Durante os dias 6 de fevereiro a 15 de abril, o Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, conta com uma exposição super legal da Dreamworks Animation. Os visitantes são convidados a entrar em “uma jornada do esboço à tela” das animações mais famosas produzidas nesses 20 anos pelo estúdio. Nessa postagem mega especial, vamos trazer um pouquinho de como está a exposição e o que achamos.
Para quem tiver a oportunidade de passar pelo CCBB nesses próximos meses irá se deparar com uma escultura gigante do Melman, a girafa hipocondríaca de Madagascar, saindo da parede na área da bilheteria. Impossível não notar! Alguns passos mais a frente (isso, se você entrar pela lateral do centro cultural), você encontrará uma instalação redonda gigantescas com paredes de madeira cobertas por frames de várias animações da Dreamworks. Essa instalação foi colocada em uma área que é bastante conhecida do CCBB, mas dessa vez, quem olhar para cima, além de se deparar com o lindo teto neoclássico de vidro, também terá uma pista do que o aguarda na instalação redonda.
Praticamente pendurada no teto, uma escultura perfeita (eu chegaria a dizer, em tamanho real) do Bangela, o dragão da série Como Treinar o seu Dragão, nos convida a conhecer a Ilha de Berk em um curta chamado o Voo do Dragão. Dentro da instalação tem um telão de 180 graus que dá uma sensação de imersão fantástica, como os curadores colocaram no panfleto de divulgação: “a experiência começa com um simples esboço feito no papel e evolui através das várias etapas técnicas e criativas de criação de um mundo, terminando com um ambiente completamente gerado por computador, tudo como parte de um passeio virtual de sobrevoo a Berk, nas costas de Bangela”.

Basicamente, esses dois primeiros contatos que você tem com a exposição darão um gostinho de tudo que você irá encontrar na parte principal da exposição, que fica no primeiro andar. Se você der a sorte de encontrar a exposição vazia (recomendamos os dias úteis de manhã), você pode ter a experiência de desenhar em uma daquelas mesas de desenho profissionais (que parecem tablets gigantes). Antes de subir (se você não tiver entrado pelo lado principal), pode aproveitar para tirar uma foto com o Capitão e a (bunda) do Recruta – os visitantes mais atentos, se darão conta que a escultura do térreo tem ligação com a escultura que fica na entrada da exposição no primeiro andar, onde você será recepcionado pelo o resto do Recruta e pelo Kowaksk (se você não está lingando o nome aos personagens, eles são os Pinguins de Madagascar).
A parte principal da exposição está em uma das maiores áreas do CCBB onde estão expostos mais de 400 itens que contam a história de todo o processo de crianção de animações como: Shrek, Madagascar, Príncipe do Egito, Kung Fu Panda, Espanta Tubarão, Trolls e outras produções. Entre os itens estão modelos de argila e os primeiros rascunhos que mostram um pouco do conceito inicial dos filmes, além de entrevistas e telas interativas (onde você poderá ajustar as cores, animação e iluminação de algumas cenas dos filmes). O destaque fica para as projeções em superfícies, como por exemplo, um imenso storyboard digital com o cineasta Conrad Vernon apresentando o interrogatório do Homem Biscoito do filme Shrek.

A exposição está maravilhosa e vale muito a pena para quem tem curiosidade de conhecer todo o processo de produção dessas animações, ou para quem simplesmente quer ver seus personagens favoritos. Vale ressaltar que a exposição é gratuita, mas é preciso retirar um ingresso na bilheteria ou através do site Eventim. Funciona de quarta a segunda, das 9:00 horas às 21:00 e classificação é livre. Também damos a dica para que você evite ir de mochila. O CCBB tem disponível guarda-volume, mas fica lotado em dias maior movimento (como os finais de semana)! Bolsas pequenas normalmente passam pela segurança, sem problemas.
E, aí? Gostaram desse post? Comenta aqui para sabermos o que você achou e se vocês querem mais coberturas de eventos culturais aqui no ED. Só não esqueçam de comentar o mais importante: qual sua animação da Dreamworks favorita?

rela
ciona
dos