Após conhecermos o desfecho das três irmãs Noirot, finalmente iremos conhecer a história de Clara Fairfax, grande amiga de nossas já conhecidas amigas. Clara é uma personagem que apareceu muito nos outros volumes da série, portanto, todo fã já ansiava pelo seu livro. Depois de um quase noivado terminado com um Duque e um escândalo envolvendo seu nome, finalmente temos Romances Entre Rendas, quarto livro da série As Modistas da autora Loretta Chase.
Mas não foram os tropeços do passado que tiraram Clara do centro das atenções, extremamente linda, ela é o melhor partido da temporada e por este motivo, mesmo ao final dela, continua recebendo propostas de casamento, apaixonadas e atrapalhadas, de seus pretendentes. Fato que não agrada nem um pouco a jovem de 22 anos. Os acontecimentos passados parecem ter moldado Clara e agora ela exige que não seja mais considerada como apenas um objeto, algo que na época era um grande obstáculo para as mulheres. Mesmo dentro as limitações Clara decide dedicar-se a caridade e apadrinhar um casal de irmãos desafortunados que se encontram separados. Para isso, ela solicita a ajuda de um familiar, porém, desconhecido advogado.
Oliver Radford, conheceu a família de Fairfax quando criança, quando sofria os piores tipos de bullying por não pertencer a nobreza, mas sim a classe trabalhadora, coisa que de fato, nunca o incomodou, mas um episódio em especial ao lado de Clara, fizera que ele nunca se esquecesse da pequena loirinha de dente lascado. Anos depois a mesma menina o reconhecera no seu escritório de advocacia, envolvida em planos que não condiziam para damas da idade dela, muito menos da nobreza. Trabalhando juntos, o envolvimento diário e as doces lembranças da infância, podem fazer do encontro de Clara e Radford algo a mais e despertar em ambos sentimentos confusos, porém verdadeiros. O que esperar da união da garota mais desejada de toda Londres e do solteiro mais improvável?

– O senhor não tem noção de como é minha vida no mundo que chama de fantasia – prosseguiu ela, no mesmo tom tenso. – Não sabe o que é passar a vida inteira numa redoma, com todos ao seu redor protegendo-o principalmente de si mesmo, porque acham que não se comporta como uma garota deveria se comportar.

Neste volume é possível perceber, finalmente, a verdadeira essência de Clara, o quanto é inteligente, voraz, sensível e mais do que corajosa. Uma mulher que não se vê conformada pelo conforto de sua classe social, mas sim aprisionada pelas amarras que a sociedade a veste. Nos outros volumes sempre tivemos uma visão muito superficial de Clara, o que sugere que tiremos conclusões precipitadas sobre sua real personalidade. Sem dúvidas, todos os acontecimentos que ocorreram nos volumes passados contribuíram para o desenvolvimento da Clara de Romances Entre Rendas.
Com um lugar cativo desde seu nascimento, as cenas em que Clara explode em relação sua condição como mulher e expõem todas as suas frustrações, sem dúvidas rendem ao leitor os melhores trechos, que justificam não só suas atitudes, mas como nos inspira a refletir sobre a verdade por trás do glamour da aristocracia. Clara não pode demonstrar muita inteligência, não pode ler livros demais, não pode resolver seus próprios problemas, não pode andar sozinha na rua, não pode, não pode… Acompanhar todo este misto de sentimentos na personagem, desenvolveu em mim uma admiração e entender do porquê, ela buscar sua libertação, mesmo em pequenos atos rebeldes.
Por outro lado, mais vez Loretta Chase trabalha com um par romântico de classes sociais diferentes e isso é o que mais me encanta na série da autora. Trabalhadores, por mais dignos e sofisticados que fossem viviam em outro mundo e conviver entre a nobreza para alguns era uma grande exceção ou até um impedimento. Oliver é um homem extremamente focado e dedicado a sua profissão e família. Diferentemente dos mocinhos dos outros livros, aqui não temos um libertino, que gasta rios de dinheiro com bebidas ou mulheres. Oliver vive pelo trabalho e pelos direitos da população mais pobre, o que esperar quando um advogado passa a apoiar e admirar as aventuras de uma jovem em busca de justiça?

Juntos, Clara e Oliver formam um casal que se completa, que protagonizam diálogos inteligentes e cenas divertidas. Aqui realmente temos parceiros que funcionam melhores juntos. Com um toque de mistério e investigação, o volume que encerra esta série possui uma história digna para ele. Muito além disso, Clara recebe o desfecho que sempre sonhou, com espaço para revelar sua verdadeira personalidade, sonhos e do modo que realmente é, não da forma que foi criada para ser. Acredito que isto seja o melhor da redenção da personagem. Seu crescimento e amadurecimento até chegarmos na última página desde volume. É lindo e um achei perfeito.

Também neste volume podemos conferir, entre as notas finais da autora, uma série de respostas quanto a possíveis dúvidas que podem aparecer durante a leitura. Estas explicações contêm embasamento histórico, mas que em algumas a autora tomou certas liberdades para adequá-las em sua história. Alguns exemplos disso é a situação dos assuntos legais na vida de Oliver e real data do surgimento das escolas para crianças abandonadas na época. Outro ponto interessante é que durante a narrativa a autora abusa das descrições dos vestidos e acessórios das mulheres da série, afinal, estamos falando da série As Modistas. Todas estas descrições e detalhes são baseados em roupas reais retirados de revistas e jornais do século XVIII. Uma breve explicação sobre a moeda utilizada também é feita, o que eu achei realmente incrível, pois sempre vi os termos, xelins e pences em outros livros e nunca cheguei a entender realmente como se aplicavam.
Eu particularmente gosto muito dessa preocupação da autora em explicar a sua licença poética e como Loretta Chase faz realmente o dever de casa para compor suas histórias e enriquece-las acima de tudo. A cada início de capitulo podemos conferir vários trechos de documentos que realmente existiram e também citações de Odisseia de Homero, livro muito importante para Oliver. Ou seja, as obras da autora são para deixar qualquer fã de romance de época bobo com tamanho cuidado e dedicação.

A autora encontrou um tom próprio para cada volume desta série. Abordou questões mais políticas, falou sobre a relação da burguesia com a nobreza e trouxe personagens marcantes e com personalidades únicas. Eu sabia que minha experiência dúbia com Volúpia de Veludo não estragaria o meu encantamento com esta série e Romance Entre Rendas, além encerrar tudo com chave de ouro, serve também para matar a saudade do leitor quanto aos outros personagens, mais uma vez continuou trabalhando temáticas poucos usuais entre o gênero e ainda nos presenteou com um casal único e atrevido, que contou com o destino para presenteá-los com as circunstancias mais surpreendentes e apaixonantes.

  • Dukes Prefer Blondes
  • Autor: Loretta Chase
  • Tradução: Simone Reisner
  • Ano: 2017
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 320
  • Amazon

rela
ciona
dos