Em Os Seis Finalistas temos a história de Naomi e Leo, dois jovens de países distantes, mas com o mesmo mundo em conflito. A Terra chegou a um ponto em que as mudanças climáticas são severas, imprevisíveis e devastadoras. Ninguém está a salvo dos terremotos e tsunamis. Muitas cidades estão devastadas e muitas pessoas já morreram.
Não há como voltar atrás e consertar, por isso cientistas acreditam que a única saída é colonizar um local no espaço que seja parecido com a Terra: Europa, uma das luas de Júpiter. Porém, não há como levar todos da Terra para lá, então vinte e quatro jovens no mundo inteiro com habilidades ideais são selecionados, porém apenas seis deles irão continuar e ter a responsabilidade de levar a raça humana para outro lugar.
Naomi e Leo são dois dos selecionados pelo Centro de Treinamento Espacial Internacional e pela NASA. Naomi é uma americana-iraniana de 16 anos de idade e um gênio da ciência. Desde criança ela se destaca com suas descobertas científicas, mas seu único objetivo é curar seu irmão Sam, que tem um sério problema cardíaco. Tudo em que ela trabalhou foi por ele, e agora terá que deixá-lo. Mas ela é esperta o bastante para saber que essa missão de colonizar Europa não é algo totalmente seguro como tantos pensam, então ela precisa descobrir o que estão escondendo para poder divulgar ao público e permanecer em casa com seus pais.

Esse é o problema de ser uma nerd da ciência – eu não posso compartilhar da esperança do público quanto a essa missão. Eu sei demais. Eu sei inúmeras coisas que podem – e vão, inevitavelmente – dar errado.

Leo é um italiano que foi um nadador profissional antes da Terra entrar em colapso, destruindo toda a sua cidade. Ele também é o único sobrevivente de sua família e está vivendo no quarto  andar do que um dia foi a pensão de seus pais, todo o resto está inundado. Sem grandes expectativas de futuro, Leo decide cometer suicídio, porém, no último instante, uma embarcação chama sua atenção. A embarcação contém duas pessoas que vão mudar sua vida para sempre.

Dois personagens tão distintos e com vidas completamente diferentes, mas que acabam se aproximando e se unindo. O laço entre eles se torna algo real, onde ambos podem se agarrar em sua nova realidade no CTEI.
Se você assim como eu gosta de ficção-científica, pode vir a gostar desse livro também, porém já aviso que Os Seis Finalistas é voltado mais para o público jovem adulto, ou seja, questões que envolvem esta fase da vida serão abordadas, equilibradas ao gênero. Assim, é uma ótima recomendação para quem quer se aventurar pela primeira vez no universo de ficção-científica ou com algo mais leve. A história de Alexandra Monir tem uma escrita bem fluida e suave, que se passa rapidamente. Mal notei as páginas virando com o quanto que a história foi envolvente e contagiante.
Confesso que estou muito ansiosa para o segundo volume dessa série (ainda sem data de lançamento definida), pois Os Seis Finalistas termina de uma maneira bombástica! Personagens vão se
revelando e situações perigosas vão sendo descobertas. E para fechar com chave de ouro essa resenha, a Sony comprou os direitos cinematográficos do livro! Não é o máximo? Agora é aguardar para ver essa história nas telonas.

  • The Final Six
  • Autor: Alexandra Monir
  • Tradução: Jacqueline Damásio Valpassos
  • Ano: 2018
  • Editora: Jangada
  • Páginas: 328
  • Amazon

rela
ciona
dos