Publicado pelo selo Outro Planeta ano passado, você pode até se enganar achando que Mary C. Müller se trata de uma autora internacional. Porém, Mary nasceu em Blumenau, Santa Catarina, e vive em Belo Horizonte atualmente. Além disso, toda a história do livro é ambientada no Brasil. Pode deixar o seu preconceito com a literatura nacional de lado, pois não é à toa que Mary conquistou mais de 2 milhões de leituras no Wattpad com Antes de Tudo Acabar.
Rafael está no ensino médio e está longe de ser um garoto “dentro dos padrões”. Se as dificuldades de ter que passar por uma fase tão cheia de dúvidas e angústias não bastasse, ele precisa cuidar da mãe alcoólatra. Nisso Rafa muitas vezes recorre a automutilação em segredo como forma de tentar lidar com as suas dores. Quem sempre o ajudou a segurar as pontas para não tomar medidas mais extremas, mesmo sem saber das mutilações, é sua melhor amiga Anne. Eles se conhecem desde que eram bebês e ambos compartilham a experiência de ter que lidar com pais problemáticos.
Seja pelo tempo ou pela proximidade – ou por ambos -, Rafa se vê apaixonado por sua melhor amiga. Mas tudo vira de cabeça para baixo quando Anne surge um belo dia com um namorado a tiracolo. O seu pai ausente reaparece querendo retomar o contato e com uma notícia que irá tirá-lo do eixo. E em meio a todas essas tensões, uma nova aluna da turma pode ser a chave para novos caminhos.

Era triste imaginar uma rotina toda baseada no fingimento, todos agindo como se estivesse tudo okay e normal.

 

Mary C. Müller trabalha muito bem o desenvolvimento dos personagens. Mesmo os mais secundários, ou os que aparecem uma ou duas vezes na história, são marcantes e possuem total relevância para história. Apesar da narrativa ser em primeira pessoa através do ponto de vista do Rafael, nós conseguimos conhecer todos os personagens suficientemente para fazer um julgamento sobre eles e sentir empatia. Isso se reflete no enredo que não deixa pontas soltas e faz com que o leitor se sinta imerso dentro dos conflitos de cada um. Ou seja, apesar dos problemas do Rafael ser o centro do livro, é impossível não refletir também sobre o que os outros personagens também estão passando.

Como ressaltei no começo da resenha, a história é ambientada no Brasil. Isso pode parecer um detalhe para alguns leitores, mas para mim é muito importante, ainda mais quando é feito de forma tão natural como Mary fez. Não apenas a ambientação, todos os acontecimentos e desdobramentos foram bastante verossímeis para nossa realidade.
Eu gostei bastante do trabalho de design da capa do livro, que traz elementos que compõe a história e amei as cores escolhidas. As folhas são amareladas e tem uma gramatura muito boa, além das letras serem de um tamanho confortável para leitura. Minha única ressalva em relação ao trabalho editorial da Editora Planeta foi a ausência de uma página informativa sobre canais de ajuda trazendo informações como telefone, endereços e sites de instituições que podem ajudar quem estiver passando pelos mesmos problemas emocionais e psicológicos que os personagens. É apenas uma página a mais que pode salvar vidas e que consiste no simples ato de dar informação às pessoas.

Esse é um young adult nacional bastante emotivo, com ótimas tiradas e, principalmente, muito bem escrito. Que além de abordar problemas familiares presentes em muitas famílias brasileiras, vai tocar o leitor com todo o misto de emoções que Rafael precisa aprender a lidar, numa idade onde tudo é ainda mais intenso. Fala sobre um garoto que precisa buscar mais sobre si, sobre amadurecimento e sobre as imprevisibilidades da vida, sejam elas existentes em nossas famílias, amizades ou amores. Mary C. Müller nos leva para dentro dos problemas dos personagens e nos faz questionar o que faríamos “antes de tudo acabar”.

  • Antes de Tudo Acabar
  • Autor: Mary C. Müller
  • Ano: 2017
  • Editora: Outro Planeta
  • Páginas: 256
  • Amazon

rela
ciona
dos