Resenha: Ed & Lorraine Warren - Lugar Sombrio

Título original: In a Dark Place
Autores: Carmen Reed; Al Snedeker e Ray Garton
Ano: 2017
Editora: Darkside
Páginas: 272

No ano de 1986, a família Snedeker fixava residência em uma pequena cidade do estado de Nova Iorque. O casal, cujo caminho tornou-se um só graças às forças misteriosas do destino, já havia enfrentado alguns desafios em suas trajetórias separadas, porém, estavam a ponto de ingressar na maior provação de suas vidas.  É durante o mês de abril daquele ano que seu filho, Stephen, desenvolve uma tosse seca e insistente, o que mais tarde seria diagnosticado como câncer e, consequentemente, viria a transformar e abalar a vida de todos os membros da família.

Por estarem localizados a uma distância considerável do hospital em que Stephen realizava seu tratamento, o que, para além de todo o desgaste físico e mental do garoto e seus pais, eleva os gastos da família, os Snedeker lançam-se em busca de uma nova residência, próxima ao hospital, e espaçosa o suficiente para abrigar confortavelmente cada um de seus filhos. O desamparo de Carmen e Al na busca pela nova moradia acaba por levá-los ao terreno pertencente a uma grande casa, cujo dono vinha reformando para abrigar novos inquilinos e que, termina por transformar-se no novo lar da família, mas também em seu maior pesadelo.

Pouco a pouco, Stephen e seus irmãos demonstram o medo que sentem com relação a casa, a apreensão inexplicável que sentem quando estão no porão e não são capazes de explicar os eventos sombrios e estranhos que lá ocorrem. O que de início poderia se passar por uma simples e inofensiva pegadinha de crianças, acaba por mostrar-se maior, terrível e diabólico, culminando em ataques e exaustão de cada membro da família.


Lugar Sombrio é o mais novo título a ser acrescentado aos Arquivos Sobrenaturais, obras literárias intimamente ligadas a eventos sombrios e demoníacos, que aterrorizaram famílias e indivíduos ao longo de semanas, meses ou anos e, por sua vez, foram atendidos, direta ou indiretamente, pelo casal Ed e Lorraine Warren.

Aqueles que possuem algum tipo de interesse pelo assunto, acompanham o universo de Invocação do Mal nos cinemas e, por curiosidade, necessidade de conhecimento ou dúvidas, buscam adentrar-se ainda mais na questão, serão capazes de reconhecer os caminhos, detalhes, angustias e a própria luta da família aqui apresentada quando encontra-se frente a frente com espíritos e forças demoníacas. Lugar Sombrio não foge do que encontramos em outras obras do gênero - Ed e Lorraine Warren: Demonologistas e 1977: Enfield, para citar alguns - apresentando ao leitor um breve histórico da família, os eventos que a levaram para perto das garras de entes que estão além de nossa imaginação e toda a luta pela superação da força opressora.

Apesar de não apresentar uma sequência de acontecimentos única, uma estratégia que difere o que já acompanhamos em outras obras do gênero, o espírito opressor de Carmen e Al Snedeker demonstra peculiaridades que, a leitora que vos fala nunca teve qualquer tipo de conhecimento. Onde as etapas de uma ação sobrenatural se assemelham a todas as outras, as ações e opressões cometidas perante a família Snedeker destacam-se pela violência, invasão e assombro, destacando um caminho muito mais assustador do que outras obras, pertencentes aos Arquivos Sobrenaturais, publicados pela Darkside Books, já foram capazes de demonstrar.


Aqui encontramos uma casa assombrada por um espírito demoníaco que fora atraído por conta da maldade e falta de moral humana. Percebemos todo o tempo que passou “hibernando”, esperando pelo momento em que encontrasse forças para oprimir uma família que, por sua vez, vinha enfrentando dificuldade atrás de dificuldade. Por possuir detalhes e peculiaridades únicos, este caso torna-se muito mais aterrorizante, compensando o fato de que muito do que encontramos aqui, já nos é velho conhecido.

Lugar Sombrio é o relato de uma família, dos eventos que os levaram a entrar nos domínios de uma casa assombrada, das experiências aterrorizantes pelas quais passaram e como, após todo o sofrimento, erros e desafios, viram-se livres de seu maior pesadelo. A obra, com toda certeza, surpreenderá aqueles que nunca tiveram qualquer contato com narrativas do gênero, da mesma forma, assombrará com seus detalhes os leitores mais acostumados com obras voltadas a assuntos sobrenaturais. De um jeito ou de outro, finalizaremos a leitura com apreensão para com o desconhecido e desejaremos nunca ter de vivenciar os eventos aqui apresentados.

Confira a série Arquivos Sobrenaturais:

20 comentários

  1. Oi, Izabel. Livros que envolvem casas mal assombradas com demônios, possessão e tal, me deixa curiosa pra saber mais sobre isso, saber o que acontece (ainda mais se forem histórias verídicas), mas tenho medo! Depois, não paro de pensar nisso. Então, prefiro deixar minha curiosidade de lado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente Daiane !!! Alguns assuntos mexem muito com nossa mente né ?! E o mais difícil é tirá-los da cabeça, uma vez que eles entraram ali e nos fizeram pensar mais sobre o assunto. Mas se quiser dar uma chance para a obra, garanto que vale a pena !!! ;)

      Excluir
  2. Antes de qualquer coisa, é preciso mais uma vez, salientar a beleza das capas da DarkSide! É sem sombra de dúvidas, a Editora das capas mais lindas!
    Namoro este livro tem um bom tempo, aliás, todos da saga. Sou maluca por livros que tragam esse tema sobrenatural, com casas assombradas, hospitais abandonados e claro, sempre uma família no meio disso tudo.
    Ainda lerei com certeza!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As edições da Darkside são simplesmente maravilhosas né ?! Minha editora preferida !!! *-*
      Quando tiver a chance de conferir a obra, não esquece de me contar o que achou. Adoro conhecer a opinião de vocês sobre os livros que compartilho por aqui !!!

      Excluir
  3. Esse livro está na minha lista de leitura, gosto de saber mais sobre os casos dos Warren, são sempre interessantes e o modo como eles lidam e resolvem esses casos, são peculiaridades que só eles tem!! Eu assisti o filme em que essa obra é inspirada e gostei bastante, sei que vou adorar o livro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro tem aquele algo mais que estava precisando !!! Se você gosta de filmes de terror, e obras do gênero, acredito que irá se surpreender com o que encontramos aqui, alguns detalhes me foram surpreendentes, nunca tinha visto nada do gênero !!! Oo

      Excluir
  4. Oi Izabel.
    Odeio filmes, séries e livros do gênero terror. Além de tomar susto e ficar apreensiva durante a leitura ou assistindo, eu ainda sonho com o que eu vi/li depois.
    Para os fãs de Ed e Lorraine deve ser uma boa pedida esse novo livro. Não consigo imaginar como deve ser morar numa casa mal-assombrada. Espero que nunca aconteça comigo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente a sua posição Pamela !!! Esses assuntos podem ser bem complicados, além de mexer com nossa mente né ?!
      Não é um gênero que todo mundo curte, mas vale muito a pena ser lido !!! ^-^

      Excluir
  5. Adoro assuntos sobrenaturais, deve ter cada evento assustador nesse livro, espero que de para ficar com medo rs. Essa leitura deve dar uma aflição no leitor em cada virada de página com seus acontecimentos sombrios. Gostaria de ler e que luxo essa edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aqui torcendo para que tenha a chance de conferir essa obra, vale muitíssimo a pena !!! XD

      Excluir
  6. Eu estou aqui para enaltecer Ed e Lorraine, amo mesmo!
    Tenho o primeiro livro, que por sinal adorei, para quem se interessa pelo assunto é um prato cheio, pois, explica diversos pontos e situações.
    Acho as edições lindas!
    Quase comprei esse ontem, mas tive que abrir mão dele para pegar um livro ligado a Universidade.
    Só espero não me decepcionar com esse, pois, ele foi escrito por outras pessoas, e não o jornalista do primeiro.
    Eu quero tanto esse livro!
    Na próxima promoção agarro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, esse livro faz parte da mesma coleção da Darkside, mas não possuí nada a ver com a primeira obra que eles lançaram por aqui. O primeiro é muito mais voltado a vida e ações dos Warren né ?! Esse aqui é totalmente voltado para a experiência da família - ele foi escrito pelo casal que vivenciou os acontecimentos - por isso a obra pode se tornar ainda mais interessante para quem curte o gênero !!!
      Se tiver a oportunidade de ler, não esquece de me contar o que achou, vou adorar saber !!!

      Excluir
  7. Izabel!
    O que mais gosto nos livros do casal é porque além de serem estudiosos sobre o assunto, os relatos e estudos são feitos em cima de casos reais que eles acompanharam.
    Na expectativa...
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor !
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito dessas obras pelo mesmo motivo Rudy !!! Uma coisa é conferirmos um filme de terror que é totalmente ficcional, outra muito diferente é ler uma obra escrita pelo casal que viveu a experiência !!! Por isso fico muito feliz em ter a chance de conferir essas obras, elas nos apresentam detalhes e situações que muitas vezes pensamos não serem verdadeiras.

      Excluir
  8. Gostei do tom da cor na capa, Darkside sempre capricha.
    Já ouvi falar do casal Ed e Lorraine Warren,mas ainda não li nada desses eventos sobrenaturais, mas encaro, não tenho medo não,rs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Izabel! Esse é um livro que tenho interesse, porém também tenho receio. Não sou muito íntima de histórias de terror e acredito que o conteúdo seja um tanto perturbador, como você citou. Acho que eu devo gostar, mas sempre acabo empurrando ele pro final da lista, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Amo livros de terror e esse é um dos que eu quero muito ler. Alem do mais, essa edição da darkside está lindíssima.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Iza! Não sou fã de livros de terror, mas os do casal ed e lorrane sempre me deixam curiosa, não conheço muito da história deles. Histórias de casas assombradas sempre me deixam com medo e eu fico noite sem dormir, imagino como deve ser ter passado por isso ainda criança. Como sempre a darkside arrasando nas edições.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Izabel!
    Adoro livros de terror e sobrenaturais e quando são lindos e com uma edição maravilhosa da Darkside é melhor ainda!! Tenho o primeiro livro é amei!!
    Bjos

    ResponderExcluir