Serafina e A Capa Preta, do autor Robert Beatty, é o primeiro de uma trilogia lançada aqui no Brasil pela Editora Valentina.
Neste livro conheceremos Serafina, uma peculiar garotinha de 12 anos que vive, juntamente com seu pai, escondida no porão da Mansão Biltmore. O motivo de viver escondida é simples, Serafina é diferente das outras crianças, ela é ágil, enxerga no escuro, é uma ótima caçadora e possui pequenas garras em suas mãos. Apesar disso, ela vive bem, pois consegue explorar toda Biltmore a noite sem ser descoberta, uma das promessas que fizera ao seu pai, que é extremamente protetor. Porém, a tranquilidade de Serafina está prestes a acabar pois as crianças da mansão, misteriosamente, começam a sumir.
Serafina sabe que um estranho homem vestido com uma capa preta espreita os corredores escuros da mansão Biltmore, pois ela mesma quase foi uma das vítimas desse monstro. Agora, usando de suas habilidades, ela irá tentar proteger o próximo alvo deste horripilante homem, Braeden Vanderbilt, sobrinho órfão dos donos de Biltmore. Serafina está disposta a proteger o menino, nem que para isso ela precise revelar a todos da mansão a sua existência.
A leitura de Serafina e A Capa Preta é muito rápida. Por ser uma história mais direcionada ao público infantojuvenil, a trama objetiva do autor e a narrativa de fácil compreensão, estimula o leitor a continuar a leitura sem interrupções até que o livro acabe. Sem muitas delongas, o ritmo dos acontecimentos não atrapalha no andamento, nem mesmo passa a impressão de ser corrida demais. Está aí um dos pontos fortes do livro.

Pouco a pouco, o autor vai dando voz aos outros personagens da história e mesmo que não sejam o foco da trama, há espaço para que o leitor entenda o que está acontecendo nesta mansão e entenda pelo tempo suficiente quem são cada uma daquelas pessoas envolvidas nos desaparecimentos das crianças. Com estes detalhes é possível que criemos nossos primeiros palpites de quem está por trás da misteriosa capa preta e do porquê esta pessoa estar fazendo isso.
Outro ponto forte do livro é que a personagem age como uma criança de 12 anos e apesar da pouca idade da protagonista, eu amei cada decisão de Serafina no livro. Ela é uma personagem que sabe que é diferente, que sabe que tem algo de especial e ela, mesmo sabendo de todo receio do pai, não pensa duas vezes quando precisa ajudar um amigo. Ela é uma personagem bastante questionadora, que diante os perigos que espreitam a mansão, e a floresta que cerca Biltmore, acaba deixando que a coragem acabe falando mais alto, possibilitando então, que ela vá em busca de respostas. Em meio sua jornada, a personagem evolui, amadurece e conhece mais de si mesma e do mundo que está a sua volta. Todas estas descobertas são incríveis na história.
Serafina e A Capa Preta possui alguns elementos mágicos, então se você curte uma fantasia com um enredo mais leve, provavelmente vai se encantar com as aventuras de Serafina. O enredo que começa simples, vai ganhando forma e ao final eu tenho certeza que você se sentirá surpreso pelo universo que o autor acaba lhe apresentando, que é cheio de possibilidades. É uma história que cumpre seu papel, que é regado de mistério, suspense e de seus momentos mais sombrios também, mas tudo isso é muito bem equilibrado pela essência curiosa e valente de Serafina.

Uma curiosidade que queria trazer para vocês e que me surpreendeu bastante é que a Mansão Biltmore realmente existe e essa grande construção serviu como base e inspiração para que o autor criasse sua história. O local inclusive é aberto à visitação e se localiza em Asheville, em Carolina do Norte, então, diversas passagens do livro e detalhes que o autor dá de lugares em específico são reais, assim como a citação de alguns personagens históricos da família Vanderbilt. A trama criada por Robert Beatty se passa em 1899, quatro anos depois que a verdadeira mansão fora finalizada.

Este primeiro livro, apesar de possuir um início, meio e fim, deixa as portas abertas para novas aventuras de Serafina, que cada vez mais está se descobrindo. O próximo volume, de nome original Serafina and the Twisted Staff, promete abrir novos rumos para Serafina, que buscará mais sobre os segredos de suas origens e habilidades. Fica aqui a minha recomendação para esta leitura, este é o típico livro que pode te tirar de uma ressaca e que pode também servir como primeira experiência para quem deseja adentrar no mundo das fantasias.

  • Serafina and the Black Cloak - Serafina #1
  • Autor: Robert Beatty
  • Tradução: Maria Carmelita
  • Ano: 2018
  • Editora: Valentina
  • Páginas: 240
  • Amazon

rela
ciona
dos