão detalhista e meticulosa, que em diversos momentos, personifiquei-me nos meninos numa imersão maravilhosa. Especialmente em Early e na nossa grande habilidade em falar muito! Entretanto, senti falta de algumas explicações, principalmente, a respeito dos personagens. Early é um menino cativante e incrível. Durante a leitura, em diversos momentos, me perguntei o porquê de algumas de suas escolhas. E ao final, percebemos que ele estava certo, em grande parte da narrativa. Devido a isso, acho que os personagens poderiam ser melhor explorados, como se a autora pudesse nos dar mais pistas sobre a personalidade dos meninos.

Como sempre, a Darkside não nos decepciona. Pelo contrário, mesmo quem não ama o gênero do livro, no caso romance, se apaixona pelos detalhes incríveis da obra. Em Algum Lugar nas Estrelas é diretamente relacionado ao universo, então, temos uma enxurrada de ilustrações de constelações e isso nos acompanha durante toda a narrativa. A edição também acompanha um marcador, onde encontramos uma série de referências que compõem a história, inclusive o calendário musical de Early.

Confira outra obra da autora

Enfim, Em Algum Lugar nas Estrelas é um livro apaixonante que nos traz muitas lições. O livro é indicado para quem tem interesse por romance, fantasia e aventura. Porém, preciso dizer que, todos, de jovens a adultos, deveriam ler esse livro. O livro nos traz lições sobre companheirismo, fidelidade, e persistência na melhor fase da vida, as amizades da infância. É aquela história, que não importa o momento da nossa vida, ela sempre tem algo a nos ensinar.

  • Navigating Early
  • Autor: Clare Vanderpool
  • Tradução: Débora Isidoro
  • Ano: 2016
  • Editora: Darkside Books
  • Páginas: 288
  • Amazon

rela
ciona
dos