O livro de hoje é mais um lançamento incrível da Colleen (aka minha autora favorita) Hoover. As Mil Partes do Meu Coração nos traz a história de Merit, uma garota que nasceu em uma família complicada e cheia de segredos. Na visão de Merit, todos em sua família tem problemas sérios e guardam segredos uns dos outros, mas ninguém nunca se abre e discute essas dificuldades. Para começar, seu pai traiu sua mãe anos atrás com a enfermeira dela e agora a enfermeira se tornou sua madrasta e já tem até um filho com seu pai. A mãe de Merit tem problemas de saúde e ainda mora na mesma casa que seu pai e sua madrasta, só que ela vive no porão e nunca sai de lá.

O pai de Merit tenta equilibrar a relação com sua ex esposa e sua esposa atual, além de fingir que a família é perfeita. Merit tem também uma irmã gêmea, Honor, que sempre escolhe caras a beira da morte para namorar. Seu outro irmão, Utah, é muito metódico com horários e nunca sai de sua rotina. Todos acham que ele é perfeito, mas Merit esconde um segredo sombrio sobre ele. Além de tudo isso, eles vivem em uma antiga igreja que seu pai tentou adaptar para ser uma casa.

Em meio a todo esse caos, Merit conhece Sagan, um garoto que chama sua atenção de cara, mas logo ela descobre que ele tem um relacionamento com sua irmã gêmea, mas é tarde demais pois ela já desenvolveu sentimentos suficientes por ele.

Logo de início, percebemos que esse livro parece uma confusão completa. E de fato é. A vida de Merit é bem complicada e ela apenas tenta achar seu lugar no meio de tudo isso. Constantemente, ela sente que é invisível em sua própria casa e não pode contar com a ajuda de sua mãe, que está debilitada mentalmente. Por isso ela se sente cada vez mais sozinha, até que começa a descobrir coisas sobre si mesma que nunca imaginou.

Me senti em uma montanha russa de sentimentos durante essa leitura. Como todos os livros da Colleen, somos tomados por emoções muito fortes e personagens muito bem construídos. Começamos a leitura achando que é só mais um drama adolescente, mas com o passar do tempo percebemos que há elementos muito mais profundos na narrativa. A história trata de questões sobre saúde mental e a importância de existir mais informação no mundo sobre este assunto.

Merit é uma garota nova, presa em sua bolha com suas questões, e durante o livro sua mente se abre e ela percebe como o mundo vai muito além de sua família problemática. Eu me vi na personagem, quando eu era adolescente e sabia muito pouco sobre o mundo. Quando você passa por certas coisas, amadurece, sua mente se abre para muitas coisas e você passa a enxergar as pessoas na sua vida com outra perspectiva.

As Mil Partes de Você fala muito sobre isso, sobre ter empatia e sobre amadurecer. Aprender com as dificuldades e evoluir como ser humano. Acredito que esse livro seja um grande aprendizado, principalmente sobre questões que envolvam saúde mental. Amei demais essa leitura, é um dos meus favoritos da autora – e olha que eu já li quase todos os livros dela.

Enfim, recomendo demais essa leitura, principalmente para quem ama histórias surpreendentes e que nos tocam profundamente. Aliás, recomendo qualquer livro da autora, simplesmente amo a escrita dela e a sua sensibilidade com temas tão difíceis.

  • Without Merit
  • Autor: Colleen Hoover
  • Tradução: Vanessa Mafra
  • Ano: 2018
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 336
  • Amazon

rela
ciona
dos