Uma Proposta e Nada Mais é o primeiro volume da nova série da minha queridíssima autora Mary Balogh. Clube dos Sobreviventes dá um tom ainda mais ousado aos romances da autora, que tem como característica, trabalhar em seus enredos problemáticas que destoam do que normalmente encontramos dentro do gênero.
Neste primeiro livro conheceremos Gwendoline, uma jovem viúva que vê em sua rotina pacata a satisfação após tanto sofrimento. Porém, algo que estava distante em seus planos, passa a ser uma possibilidade, quando a solidão começa a importuna-la. Casar novamente parece ser uma ótima solução, uma vez que seu pretendente seja tudo o que deseja, um homem refinado, calmo e que busque uma vida tranquila assim como ela.
Hugo Hmes, o lorde Trentham é tudo, menos isso. Assombrado por suas decisões do passado, Hugo só é um cavalheiro devido aos seus feitos de guerra. Com exceção disso, ele é apenas um homem amargurado que agora tem em suas mãos o destino da madrasta e de sua meia-irmã, sua maior preocupação. E para garantir isso, um casamento parece ser o ideal no momento. É em um encontro bastante inusitado que o destino desses dois personagens acabam se cruzando, com vivências completamente diferentes, Gwen e Hugo dão início a uma nova amizade e será quase impossível resistir a tudo de novo que um proporciona e desperta no outro.
Uma Proposta e Nada Mais inicia esta série com a fórmula certa para cativar o leitor. Com um enredo emocionante, que vai falar essencialmente sobre segundas chances, a autora também vai trabalhar as diferenças sociais e o preconceito que existia entre os aristocratas com lordes que conquistaram suas fortunas através do trabalho. Em meio a tudo isso, um tom divertido é somado a trama, até então raro nas narrativas da autora, mas que contribui e se mostra coerente dentre as personalidades dos personagens.

Nesta leitura vários elementos relacionados ao casal se destacam. Dentre eles, as diferenças do casal, como já mencionei. Isso proporciona alguns momentos de descontração em cada diálogo. A trama também deixa de lado aquele ar mais ingenuo e ganha um ar mais maduro, um reflexo da idade dos personagens que são mais velhos. A autora consegue transmitir pelas páginas as inseguranças e os demônios de cada um, os de Gwen que tenta recomeçar sua vida, e os de Hugo, que acredita não ser digno da sua. Acompanhar o quanto um precisa do outro e o crescimento dessa relação é emocionante.

Isso de Mary Balogh trabalhar problemáticas diferentes, dá a impressão que suas histórias estão muito próximas da realidade que foi do século XVIII. O que faz que seus personagens sejam mais humanos e como consequência, mais interessantes. Eu tive este deslumbre desde a primeira série da autora que li e é maravilhoso perceber que isso só evoluiu. A complexabilidade de cada personagem é tratada com atenção e a autora não tem medo de se aprofundar nisso.
Como o nome da série fala, é neste primeiro volume que seremos apresentados ao Clube dos Sobreviventes e quem são seus integrantes de fato. Todos os anos, sete amigos, uma mulher e seis homens, se reúnem em uma casa de campo em Cornualha. O objetivo desses encontros é simples, rever os amigos e ter alguns momentos de descontração juntos, para esquecerem os traumas que cada um viveu na guerra. Sendo assim, a inclusão de personagens mais vividos, experientes e mais maduros, dá um tom mais dramático a trama, até mais real e envolvente.
Conhecendo todos os membros do Clube dos Sobreviventes e os problemas que eles, aparentemente, carregam, me deixa ansiosa para os próximos volumes. É impossível não torcer pela redenção e felicidade de cada um. Para falar a verdade, a mensagem mais importante desta série, está muito além do romance em si apresentado, mas na amizade criada por todos os membros do clube num momento de perda e recuperação. Só esta primeira impressão sobre a trama já a torna única aos meus olhos.
A partir disso o romance passa a ser um presente para o leitor e o enredo te convence com uma propriedade capaz de te emocionar, assim como um bom livro deve fazer, com profundidade e sentimentos genuínos. Eu recomendo muito a leitura. Conheçam esta autora, tudo que ela escreve é ótimo e não vai te decepcionar.

  • The Survivors' Club #1 - The Proposal
  • Autor: Mary Balogh
  • Tradução: Livia Almeida
  • Ano: 2018
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 272
  • Amazon

rela
ciona
dos