O Coração na Linha Inimiga é um lançamento da autora nacional Elisabeth Constantino, que saiu pelo selo Talentos da Literatura Brasileira da editora Novo Século.
Aqui conheceremos Jane Myer,  filha de um condecorado militar inglês que fora escalado para uma importante missão na Alemanha durante a segunda guerra. Antes disso, Jane sempre fora uma menina superprotegida, mantida afastada de todos os males do mundo. Entretanto, isso muda quando a realidade dos ânimos da guerra cai como um grande balde de água fria em cima das expectativas de Jane. Dentro da uma base militar inglesa, em território alemão, ela percebe a grandiosidade da situação e o alerta que isso deve causar. Ali também ela tem contato pela primeira vez com Heinz, um jovem soldado alemão que se encontra com seu pelotão muito próximo dali.

Depois de ter cruzado as linhas das fronteiras com o inimigo, Jane vê o auge da Segunda Guerra Mundial acontecer, porém agora, viver sem seu amor não é mais uma opção. Há coisas que nem as fronteiras que nos separam podem nos barrar, o amor surge e cresce nos territórios mais hostis e cabe a um jovem casal apaixonado manter-se firme diante todas as provações da vida.

Conhecer essa improvável história de amor, foi uma grata surpresa para mim. Foi muito gostoso acompanhar Jane e Heinz, um casal que possui como principal barreira, uma guerra. Seus países são inimigos e estarem um na presença do outro já é motivo o suficiente para que a vida de ambos esteja em perigo.

No início do livro teremos primeiramente uma visão dos ânimos mais controlados. Ainda existe uma certa interação pacifica entre o exército britânico e alemão. o que possibilita a aproximação dos dois personagens na história. No meio do caminho, quando ambos estão se conhecendo melhor e prestes a se renderam a paixão, a guerra enfim estoura e toda a problemática do livro começa a ser trabalha por Elisabeth.

Mas o mais apaixonante de tudo, foi acompanhar o amadurecimento e crescimento da personagem principal. Jane, vai da menina inocente a mulher aguerrida, corajosa e que colocaria um exército inteiro abaixo para ir de encontro ao seu amor. Heinz por sua vez, nos surpreende por se mostrar exatamente do modo contrário que o julgamos num primeiro momento. A autora levanta a visão de que nem todo soldado alemão desejava estar na posição que estava, um ponto de vista delicado. Acredito que seja por isso também que a narrativa foca na perspectiva de Jane e nos momentos que ela teve que se virar sozinha.

A narrativa do romance de Jane e Heinz decorre em um intervalo grande de anos. Então, como disse, é interessante acompanhar as mudanças dos dois conforme o tempo passa. Talvez haja algumas quebras apressadas da narrativa ao longo da leitura, como por exemplo, pulos repentinos de períodos em um mesmo capítulo. Não é algo que realmente me atrapalhe como leitura, mas pode causar uma certa estranheza. Por outro lado, por conta disso, há um certo dinamismo nos acontecimentos.

O Coração na Linha Inimiga me proporcionou vários sentimentos, como o encanto, por estarmos conhecendo um amor tão genuíno. Angustia por sabermos de todas as dificuldades que eles passarão em tempos de guerra, assim como satisfação, por toda força e vontade que Jane prova possuir ao longo de sua jornada. Nesses momentos, podemos acompanhar Jane em ação, lutando contra o inimigo em prol de sua vida. Dá um orgulho danado dela colocando em prática todos os ensinamentos que recebeu.

Existe também um site exclusivo sobre a obra, onde é possível encontrar mais dados sobre o livro, informações sobre a autora e em que período de sua vida surgiu a inspiração para escreve-lo. Há uma aba exclusiva para acompanharmos toda a repercussão que o livro tem tido na mídia. É possível também garantir seu exemplar autografado, comprando diretamente da autora. Vale a pena conferir!Enfim, acho que a grande mensagem do livro é a lembrança que precisamos ter da existência do amor, mesmo nos cenários mais caóticos. Que dentre ao caos, o amor sempre cura, é a esperança e a força que tanto precisamos para nos motivar e resistir. Dentre a situação atual do nosso país, ler uma história como esta só me deixou com um quentinho no coração, de que no final, tudo vai dar certo.

O Coração na Linha Inimiga é uma linda história de um casal que se cruza num cenário terrível da história mundial, mas que encontram no amor um novo significado de esperança, da fé em algo que os possa motivar, os aquecer e fortalecer em tempos tão sombrios. Não há como não se emocionar! Recomendo para todos que apreciam um daqueles romances que nos deixam com um sorriso bobo no rosto e também para aqueles que se emocionam com as histórias que se passam neste recorte histórico.

  • O Coração na Linha Inimiga
  • Autor: Elisabeth Constantino
  • Ano: 2018
  • Editora: Novo Século
  • Páginas: 224
  • Amazon

rela
ciona
dos