Durante uma noite caótica, movimentada e luminosa, como tantas outras noites antes desta, a famosa Times Square presencia aquele que pode vir a ser considerado um dos eventos mais bizarros e misteriosos de sua história. Em determinado momento um homem desconhecido abandona uma grande mala de lona, em seguida, as forças policiais são contatada e cercam o perímetro desta bagagem peculiar, acreditando tratar-se de uma bomba plantada por terroristas. O que ninguém esperava era que uma mulher nua, com o corpo coberto por tatuagens, saísse da mala sem o menor resquício de memória de como e por quais motivos ela foi parar ali.
Uma vez que em suas costas encontra-se tatuado o nome de Kurt Weller, importante agente do FBI, a misteriosa mulher, nomeada Jane Doe (denominação atribuída à indivíduos cuja verdadeira identidade é desconhecida) é levada para o quartel general da agência de investigações. A partir deste momento, dá-se início a uma série de direcionamentos que, além de revelarem corrupções drásticas e profundas ligadas a órgãos e o próprio governo dos Estados Unidos, descortina os planos de um grande grupo terrorista.
Contando até o momento com quatro temporadas produzidas pela Warner Channel, Blindspot trabalha com questões de corrupção apenas como plano de fundo para edificação de um plano mais amplo. Seu maior trunfo, e isso diz muito sobre os Estados Unidos, além de revelar uma breve parte das intenções de seu criador, está na abordagem e construção de um forte grupo terrorista que, pouco a pouco, é desmascarado e combatido por bravos agentes do FBI. Desta forma, o seriado se apropria de características da realidade para elaborar uma narrativa policial onde um corajoso grupo de agentes é reunido com o intuito de evitar ameaças terroristas, desvendar seus planos e eliminar seus líderes afim de evitar um colapso geral das maiores instituições ligadas ao governo norte americano.
Apesar de delinear uma trama interessante, além de um time de personagens que se complementa, evoluindo de forma natural ao longo dos episódios e temporadas, o seriado remete fortemente a relevância do entretenimento, presente em grande parte das séries produzidas pela Warner Channel. Os episódios desenvolvem-se de forma bastante simples, de maneira com que não seja cobrada grande atenção aos detalhes, nuances e possíveis interligações por parte do espectador. Trata-se do típico modelo de seriado com uma temática policial investigativa que busca distanciar-se das clássicas séries de comédia, mas que não pretende exigir muito do espectador – como acontece em casos como The Sinner, para citar apenas um exemplo.
Desta forma, não ressalto apenas uma narrativa simples onde não será exigido grande nível de concentração ou elaboração de teorias por parte do espectador, mas a triste necessidade de descrever cenas que este pode compreender com o simples ato de olhar para a imagem que se estende diante de seus olhos. Analisando a frequência com que estas situações ocorrem ao longo dos episódios e temporadas de Blindspot, não poderia deixar de expressar meu descontentamento, uma vez que se desconsidera o intelecto do espectador e toma-se um caminho bastante utilizado por produções que esquecem ou simplesmente ignoram a presença do receptor da história contada.

De maneira geral, Blindspot é um seriado interessante, uma verdadeira espécie de entretenimento que pretende fugir das clássicas séries de comédia, instigando o espectador a continuar assistindo, mesmo com suas falhas e deslizes. Desde que não levada profundamente a sério, analisada por sua verdadeira essência e características, ela pode salvar os dias em que tudo o que queremos é assistir algo sem compromisso, mas cuja história instigue levemente nossa imaginação. Não se trata de uma verdadeira obra prima, de algo imprescindível na vida de apaixonados por séries, mas sim de algo mais leve para os momentos em que nossas mentes estão cansadas das fortes tramas intrincadas, observadas em outros seriados.

  • Blindspot
  • Criado por: Martin Gero
  • Com: Sullivan Stapleton; Jaimie Alexander; Rob Brown
  • Gênero: Policial, Suspense, Drama
  • Duração: 23 episódios – 42 minutos

rela
ciona
dos