Margaret Murry é uma garota comum de doze anos – bem, na verdade, a pobrezinha sempre acreditou ser nada mais do que uma garota comum de doze anos.
Ao contrário de seus dois irmãos gêmeos, que sabem evitar valentões e conseguem manter as notas na escola, Meg entra em confusão a todo momento e não entende porque não pode realizar os exercícios de física e matemática à sua própria maneira – muito mais rápida e eficiente, por sinal. Ela também não possui a habilidade de ler e compreender a mente das pessoas, coisa que seu irmãozinho Charles realiza com tamanha facilidade. Porém, nossa querida personagem principal possui algo em comum a todos os membros da família Murry, ela sente uma falta tremenda do pai que, durante experimentos misteriosos em seu laboratório, desapareceu sem deixar rastros.
Durante uma noite assustadora de tempestade, Meg, Charles e a mãe das crianças, se encontram na cozinha enquanto esperam o caos do lado de fora passar, não demora muito para que uma convidada peculiar apareça para lhes fazer companhia e, com sua conversa absurda e atitudes imprevisíveis, deixar no ar a promessa de uma grande aventura.
No dia seguinte à tempestade, Charles e Meg saem para passear com o grande e adorável cão da família, tendo seu caminho direcionado para a atual residência das Senhoras Quequeé, Quem e Qual. O encontro entre os personagens, muito mais do que destinado a apresentações, possui um grande propósito, resgatar o pai de Meg e trazê-lo para casa em segurança. Agora os irmãos seguirão para a aventura de suas vidas, descobrirão novos mundos e dimensões nunca antes vistas e, com o auxílio de seres de grande conhecimento e bondade, enfrentarão uma grande jornada para salvar seu querido pai.
Uma Dobra no Tempo é aquele livro infanto-juvenil que não possui medo de apresentar conceitos, mundos e mensagens para seus pequenos e, possivelmente, iniciantes leitores. Publicado pela primeira vez em 1962, após ser recusado por diversas editoras, a obra surge para demonstrar que, apesar da escrita simples e acessível, a essência da literatura e da narrativa na história da humanidade permanecem intactas. Muito mais do que uma grande aventura fantástica, o livro apresenta ao leitor reflexões e mensagens sobre a vida, sobre os elementos mais importantes ligados ao ser humano, como o amor e a amizade, muitas vezes deixados de lado em prol da diversão e falta de profundidade.
Madeleine L’Engle, com toda a habilidade e graça de uma autora que sabia onde pretendia chegar, constrói uma narrativa fantástica com direito a elementos clássicos de uma ótima ficção científica. Apesar de não ter medo de destacar conceitos, e apresentá-los de forma leve e divertida aos leitores mais novos, a obra está muito mais voltada ao universo da literatura fantástica, destacando seres nunca antes conhecidos, mundos impossíveis e elementos que, infelizmente, apenas poderiam existir em nossa imaginação.
Muito mais do que uma história repleta de aventura e mensagens que, como sempre soube a autora, devem ser repassadas para os membros mais novos de nossa sociedade, a edição brasileira posiciona-se no mesmo nível da história que contém dentro de si. Com projeto gráfico acertado, formatação e diagramação precisas, toda a magia desta obra é repassada para o livro físico, deixando aqueles leitores apaixonados por literatura e que, assim como a autora, são capazes de compreender a importância desta na sociedade, finalizem a leitura e observem a edição que possuem em mãos com o coração repleto de amor por perceber todo o carinho da editora.

Confira a série Uma Dobra no Tempo

Apesar de se tratar de uma obra infanto-juvenil, Uma Dobra no Tempo, com toda sua graça, magia e aventuras, transporta até mesmo os leitores maduros para uma jornada que vale a pena ser lida. Com mensagens relevantes e conceitos de física, além do mais belo universo fantástico, o primeiro livro da série nos deixa com gostinho de quero mais, além, é claro, de manter os leitores ansiosos para ver as continuações sendo publicadas com o mesmo apreço e cuidado observado para com o primeiro capítulo desta história.

  • A Wrinkle in Time - Time Quintet #1
  • Autor: Madeleine L’Engle
  • Tradução: Érico Assis
  • Ano: 2017
  • Editora: Harper Collins
  • Páginas: 240
  • Amazon

rela
ciona
dos