Mudanças nunca são fáceis. Se adequar a uma nova rotina, uma nova vizinhança, uma nova escola… tudo faz parte deste processo que ao mesmo tempo que é renovador, um recomeço, também pode ser desesperador.
Julie e sua mãe resolvem se mudar para o outro lado do país após a morte do pai. Porém, como bem sabemos, o início desta nova vida pode ser um tanto quanto complicado. A nova escola não é muito receptiva, os novos colegas pouco se preocupam em serem legais e ainda tem Arthur, um garoto que parece sempre disposto a tirar sarro dos seus all-stars. Mas quem era ele, poxa, ele usa mocassins! Quem usa mocassins hoje em dia?
Como uma boa história adolescente, o livro traz à tona todos os sentimentos que permeiam nossa vida nesta época da vida. São tempos de descobertas e aprendizado, então é natural que tropecemos, que caiamos para enfim nos levantarmos para aprender com os erros. A história de Julie é assim, aqui iremos e viremos de cenas engraçadas para aquelas de apertar o coração, dignas de se tirar algumas lágrimas. São altos e baixos essenciais para o amadurecimento da nossa protagonista e assim tiramos a verdadeira mensagem do livro, sobre o valor da família, das amizades e claro, do amor.

-Te vejo por aí, Jul. JUL? […] Faça-me o favor! Por que ele acha que pode me chamar de Jul?

 

A escrita da Clara Savelli é muito descontraída, de forma que as quase 400 páginas do livro passam rapidinho. A narrativa em primeira pessoa também contribui com isso e eu logo coloquei a minha capinha de adolescente e voltei aos meus tempos de colégio, tudo para ficar mais próxima de Julie e seus amigos. A tática funcionou direitinho e logo eu já estava encantada por todo o cenário colegial criado pela a autora.
A história é recheada por personagens estereotipados, é verdade, mas convenhamos, a adolescência é permeada por clichês da vida real. Sendo assim, teremos direito a um mocinho popular, misterioso e irritantemente lindo e também as patricinhas metidas que amam destilar veneno. Arthur é um mistério, o menino leva muito fama nas suas costas, mas apenas quando o conhecemos profundamente sabemos quem ele é realmente e quando isso acontece, acho impossível você não se apegar a ele. Mas o destaque mesmo vai para David, que compartilha com Julie, talvez, uma das piores dores. Ela por sua vez, me irritou um pouco, mas como qualquer pessoa, humana e vulnerável, ela é suscetível a erros. De qualquer forma a personalidade de Julie se destaca, ela é muito divertida, o tipo de amiga que queremos ter em nosso círculo de amizades.
Clara Savelli é uma autora independente e já acumulou milhares de leituras em suas histórias, que iniciaram no finado Orkut e chegaram até o Wattpad, plataforma de leitura online. Além de Mocassins e All Stars, Clara também participou da coletânea de contos chamado Mundos Paralelos que saiu pela Abril. Acampamento de Inverno Para Músicos (não tão) Talentosos também é outro livro finalizado pela autora e que ganhou sua própria campanha de publicação no ano passado.
A edição física de Mocassins e All Stars é linda, fofa e delicada como a história. O trabalho gráfico, o papel e a capa são de um material muito bom e eu tenho certeza que irá durar por muito tempo na minha estante. É até mesmo muito superior a alguns livros de algumas editoras que tenho por aqui. Na contracapa temos ilustrações de vários mocassins e all-stars, o que eu achei lindo! Achei a fonte um pouco miúda demais, mas eu sou meio cega, então relevem esta minha observação.
Enfim, Mocassins e All Stars é uma história adorável, leve e cheia de significado. Fala sobre as dificuldades da adolescência, sobre perdas dolorosas, mas também sobre amadurecimento, superação e recomeços. É uma leitura leve, um chick-lit adolescente ideal para quem procura sair daquelas ressacas que nos prende por dias. Te desejo todo o sucesso do mundo Clara, pois você e suas histórias apaixonantes merecem.

  • Mocassins e All Stars
  • Autor: Clara Savelli
  • Ano: 2015
  • Editora: Garcia Edizioni
  • Páginas: 400
  • Amazon

rela
ciona
dos