No ano de 1986, a família Snedeker fixava residência em uma pequena cidade do estado de Nova Iorque. O casal, cujo caminho tornou-se um só graças às forças misteriosas do destino, já havia enfrentado alguns desafios em suas trajetórias separadas, porém, estavam a ponto de ingressar na maior provação de suas idas.  É durante o mês de abril daquele ano que seu filho, Stephen, desenvolve uma tosse seca e insistente, o que mais tarde seria diagnosticado como câncer e,  consequentemente, viria a transformar e abalar a vida de todos os membros da família. 

Por estarem localizados a uma distância considerável do hospital em que Stephen realizava seu tratamento, o que, para além de todo o desgaste físico e mental do garoto e seus pais, eleva os gastos da família, os Snedeker lançam-se em busca de uma nova residência, próxima ao hospital, e espaçosa o suficiente para abrigar confortavelmente cada um de seus filhos. O desamparo de Carmen e Al na busca pela nova moradia acaba por levá-los ao terreno pertencente a uma grande casa, cujo dono vinha reformando para abrigar novos inquilinos e que, termina por transformar-se no novo lar da família, mas também em seu maior pesadelo.
Pouco a pouco, Stephen e seus irmãos demonstram o medo que sentem com relação a casa, a apreensão inexplicável que sentem quando estão no porão e não são capazes de explicar os eventos sombrios e estranhos que lá ocorrem. O que de início poderia se passar por uma simples e inofensiva pegadinha de crianças, acaba por mostrar-se maior, terrível e diabólico, culminando em ataques e exaustão de cada membro da família.
Lugar Sombrio é o mais novo título a ser acrescentado aos Arquivos Sobrenaturais, obras literárias intimamente ligadas a eventos sombrios e demoníacos, que aterrorizaram famílias e indivíduos ao longo de semanas, meses ou anos e, por sua vez, foram atendidos, direta ou indiretamente, pelo casal Ed e Lorraine Warren.
Aqueles que possuem algum tipo de interesse pelo assunto, acompanham o universo de Invocação do Mal nos cinemas e, por curiosidade, necessidade de conhecimento ou dúvidas, buscam adentrar-se ainda mais na questão, serão capazes de reconhecer os caminhos, detalhes, angustias e a própria luta da família aqui apresentada quando encontra-se frente a frente com espíritos e forças demoníacas. Lugar Sombrio não foge do que encontramos em outras obras do gênero – Ed e Lorraine Warren: Demonologistas e 1977: Enfield, para citar alguns – apresentando ao leitor um breve histórico da família, os eventos que a levaram para perto das garras de entes que estão além de nossa imaginação e toda a luta pela superação da força opressora.
Apesar de não apresentar uma sequência de acontecimentos única, uma estratégia que difere o que já acompanhamos em outras obras do gênero, o espírito opressor de Carmen e Al Snedeker demonstra peculiaridades que, a leitora que vos fala nunca teve qualquer tipo de conhecimento. Onde as etapas de uma ação sobrenatural se assemelham a todas as outras, as ações e opressões cometidas perante a família Snedeker destacam-se pela violência, invasão e assombro, destacando um caminho muito mais assustador do que outras obras, pertencentes aos Arquivos Sobrenaturais, publicados pela Darkside Books, já foram capazes de demonstrar.

Aqui encontramos uma casa assombrada por um espírito demoníaco que fora atraído por conta da maldade e falta de moral humana. Percebemos todo o tempo que passou “hibernando”, esperando pelo momento em que encontrasse forças para oprimir uma família que, por sua vez, vinha enfrentando dificuldade atrás de dificuldade. Por possuir detalhes e peculiaridades únicos, este caso torna-se muito mais aterrorizante, compensando o fato de que muito do que encontramos aqui, já nos é velho conhecido.

Confira a série Arquivos Sobrenaturais

Lugar Sombrio é o relato de uma família, dos eventos que os levaram a entrar nos domínios de uma casa assombrada, das experiências aterrorizantes pelas quais passaram e como, após todo o sofrimento, erros e desafios, viram-se livres de seu maior pesadelo. A obra, com toda certeza, surpreenderá aqueles que nunca tiveram qualquer contato com narrativas do gênero, da mesma forma, assombrará com seus detalhes os leitores mais acostumados com obras voltadas a assuntos sobrenaturais. De um jeito ou de outro, finalizaremos a leitura com apreensão para com o desconhecido e desejaremos nunca ter de vivenciar os eventos aqui apresentados.

  • In a Dark Place
  • Autor: Carmen Reed; Al Snedeker e Ray Garton
  • Tradução: Eduardo Alves
  • Ano: 2017
  • Editora: Darkside Books
  • Páginas: 272
  • Amazon

rela
ciona
dos