Resenha: Um De Nós Está Mentindo

Título Original: One of Us is Lying
Autora: Karen M. McManus
Ano: 2018
Editora: Galera Record
Páginas: 384
Amazon - Saraiva

Após a apresentação do Very Important Book - VIB, o qual foi feito um post de cobertura aqui, eu fiquei muito empolgada com a apresentação feita pela equipe da editora e estava muito ansiosa para hora de pegar a leitura de Um de Nós Está Mentindo.  

A história é sobre um grupo de jovens que acaba na detenção pelo mesmo motivo: foram pegos com celulares pelo professor mais anti-tecnologia do colégio. Não demorou muito para eles chegarem à conclusão de que aquilo não passava de uma brincadeira de mau gosto. A questão é: quem gostaria de prejudicar todos eles? E por que, já que aparentemente eles tinham pouco em comum?

Bronwyn é uma garota inteligente e focada em entrar nas melhores universidades. Cooper é o atleta que é querido por todos na escola. Addy é uma garota bonita que chama bastante atenção e que tem um relacionamento bastante dependente com um dos atletas da escola. Nate é o bad boy que já teve muitos problemas com a polícia, mas que também era a principal fonte de produtos ilícitos do colégio. E Simon, o garoto mais detestado por ter um aplicativo onde o seu único objetivo é expor os segredos dos colegas.

"Ela é uma princesa, e você, um atleta – responde ele, apontando para Bronwyn e depois para Nate, - E você é um crânio. E também um criminoso. Vocês são todos estereótipos ambulantes de filmes de adolescentes."


A situação fica mais estranha quando Simon tem um ataque alérgico durante a detenção e acaba não sobrevivendo. Uma investigação é aberta depois que um texto escrito por Simon é postado na internet, onde ele revela segredos envolvendo (coincidentemente ou não) os outros quatro integrantes do grupo da detenção. Essas revelações que prometem arruinar as vidas deles dão bons motivos para eles quererem matar Simon. 

Karen M. McManus coloca cada um dos jovens suspeitos na linha de frente das narrativas, o que dá uma dinâmica ótima para leitura, alternando para cada um deles durante a investigação. Logo percebemos que as revelações no texto do Simon é só a ponta do iceberg, e que muitos outros segredos - inclusive, envolvendo outros estudantes - também estão prestes a ser revelados.

Além de todo o jogo de detetive que passamos durante a leitura, tentando descobrir quem foi o verdadeiro culpado, a autora aproveita para trabalhar temáticas importantes envolvendo o universo jovem. Cada um dos suspeitos tem os seus problemas pessoais e que podem servir de identificação para muitos leitores.



Minha única ressalva é que o tema mais importante, que não vou dizer pois é um spoiler (quem já leu, cuidado ao comentar sobre isso), não foi tão bem trabalhado como eu esperava. Inclusive, achei preocupantemente raso a forma como foi abordado, principalmente por ser um livro destinado ao público jovem. Um livro deixa de ser do autor assim que ele passa pelas mãos de um leitor. Ele se apropriará daquela história interpretando do seu jeito. Com isso, determinadas temáticas podem ser de fato só mais um acontecimento na história ou até mesmo um plot twist sensacional, mas para outros leitores podem abrir feridas e afetá-los de tal forma que é preciso deixar bem claro que existem outros caminhos.   

Devido à alternância de narrativas, as que eu mais ansiava eram do Nate e da Bronwyn! Eu shippei esse casal da primeira página a última deixando escapar sorrisinhos e arfadas durante a minha leitura. Mas de qualquer forma, os quatro personagens que narram a história são ótimos. Me senti muito envolvida por todos eles e esse livro foi responsável por me tirar de uma ressaca literária "braba". Se você não receber spoiler, com certeza, se surpreenderá com o final dessa história.

15 comentários

  1. Oi Nina, joia? Recebi este livor na caixinha do Clube do Livros e Citações, mas ainda não li.
    Estou beeem curiosa! Espero gostar muito.
    Adorei que são personagens alternados narrando a história, adoro livros assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai curtir, Tália <3

      Excluir
  2. Oi, Nina
    Simplesmente amei esse livro! Adoro temas adolescentes e esse mistério me figou desde o início. Só achei que o final ficou meio incompleto, senti que faltava algo, mas ainda assim amei.
    Beijos

    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nina.

    Achei o começo desse livro é um pouco arrastado, não tava gostando muito por ele ser teen, e eu não tô acostumada a ler livros de mistério assim... Eu até pensei em parar de lê-lo e ler outro livro.

    Mas, decidi ir em frente, e não me arrependi, pois fui sugada até a última página. E, é claro, eu fui enganada! Quase no final do livro, tudo tava um pouco óbvio, algumas pistas foram lançadas e eu, trouxa como sou, não desvendei o mistério. Criei três teorias mirabolantes e errei as três!

    Acabei me aperfeiçoando por alguns personagens, e não gostei de outros.

    Em alguns momentos, eu 'dizia' para tal personagem: "Rá! Te peguei! Eu sei que foi você!", aí, surgia outra pista e eu começava a desconfiar de outros personagens. Mas, não descartava um personagem em específico.

    O fato de todos os suspeitos terem seu ponto de vista narrado, ajudou bastante a engrenar a história. E a medida que os segredos iam sendo revelados, eu ia desconfiando mais ainda de alguns personagens.

    E eu concordo contigo, aquele tema deveria ter sido mais bem trabalhado, pois é de grande importância.

    Enfim, o livro é ótimo, apesar de não surpreender!

    ResponderExcluir
  4. Tenho namorado este livro desde seu lançamento e claro que já peguei inúmeras resenhas. Umas positivas, outras bem negativas. Claro também que já peguei spoiler de tudo que é tamanho e qualidade..rs Mas não me prendo a isso não.
    Acredito que livro seja realmente a questão do jeito da pessoa "ler e ver" ele.
    Independente disso, adoro estes enredos com personagens jovens, que sempre nos fazer associar a antigos colegas de escola e se tudo isso vier misturado a uma pitada de suspense e segredos escondidos, melhor ainda!
    Está na lista de desejados e espero ler o quanto antes.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá Nina!
    Tenho acompanhado mtas resenhas positivas sobre o livro e foi o que me deixou ainda mais interessada em conhecer a história, só espero não em decepcionar com a leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro, adoro esse clima de mistério e segredos, fiquei imaginando qual deles seriam o culpado da morte ou se seriam todos, isso deve deixar a trama bem instigante. É uma pena que teve esse ponto que não foi bem trabalhado espero que não seja a parte que é desvendado o culpado acho que deve ser bem trabalhado e que deve causar alguma surpresa no leitor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, quando essa obra foi lançada houve um grande buzz e desde então estou muito ansioso para conferi-la. Apesar das falhas nas abordagens dos temas que se propõe discutir, Um de Nós Está Mentindo consegue prender o leitor e convencê-lo acerca dos personagens, que possuem personalidades distintas. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oii, Nina. Fiquei muito curiosa com essa história desde que vi as pessoas recebendo na vib. O livro foi muito falado, mas teve muitos comentários negativos e isso tinha me feito perder um pouco a vontade, graças a sua resenha estou louca para comprar logo e formar minha opinião sobre essa história que parece fazer bem o meu tipo :D.
    É uma pena que tenha tido uma falha na abordagem desse tal tema. Espero que isso não me incomode. Adorei a resenha ♥

    ResponderExcluir
  9. Estou com esse livro na minha estante e ainda não consegui lê-lo. E a curiosidade aqui comigo... rsrs

    ResponderExcluir
  10. Olá! Conheci esse livro tem um tempinho, mas realmente não senti interesse em ler. Não sei se pelo fato da maior parte dos personagens serem jovens (geralmente não curto), ou pela própria narrativa.
    É interessante o fato da história ser passada ao leitor pela visão de diferentes personagens.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Desde o primeiro instante que vi esse livro no Skoob fiquei facinada querendo lê-lo e agora depois dessa resenha so me confirma que será uma boa leitura. Gosto dessa alternância entre as narrativas o que torna melhor de ver o ponto de vista de cada um. Achei interessante abordar assuntos do dia a dia que muitos jovens podem estar passando.

    ResponderExcluir
  12. Olá Nina.
    Quando vi a capa desse livro, logo me interessei. Adoro um suspense, só que lendo um pouco mais sobre ele, acabei vendo que não é bem uma história que pensei que teria, mas não descarto a ideia de lê-lo, mais por essa questão de curiosidade durante a trama.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Nina,
    São premissas como esta que me fazem querer sair correndo para adquirir um exemplar do livro. Um de nós está mentindo trás um mistério tão intrigante que quando ler vou desconfiar até da vítima. Apesar de todo ar de mistério não dá para ignorar que o livro aborda temas sérios e de grande importância para o desenvolvimento da história e dos personagens. Sim, houve um possível assassinato, mas não dá para esquecer que há 4 jovens passando por um momento traumático que pode mudar suas vidas para sempre. É livro para agradar diversos leitores e para nos fazer refletir a cada nova descoberta sobre o ocorrido.

    ResponderExcluir
  14. Esse é um livro que quero muito ler mas não pude ainda. Tenho acompanhado nos blogs e as indicações são òtimas. Espero não me decepcionar com a leitura.

    ResponderExcluir