Vou começar essa resenha uma pouco as avessas. Ao invés de eu apresentar do que se trata o livro primeiro, eu já quero deixar bem claro o quanto esse livro é maravilhoso em muitos aspectos – que serão explicados ao longo da resenha. Ryane Leão nos diz mais do que muitos livros em poucas palavras. Tudo Nela Brilha e Queima é uma seleção de poemas autorais de Ryane Leão que falam sobre empoderamento feminino e negro.

Não é atoa que o subtítulo do livro é “poemas de luta e amor”. A autora escancara verdades e não tem medo falar de temas polêmicos fazendo fortes críticas a nossa sociedade. Entre os temas trabalhados na poesia de Ryane está o preconceito e relacionamentos abusivos. Suas palavras acabam se tornando uma fonte de força para as mulheres – principalmente, mulheres negras – continuarem lutando.
E nem tudo nela só “queima”, a autora também traz uma série de poemas sobre as múltiplas formas de amor. Com certeza, os meus favoritos são os que envolvem a valorização do amor próprio que todas nós devemos cultivar. Se não fosse suficiente essa série de poemas incríveis, o livro conta com ilustrações lindas de Laura Athayde. As imagens se misturam com o significado dos poemas e se tornam um conjunto que elevam ainda mais o livro como um todo.
mulher de luta
o beijo dela
tinha gosto
de liberdade


Tudo Nela Brilha e Queima é o livro de estreia de Ryane Leão, autora nacional negra, professora e poeta. Mas antes do livro, suas palavras começaram a ser espalhadas pela cidade de São Paulo através do projeto Onde Jazz o Meu Coração. Nele a autora cola cartazes pela cidade tornando o espaço público também um lugar de reflexão.Só peço que você tome cuidado para não engolir o livro de uma vez só. Por mais tentador que seja querer absorver todos esses poemas de uma vez, durante a leitura, separe um tempo para refletir verdadeiramente sobre tudo que a autora nos propõe a refletir. Deixe as palavras de Ryane Leão brilha e queimar dentro de você.

repetirei quantas vezes
for preciso
que sua casa
é você mesma

  • Tudo Nela Brilha e Queima
  • Autor: Ryane Leão
  • Tradução: -
  • Ano: 2017
  • Editora: Planeta de Livros
  • Páginas: 192
  • Amazon

rela
ciona
dos