5 Thrillers para compor o seu Mês de Terror

Hoje chego aqui no Estante com uma missão muito especial. Indicar para vocês cinco dos meus thrillers favoritos (Que missão difícil!). Mas antes, o que são thrillers?

Conforme o Wikipédia, thriller é um gênero que usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos do gênero. Tanto o ato de esconder informações importantes do leitor como cenas de perseguições são características comuns em todos os subgêneros de thrillers, embora cada gênero tenha características próprias. Outra grande característica do thriller são os clímax criados para prender os leitores.

Sabendo disso, preciso dizer que não faz muito tempo que comecei a me aventurar por esse gênero literário. Sempre tive receio, confesso que ficava com um pouco de medo, coisas que colocamos na cabeça, ou melhor, pré-julgamos sem antes dar uma chance. Mas superado isso, resolvi me jogar e olha... tem sido surpreendente e muito gratificante. Hoje me considero uma apaixonada e viciada nessa temática e a cada dia busco conhecer novos autores e viver novas experiências.

Enfim, chega de conversa, vamos de fato ao que interessa que é compartilhar com vocês cinco thrillers que amei conhecer e que gostaria muito que vocês também dessem uma chance.


1 – A MULHER NA JANELA - A. J. Finn | Editora Arqueiro

Senhor, o que foi essa leitura! Ainda hoje sinto resquício do seu efeito sobre mim. A Mulher na Janela é muito mais que apenas um thriller psicológico, o livro aborda diversos temas e os entrelaça com sabedoria e sutileza. É importante ressaltar a riqueza de detalhes, o enredo é muito bem construído, nada aqui é aleatório ou impensado, a impressão que tive é que tudo foi muito bem calculado, planejado e posicionado de maneira perfeita no intuito de persuadir, de levar o leitor para as mais diversas direções, questionando não apenas a sanidade da protagonista como a dele próprio e isso foi realmente sensacional.

A obra aborda temas como violência doméstica, relações familiares, automedicação, abuso de bebidas alcoólicas, agorafobia e outros que com certeza não posso mencionar aqui, pois seria um grande spoiler. É de fato um livro muito completo e que não deixa nada em aberto e sem respostas. Ficou curioso? Quer saber um pouco mais sobre o livro? Então leia a resenha AQUI.

2 – NÃO CONFIE EM NINGUÉM - Charlie Donlea | Faro Editorial

Um minuto para que minhas emoções parem de ferver em minhas veias e minha sanidade retorne. O que foi esta leitura? Juro, só de recordar já arrepia. Não Confie em Ninguém me levou do céu ao inferno, me fez amá-lo e odiá-lo na mesma intensidade e ainda assim, se tiver que o definir em uma única palavra seria, genial. Isso porque nem mencionei que quis lhe dar cinco estrelas ao mesmo tempo em que queria dar duas. totalmente contraditório eu sei, e isso é mérito total de uma narrativa envolvente, surpreendente e chocante.

Não Confie em Ninguém é uma obra inquietante, angustiante, dolorosa, intensa, densa e voraz. Ela irá pegar suas emoções embaralhar e te deixar sem rumo, sem fala, sem reação. Charlea Donlea foi particularmente cruel, sua intenção era nos deixar com um sabor amargo na boca, e ainda assim extasiados diante de uma leitura perturbadora e fantástica. Nos pegamos tão absortos e chocados com as reviravoltas da história que não nos damos conta do virar das páginas, a leitura é dinâmica e muito rápida, ficamos ávidos pelo que está por vir, necessitando descobrir a verdade o mais rápido possível.

Nesta história acompanharemos a sede pela verdade de uma jovem que perdeu dez anos de sua vida desesperada pela liberdade, familiares, amigos, uma sociedade inteira te observando e acompanhando cada dia do seu trabalho e fatos que podem mudar tudo a qualquer momento. O que posso dizer a vocês, é que nada o que eu diga aqui, irá prepará-los para o que vocês irão encontrar.

3 – A GAROTA PERFEITA - Mary Kubica | Planeta de Livros Brasil

Uma mãe desesperada por qualquer pista que a coloque no caminho certo na busca por sua filha. Um detetive esforçado, preocupado com as possibilidades que envolvem um desaparecimento, principalmente um que aparentemente não deixou qualquer vestígio. Um pai relapso, egoísta, maníaco por trabalho e sua carreira. Um sequestrador em conflito com si mesmo, perdido em meio as suas escolhas e com um futuro incerto. Uma jovem linda, inteligente, talentosa e solitária. Uma família influente, aparentemente perfeita aos olhos da sociedade, mas que está totalmente danificada e sem nenhum alicerce. Escondidos atrás de mentiras e tramoias que resultou em uma situação que foge totalmente do controle.

A Garota Perfeita mescla passado e presente. Narrado através de três pontos de vistas: A mãe, o detetive e o sequestrador. Te convidando a desvendar o suspense e o mistério que paira sobre o desaparecimento de uma jovem de vinte e cinco anos, sem nenhum motivo aparente. Ela é Mia, filha de um poderoso Juiz, que acabou por abandonar tudo que seu pai desejava para ela, escolhendo viver do seu modo, tornando-se professora de artes, levando sua existência de maneira simplória e tranquila em seu pequeno apartamento, longe do show que é a vida de sua família. Fato esse que torna as investigações ainda mais difíceis, já que ninguém conhece de fato a rotina, amizades, e vida pessoal da jovem. Teria Mia, realmente sido sequestrada? E sem sim, quais as motivações por trás do seu rapto? Preparados para desvendar este mistério?

4 – ÓRFÃO X - Gregg Hurwitz | Planeta de Livros Brasil

Evan ou o Homem de Lugar Nenhum é cercado por mistérios, cuidados extremos e uma mania incansável de perseguição. Buscando sempre estar à frente de seus inimigos e a um passo daqueles que precisam de sua ajuda. Meticulosamente cuidadoso e atento a tudo e todos a sua volta. Um homem alto, atlético, bem-apessoado, treinado com afinco, exímio e eficiência, ele é o Órfão X, ou pelo menos foi quando o projeto Órfão o resgatou de um orfanato quando ele tinha doze anos, o transformando em um dos melhores agentes secretos já existentes, por sua dedicação, entrega e eficiência em suas missões.

Porém, determinada situação o fez questionar tudo e trouxe para dentro de si uma nova perspectiva, o que o fez abandonar seu antigo posto e se dedicar a quem verdadeiramente precisasse de ajuda, é quando o Homem de Lugar Nenhum, assume seu posto, um justiceiro solitário e muito eficaz... até que um pequeno deslize o faz ficar cara a cara novamente com seu passado e uma mira constante apontada em sua cabeça. É dado início a uma verdadeira caça, onde todas as suas habilidades serão exigidas e seus julgamentos colocados em prova.

Órfão X é uma obra eletrizante, capaz de te roubar o fôlego do início ao fim. A escrita de Gregg é envolvente e sua narrativa viciante, ele sabe como nos enredar em sua teia de mistérios que é cheia de suspense e reviravoltas. Dando vida a um personagem brilhante como Evan e tornando-o grande e herói aos nossos olhos.

5 – DEPOIS DA QUEDA - Dennis Lehane | Companhia das Letras

Uma mulher sem estrutura psicológica. Uma mulher a procura de algo que lhe falta, tentando preencher um vazio que habita dentro de si desde sua infância, buscando um sentido para sua existência. Demorei em me conectar com ela, a compreendê-la, mas, com certeza, esse foi um ponto proposital do autor. Para mim ele gera reflexões, questionamentos e acusações o tempo todo, desafiando o leitor. E tudo isso apresentado a partir de um único ponto de vista, o da própria Rachel, ou seja, não é muito confiável, o que torna tudo ainda mais complexo e intenso quanto ela própria.

Depois da Queda nos pega exatamente neste ponto: como reagimos após uma queda? Após perder o controle de algo que tínhamos tanta certeza de estar certo? Estamos cientes de como mudamos, nos transformamos após cada uma? O amor realmente deveria ser o sentimento que rege nossas escolhas? Aqui ele é apresentado em sua forma mais crua, selvagem. Inconsequente, louco e cruel, sendo usado como justificativa para atitudes impulsivas, insanas, errôneas. E ainda somos massacrados pela monstruosidade humana, seres egocêntricos e egoístas. E não posso deixar de mencionar sobre o quanto não conhecemos ninguém de verdade, tudo é uma teia de mentiras, um quebra-cabeça de enganos, dúvidas e inseguranças. Neste livro nada é entregue de mão beijada e rapidamente. As respostas para todas as perguntas chegam em dose homeopática, sempre deixando novas perguntas e tornando o final algo imprevisível.

Uau! Acho que está bom por hoje, né? Prometo que volto em algum momento com mais algumas dicas desse gênero que vem me conquistando mais a cada dia. Se tiverem curiosidade, aquela palpitaçãozinha no coração, leiam! A experiência de leitura será no mínimo interessante. Sempre é gratificante ler algo que te tire da zona de conforto, que te incite a pensar, a questionar valores, princípios e verdades que você tinha como absolutas. Desafie-se, e se não curtir aquela história em especifico, parta para a próxima!

E vocês, gostam do gênero, que outros me indicariam para ler?
Beijos, até a próxima!

22 comentários

  1. Olá, eu gosto muito de livros desse gênero, ainda mais quando os autores conseguem implementar algo inovador e ousado. A Mulher na Janela figura minha lista de desejados desde seu lançamento, e como sempre leio resenha positivas acerca da trama, estou com as expectativas lá em cima. Tenho uma outra de Donlea na minha estante, e confesso que não dei muita atenção para ela, porém depois dessa indicação vou correndo conferir tanto esta quanto a que já possuo. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alison. Tudo bem?
      A Mulher na Janela realmente é uma leitura muito viciante e envolvente, e te garanto que de alguma forma irá te surpreender, vale o investimento.
      Sobre o Charlie sou suspeita para falar, porque AMO a escrita do autor e seus livros tem figurado entre os meus preferidos.
      Vou ficar torcendo para que faça boas leituras.
      Beijooooos

      Excluir
  2. Dos cinco livros eu li três e não curti :( Aliás li dois, pois A Mulher na Janela abandonei no meio. História não me envolveu. Não confie em ninguém se descobre o enredo todo nos quatro primeiros capítulos, porém o final salvou do desastre total. Já Depois da Queda foi uma decepção monstruosa, li quase tudo do autor e para mim esse livro é de longe o seu mais fraco. Os outros dois ainda tenho pretensão de ler.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, de todos os livros citados, não li nenhum ainda ;/ Mas tenho alguns na lista de desejados, como A Mulher na Janela e Não Confie em Ninguém, do Charlie que é um autor que amo de paixão!!!
    A Garota Perfeita também tenho muita vontade ler, parece ser um suspense daqueles!!!E confesso que não me recordo de nada sobre Depois da Queda, mas gostei muito do que li acima!!!
    Super indicações!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, vamos por partes... primeiro, os livros citados foram pela ordem de tua preferencia? Se sim, explica o porque de uns terem adorado a Mulher na janela e outros terem achado fraco, tipo esperando bem mais dele. Segundo, tirando Orfão X, que eu nunca tinha ouvido falar, todos outros já estavam na minha lista de desejados, sendo que 2 estão esquentando na minha estante e terceiro e não menos importante, o entusiasmo e empolgação desses 5 livros, escondem muito bem teu receio inicial em lê-los, foi como abrir os horizontes, certo? (quero muito fazer isso com os livros hot...) Enfim, como eu já conhecia a historia de 4, vou me fixar mais na dica do desconhecido, uma a mais para a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooiii. Fabiana acredita que não tinha me atentado na ordem, mas realmente, está na minha ordem de preferencia. A Mulher na Janela, me surpreendeu muito, o final como um soco que eu não conseguia entender de onde veio. Realmente não sei porque dividiu tanto as opiniões, vou ficar te devendo essa resposta, mas eu AMEI. Começar a ler o gênero foi como conhecer algo inesperado e interessantíssimo, me envolvo com cada história, fico angustiada, é magico, com certeza doi um abrir de novos horizontes, uma das decisões mais inteligentes que tomei como leitora. kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Não sei se gosto de thrillers, ainda não me aventurei muito nesse universo literário, entretanto, dos 5 livros citados, dois me chamaram muita atenção. A mulher na janela, já era um livro que eu vinha ouvindo falar e que ainda estava em cima do muro sobre colocá-lo ou não na lista de desejados, agora acabei me decidindo por colocá-lo de vez na lista e me aventurar nessa história, e A garota perfeita tem uma premissa super interessante e que me fez querer lê-lo simplesmente pelo mistério do sequestro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooiii, tudo bem? Se posso dizer, foram duas escolhas maravilhosas para começar a conhecer o gênero. <3 Vou ficar na torcida para que goste. Beijooos

      Excluir
  6. Olá! Adorei as dicas! Já li A mulher na janela e A garota perfeita, e eles entraram pra minha lista de suspenses preferidos. Os outros dois mencionados eu não conhecia. Gostei muito da premissa de Órfão X , porque tem essa pegada bem misteriosa mesmo, com essa pegada de agente secreto, que é uma coisa também que eu gosto muito de ler. Obrigada pelas dicas!

    Bjoxx

    ResponderExcluir
  7. O gênero de suspense é o que mais adoro ler!! A maioria dos meus livros seguem esse estilo!! É difícil escolher só cinco, mas adorei suas indicações, despertou mais curiosidade ainda em ler, principalmente o da Mulher na Janela, que aborda um suspense psicólogo, daqueles que não queremos mais parar de ler!!

    ResponderExcluir
  8. Adoro thrillers deixa a leitura muito envolvente e surpreendente. A Mulher na Janela quero muito ler e gostei que não deixa pontas soltas, gosto quando tudo é explicado. Não confie em ninguém também quero ler ainda mais depois desses elogios. A Garota Perfeita eu li e não gostei achei enrolado e cansativo, esperava mais. Órfã x também quero ler já faz um tempo, tem mistérios e reviravoltas que adoro. Depois da Queda não conhecia gosto quando não se pode confiar na protagonista, isso deixa a leitura bem atraente.

    ResponderExcluir
  9. Biia!
    Gosto muito do gênero e adorei sua lista, principalmente porque li apenas A Mulher na janela, os outros não li ainda e tem dois que nem conhecia, simplesmente adorei!
    Super valeu as indicações.
    Desejo um potimo final de semana!
    “O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro.”(Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA OUTUBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum destes, mas A mulher na janela muito me interessa. Queria ter lido antes da bienal e ter conseguir ir na sessão de autógrafos com o autor! Até comprei o livro, mas não consegui senha! :/
    Não confie em ninguém e A garota perfeita também me chamaram a atenção. Os livros do Charlie Donlea são muito elogiados né?

    ResponderExcluir
  11. Amo thrillers, ainda não li nenhum dessa lista mas pretendo ler parecem ser muito bons. Alias fiquei surpresa de saber que Ilha do Medo é baseado em um livro do mesmo autor que Sobre Meninos e Lobos, ambos são ótimos filmes quero muito ler os livros também.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Biia!
    Também não faz muito tempo que comecei a me aventurar por esse gênero literário, e graças a Deus fiz isso pois até o momento todos os livros que li de thrillers foram maravilhoso, e desda listinha o único que li foi A Garota Perfeita, e quero muito ler A Mulher na janela e Não Confie em Ninguém.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Thriller é meu gênero de leitura favorito mas não estou lendo no momento, e fico triste com isso por que estou perdendo ótimas histórias, não li nenhuma de suas indicações mas vou coloca-las na lista.

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito do gênero e já tinha ouvido falar sobre A mulher na janela e A garota perfeita, mas ainda não li nenhum da lista. Boas indicações!

    ResponderExcluir
  15. Oi Biia,
    Depois que li meu primeiro thriller, descobri o quanto este gênero é bom, o que não deveria ser nenhuma surpresa, pois sempre amei filmes de suspense. Das suas indicações só li A mulher na janela, inclusive foi uma das últimas leituras que fiz e entendi o porque de tantas críticas positivas. Mas tenho que confessar que nem tudo foi uma surpresa para mim e talvez isso seja porque leio muitos livros do gênero e tem coisas que fica difícil um autor inovar. Independente disso é um livro que recomendo. Os outros títulos já irei anotar para leituras futuras, alguns eu até já conhecia, como A Garota Perfeita e Não Confie em Ninguém. Adorei a suas indicações e volte sim com mais dicas do gênero.

    ResponderExcluir
  16. Depois dessas dicas maravilhosas fui correndo no meu skoob pra ver se tinha alguem trocando pra solicitar, infelizmente estão pedindo 2 créditos em algum dos livros, tomara que os livros entrem em promoção na black friday, já vou estar preparado...rsrs

    ResponderExcluir
  17. Oi Bia!
    A mulher da janela foi um dos Thriller´s mais bacanas que já li, fiquei vidrada até o fim...
    Ainda não li os outros livros que citou, mas já estão nos desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Dos cinco estou doida pelos cinco amo thriller's me identifico muito sempre estou à procura de mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Só tinha visto o 'A Mulher na Janela' antes, minha lista de livros pra ler cresceu de novo... Particularmente, 'A Garota Perfeita' me chamou bastante a atenção - eu adoro 'a familia que parece perfeita mas tá em cacos' :p

    ResponderExcluir