Resenha: Uma Dobra no Tempo

Título original: A Wrinkle in Time
Autora: Madeleine L’Engle
Ano: 2017
Editora: Harper Collins
Páginas: 240

Margaret Murry é uma garota comum de doze anos – bem, na verdade, a pobrezinha sempre acreditou ser nada mais do que uma garota comum de doze anos. 

Ao contrário de seus dois irmãos gêmeos, que sabem evitar valentões e conseguem manter as notas na escola, Meg entra em confusão a todo momento e não entende porque não pode realizar os exercícios de física e matemática à sua própria maneira - muito mais rápida e eficiente, por sinal. Ela também não possui a habilidade de ler e compreender a mente das pessoas, coisa que seu irmãozinho Charles realiza com tamanha facilidade. Porém, nossa querida personagem principal possui algo em comum a todos os membros da família Murry, ela sente uma falta tremenda do pai que, durante experimentos misteriosos em seu laboratório, desapareceu sem deixar rastros.

Durante uma noite assustadora de tempestade, Meg, Charles e a mãe das crianças, se encontram na cozinha enquanto esperam o caos do lado de fora passar, não demora muito para que uma convidada peculiar apareça para lhes fazer companhia e, com sua conversa absurda e atitudes imprevisíveis, deixar no ar a promessa de uma grande aventura.

No dia seguinte à tempestade, Charles e Meg saem para passear com o grande e adorável cão da família, tendo seu caminho direcionado para a atual residência das Senhoras Quequeé, Quem e Qual. O encontro entre os personagens, muito mais do que destinado a apresentações, possui um grande propósito, resgatar o pai de Meg e traze-lo para casa em segurança. Agora os irmãos seguirão para a aventura de suas vidas, descobrirão novos mundos e dimensões nunca antes vistas e, com o auxílio de seres de grande conhecimento e bondade, enfrentarão uma grande jornada para salvar seu querido pai.


Uma Dobra no Tempo é aquele livro infanto-juvenil que não possui medo de apresentar conceitos, mundos e mensagens para seus pequenos e, possivelmente, iniciantes leitores. Publicado pela primeira vez em 1962, após ser recusado por diversas editoras, a obra surge para demonstrar que, apesar da escrita simples e acessível, a essência da literatura e da narrativa na história da humanidade permanecem intactas. Muito mais do que uma grande aventura fantástica, o livro apresenta ao leitor reflexões e mensagens sobre a vida, sobre os elementos mais importantes ligados ao ser humano, como o amor e a amizade, muitas vezes deixados de lado em prol da diversão e falta de profundidade.

Madeleine L’Engle, com toda a habilidade e graça de uma autora que sabia onde pretendia chegar, constrói uma narrativa fantástica com direito a elementos clássicos de uma ótima ficção científica. Apesar de não ter medo de destacar conceitos, e apresentá-los de forma leve e divertida aos leitores mais novos, a obra está muito mais voltada ao universo da literatura fantástica, destacando seres nunca antes conhecidos, mundos impossíveis e elementos que, infelizmente, apenas poderiam existir em nossa imaginação.

Muito mais do que uma história repleta de aventura e mensagens que, como sempre soube a autora, devem ser repassadas para os membros mais novos de nossa sociedade, a edição brasileira posiciona-se no mesmo nível da história que contém dentro de si. Com projeto gráfico acertado, formatação e diagramação precisas, toda a magia desta obra é repassada para o livro físico, deixando aqueles leitores apaixonados por literatura e que, assim como a autora, são capazes de compreender a importância desta na sociedade, finalizem a leitura e observem a edição que possuem em mãos com o coração repleto de amor por perceber todo o carinho da editora.

Apesar de se tratar de uma obra infanto-juvenil, Uma Dobra no Tempo, com toda sua graça, magia e aventuras, transporta até mesmo os leitores maduros para uma jornada que vale a pena ser lida. Com mensagens relevantes e conceitos de física, além do mais belo universo fantástico, o primeiro livro da série nos deixa com gostinho de quero mais, além, é claro, de manter os leitores ansiosos para ver as continuações sendo publicadas com o mesmo apreço e cuidado observado para com o primeiro capítulo desta história.

32 comentários

  1. Bel, que resenha mais incrível!
    Estou com um exemplar deste livro aqui e depois de ler sua resenha tão entusiasta, certamente quero lê-lo o quanto antes!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma gracinha Maria, acho que irá curtir muito a leitura !!!
      Depois vou querer saber o que achou !!! ^-^

      Excluir
  2. Oi, Izabel.

    Nossa, é uma aventura em um mundo completamente diferente na busca por respostas e pelo pai do Charles e da Meg.

    Aventura essa, que acho não se sabe bem o que irão encontrar e descobrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma jornada incrível de personagens !!! Fiquei encantada com a obra e estou louca para ler as continuações, espero que a Harper Collins continue publicando essa série por aqui !!! *-*

      Excluir
  3. Adoro historias infanto juvenis e essa parece ser uma boa aventura, ainda mais por passar mensagens ao leitor de coisas que precisamos muito e fica cada vez mais achar, fiquei intrigada com o que aconteceu a pai da protagonista. Que nomes estranhos o dessas senhoras dei risada. Mas esperava mais três estrelas deve deixar algo a desejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por se tratar de um infanto-juvenil, e por já ter passado da fase em que me aventuraria por esse tipo de livro, apesar de gostar da obra, não posso negar que a vejo com um olhar muito mais maduro do que do público a que está voltado, assim minha nota reflete minha visão. O que não tira o mérito do livro e nem as mensagens que ele proporciona, só não é aquele livro que me deixa louca para compartilhar com todos, entende ??? XD

      Excluir
  4. Eu não dispenso nunca um livro infanto-juvenil e não dispenso também história sobre viagens no tempo, tempo!
    Parece ser uma história doce, terna e sim, com inúmeras mensagens que certamente ficam na mente e coração de quem lê a obra.
    Se minha pouca memória ajudar, tá vindo um filme né?
    Vou ler com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, sim flor, o filme será lançado esse ano e conta com Oprah e Reese Witherspoon no elenco !!! Estou bem curiosa para descobrir como eles irão apresentar essa história em formato de filme !!! *-*

      Excluir
  5. Mesmo sendo uma aventura juvenil gostei de saber que atinge a vários públicos e achei a premissa bem interessante, assim como a resenha. *__*

    ResponderExcluir
  6. Olá! É sempre maravilhoso como obras infanto-juvenis conseguem atingir públicos diferentes e passar lições mesmo para os leitores mais adultos. Melhor ainda quando o livro possui elementos de fantasia e ficção científica, iniciando os pequenos em aventuras por outros mundos e incentivando a imaginação. Parece uma dica incrível! Lerei se tiver a oportunidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro já entrou para a lista de livros que pretendo comprar para minha sobrinha !!! É muito fofo, e cheio de mensagens importantes, quero muito ver a reação dela com relação a essa história !!! ^-^
      Se tiver a oportunidade, leia sim Uma Dobra no Tempo, tenho certeza de que esse livro irá te encantar !!!

      Excluir
  7. Já​ estou curiosa a respeito desse livro a um tempo e acabei comprando ele. E ao que parece a cada resenha que leio ela só aumenta e fico cada vez mais encantada. Gostei da resenha e acredito que estarei lendo ele em breve. Espero gostar tanto dele como o tamanho do meu interesse nele no momento. Só não sabia ainda que ele tem uma sequência, não tinha tido acesso a essa informação, pensei ser volume único, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me falha a memória, a série é composta de cinco livros Luma, os títulos estão dispostos na parte inferior da contracapa da edição brasileira !!! ;)
      Espero que curta a leitura. Não esqueça de me contar o que achou, após finalizá-la !!!

      Excluir
  8. Oi Izabel.
    Esse livro parece um bom infanto-juvenil, com toques de magia e aventuras.
    Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com o pai e se ele será encontrado. Achei bem legal os irmãos da protagonistas ter poderes. Espero que Margaret tenha algum poder também rs
    Não sei se irei ler, pois estou evitando começar novas séries.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, o Charles é um amorzinho, rsrsrsr, confesso que foi um dos meus personagens preferidos ao longo desse primeiro capítulo da série !!! *-*
      Olha, com tudo o que aconteceu ao longo desse primeiro livro, não acho que Margaret terá poderes, mas alguma coisa existe nela, só ainda não consegui descobrir o que é, rsrsrs. Espero que os próximos livros expliquem isso !!!

      Excluir
  9. Esse livro deve ser uma aventura e tanto!! É curioso conhecer mundos diferentes do nosso, assim como seus costumes, podemos aprender muitas coisas. Nem li o livro e já torço para que Meg e Charles consigam encontrar seu pai!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meg e Charles são uns amorzinhos !!! É difícil não torcer por eles !!! XD

      Excluir
  10. Esse livro parece ser bom, apesar de eu não gostar desse tipo de livro, ele parece ser um bom para se arriscar.

    ResponderExcluir
  11. Não sabia que era um livro infanto-juvenil, nem que já tinha sido lançado. Pela capa, jamais imaginaria tratar-se de uma obra de fantasia direcionada ao público mais jovem.
    Olhe, gostei muito da resenha, do livro, do que ele parece abordar... Me lembrou "AS Crônicas de Nárnia". Bom saber que o livro desenvolve temas que muitas vezes são esquecidos, principalmente por ser direcionado aos jovens.
    Faz parte de uma série?
    Opa! Já quero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro também lembra bastante O Mágico de Oz, principalmente por conta da jornada de personagem, que é muito forte nesse primeiro capítulo !!!
      E sim, Uma Dobra no Tempo faz parte de uma série de cinco livros !!! Não tenho certeza se os outros livros já foram lançados - alguma vez - aqui no Brasil, mas espero que a Harper Collins continue publicando essa série por aqui !!! S2

      Excluir
  12. Olha, vi que este livro está em alta por causa do lançamento do filme, mas não sabia que era infanto-juvenil. Parece ser bem gostoso de ler! Gostei ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é um amorzinho só !!!
      Estou mega curiosa pelo filme, espero que eles acertem a mão !!! XD

      Excluir
  13. Oi izabel, não tenho costume de ler livros infanto-juvenil, mas o fato de esse livro ser adaptado para os cinemas em breve me deixou curiosa. Descobri que era infanto-juvenil na resenha por que eu nunca imaginaria vendo essa capa, jurava que era um livro de ficção científica voltado mais ao público adulto, também não imaginava que era uma série e isso me desanimou um pouco, estou com muitas séries para serem concluídas e muitas outras na lista para começar. Se o filme estourar eu com certeza lerei :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso estar enganada Júlia, mas a capa da edição publicada no ano passado pela Harper Collins condiz com uma das imagens promocionais que criaram para o filme, talvez por esse motivo ele tenha passado a sensação de se tratar de uma obra mais voltada para o público adulto. Mas, apesar de se tratar de um infanto-juvenil, ele pode ser lido por leitores maduros sem problemas !!! ;)
      Espero que tenha a chance de conferir essa obra !!!

      Excluir
  14. Oi, Izabel!!
    Gostei de conhecer um pouco sobre esse livro adoro uma boa aventura e quando são livros infanto-juvenil gosto mais ainda!! Amei a premissa e fiquei bem curiosa sobre a adaptado para os cinemas desse estória!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que se interessou pela obra Marta !!!
      Também estou mega curiosa para assistir a adaptação, espero que seja tão graciosa e cheia de aventuras quanto o livro que lhe deu origem !!!

      Excluir
  15. Izabel!
    Bom ver que a cada nova página virada, foi um descoberta e emoção.
    Amo ficção científica e ver um livro bem escrito, com detalhes e envolvente é fascinante.
    Adoro tema como viagem no tempo, parece que viajo junto.
    E amo também livros infanto juvenis, carregados de aventuras e descobertas.
    Adorei a resenha.
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro possuí uma escrita tão simples e acessível, que mesmo se tratando de um infanto-juvenil, acabamos sendo transportados pela história !!! Acredito que as mensagens também ajudam muito, pois assim os leitores mais maduros sentem aquele aconchego no coração, rsrsrs, eu, pelo menos, sou assim !!! XD

      Excluir
  16. Pela capa não diria que é infanto-juvenil. Há obras destinada a jovens leitores que encantam independente da idade.
    Ah, acho incrível o poder da imaginação presente na literatura fantástica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa engana mesmo né ?! Mas como citei em um dos comentários acima, ela segue uma das imagens promocionais da adaptação cinematográfica. De minha parte, achei que acertaram ao escolher essa capa, e não os posteres que foram criados posteriormente, rsrsrs, não sou muito fã de capas com imagens de filmes, rsrsrsr.
      Mas apesar de tudo, é uma leitura que vale a pena !!! ^-^

      Excluir