Já tem dois anos que postei uma lista de contos natalinos, de diversos gêneros, para quem curte entrar de cabeça no clima de final de ano. Eu sinceramente adoro e sempre procuro fazer estas leituras e trazer uma resenha temática nesta data tão especial. Neste ano não será diferente, mas antes, resolvi atualizar esta lista com contos que saíram recentemente de autores queridos conheço. Espero que gostem!

Todos Nós Vemos Estrelas

Quando o Natal se aproxima, as pessoas ficam mais nostálgicas, amáveis e caridosas. Bem, isso é o que se espera. Porque para Lisa não. Ela só gostaria de passar as férias trancada em seu quarto com seu livro favorito. Mas… e quando seus planos falham miseravelmente e você precisa lidar com acontecimentos inesperados e visitas que parecem – ou talvez sejam mesmo – de outro mundo? Uma história de fantasia recheada de magia, amizade, família, amor e estrelas. Porque é disso que o Natal é feito.

Aconteceu no Natal

Fazer um pedido, jogar uma moedinha na fonte e acreditar que ele vai se realizar é a maior balela para Melinda. A jovem não acredita em destino, mesmo que essa palavra venha ultimamente surgindo muito na sua vida. Vinda de seu irmão, de um senhor na rua e até de Augusto, seu paquera. E é com ele que Melinda viverá um romance mágico às vésperas do Natal, descobrindo que talvez isso tenha sido um empurrãozinho do destino.


O conto propõe trazer a voz dos escritores enquanto pessoas LGBTQ+ para ilustrar as experiências de seus personagens a partir de uma perspectiva mais próxima. Escrever com essa propriedade de fala é algo conhecido como “own voices” no mercado internacional e é muito importante para a diversidade na literatura. Aqui Vitor Martins, Bárbara Morais, Lucas Rocha, Alliah e Mareska Cruz contarão histórias sobre amigos secretos, amizades, perus assados, viagens sobrenaturais e o Natal em todos os anos.

Um Encontro de Natal

Laura não está nem um pouco ansiosa em passar a ceia de Natal com sua família. Todo ano ela é bombardeada com observações nada discretas. Por isso, faltando poucas horas para a meia-noite de Natal, Laura embarca na Estação Trianon-Masp, na Avenida Paulista, certa de que as próximas horas serão de absoluta tortura. Ela só não contava que a magia do Natal e uma pane no metrô pudessem surpreendê-la com a aventura mais maravilhosa e romântica de sua vida.


O Natal dos Neves

A família Neves é peculiar. Grande, barulhenta e cheia de opiniões, é exatamente o oposto do ambiente em que Isadora cresceu. Talvez seja por isso que Andrei esteja tão receoso em apresenta-la aos pais e aos irmãos durante a data mais caótica do ano: o Natal. Ou talvez seja porque ele está 100% pronto para dizer as temerosas três palavrinhas para a namorada, “eu te amo”, mas precise encontrar o momento perfeito para isso.

O Natal dos Brachmann

Klaus Brachmann é um homem recluso, que não quer nada além de criar sua filha em paz. Mas o Natal é uma data para ser celebrada em família, e nada impedirá Berta Prilgsheim de ver seu querido irmão este ano. E quando um desastre transforma as festas em desespero, eles  precisarão se unir mais do que nunca para superarem suas dores juntos.


Contos de Natal par Viajar

Três histórias que completam a série Viagens, publicada pelo Clube P.S.: em 2018. As autoras Clara Savelli, Juliana Ribeiro e Lavínia Rocha nos guiam por contos natalinos durante nossa contagem regressiva para um dos dias mais esperados do ano.

Em Um Ano de Comemorações o leitor passeia pelos doze meses do ano, vivendo com os personagens todas as emoções das datas comemorativas de cada mês. Volta às aulas, dia da mulher, primeiro de abril, dia das mães, dia das crianças, aniversários e Natal. Essas são apenas algumas das comemorações que aparecem na coletânea, capazes de despertar risadas, lágrimas e o calor da esperança no coração. Uma coletânea ideal para ler um conto por mês ou para devorar tudo de uma vez!

Vocês também podem conferir a lista anterior que citei antes! Alguns contos estão sendo disponibilizados (ainda) gratuitamente e os links vocês poderão encontrar clicando aqui. Não deixem de conferir também as minhas indicações de livros que seguem a mesma ideia, alguns inclusive, com resenhas postadas no ED. E vocês, tem mais dicas de conto natalinos? Compartilha com a gente!

rela
ciona
dos