A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, também conhecida como A Lenda da Caverna Adormecida, é uma lenda urbana americana, que teve sua origem a partir do conto de Washington Irvin, intitulada originalmente The Legend of Sleepy Hollow. O conto foi publicado em 1820, pelo pseudônimo Geoffrey Crayon, ganhando bastante destaque e se tornando um dos mais antigos contos de ficção americana, principalmente, por ser uma das primeiras obras publicadas após a independência do país.

Ambienta no vilarejo de Tarrytown, Nova York, o conto apresenta essa inusitada cidadezinha de colonização holandesa, que também é muito conhecida como Sleepy Hollow. A vila em questão nada tem de muitos atrativos, a não ser por uma estranha aura de encantamento e fantasia, que circunda o lugar. Os seus habitantes são fascinados por histórias de magia, o que dá ao vilarejo ainda mais um clima de suspense e mistério.
O conto tem início com Ichabod Crane, um excêntrico professor, que é enviado a cidade e como ele próprio diz, ”tarda” no local. Ao chegar à vila, o professor fica atraído pela atmosfera do lugar e procura descobrir as diversas histórias do lugar. Durante a sua estadia no vilarejo, Crane conhece Katrina Van Tassel, filha de um dos fazendeiros mais ricos da cidade, e, encantado por sua beleza e herança, decide conquistar o coração da jovem.
Entretanto, Ichabod Crane encontra um adversário, Abraham “Brom Bones” Van Brunt, metido a valentão, com quem começa a disputar a atenção da jovem. Só que o professor vê sua vida mudar quando, após sair de uma festa na casa dos Van Tassel, numa noite de outono, é atacado pelo Cavaleiro sem Cabeça. Um fantasma de um soldado que teve sua cabeça arrancada durante a guerra de independência.
Segundo alguns registros, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça teria sido baseada em um folclore alemão, que foi levado pelos germânicos durante a imigração para os Estados Unidos. Graças a notoriedade do conto, a cidade americana Noth Tarrytown, em que foi inspirado, teve seu nome mudado para Sleepy Hollow oficialmente em 1996. Em seu cemitério, encontra-se enterrado o corpo do escritor do conto, Washington Irvrin e em 2006, uma grande estátua do Cavaleiro sem Cabeça perseguindo Crane foi inaugurada na cidade.
Além disso, o conto rendeu diversas adaptações cinematográficas, dentre elas a série de TV de 2013,  chamada Sleepy Hollow e o famoso filme de 1999 dirigido por Tim Burton, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça. No filme, Ichabod Crane (interpretado por Johnny Deep) é um policial que é enviado ao vilarejo de Sleepy Hollow para investigar uma série de assassinatos, que segundo os moradores da vila, ocorreram em função de um Cavaleiro sem Cabeça.
Muito cético, Crane começa sua investigação acreditando que algum morador da cidade, utilizando-se do personagem do famoso fantasma, é o responsável pelas mortes. Contudo, após sofrer um ataque do próprio Cavaleiro sem Cabeça, o investigador mergulha de cabeça em busca da história desse estranho vilarejo e tenta solucionar esse enorme problema. Em meio a isso, Ichabod Crane conhece e se apaixona por Katrina Van Tassel (Christina Ricci), por quem, assim como no conto, tenta conquistar o coração.
Para quem tiver interesse em ler o conto de Irvin é possível ter acesso ao original no domínio público, ou adquirir uma tradução, como pelo site da Amazon.

rela
ciona
dos