O que você estava fazendo com 11 anos de idade? Marcelli Ibaldo está lançando sua primeira coletânea de tirinhas como desenhista.

Teresa Rex é uma tiranossaura da pré-história, nerd e inspirada na própria Marcelli, que também lida com temas atuais como o preconceito, bullying e lutando o quanto pode contra os spoilers. Ela, aos 8 anos de idade, já rascunhava alguns desenhos, tudo apoiado por seu pai, roteirista e provavelmente pai babão, Marcel Ibaldo. A ideia é retratar Tê diante dos mais variados dilemas, seja sua paixão por quadrinhos e artigos geeks a problemas corriqueiros, tudo moldado por sua personalidade forte e também bom humor, afinal estamos falando de tirinhas, certo?

Apesar disso, existe uma certa história sendo contata em Spoilerfobia, o que começa sendo cenas do cotidiano de Marcelli interagindo com seu mundo nerd, acabou virando até uma homenagem a um dos filmes preferidos dela, que adivinhem só, é O Planeta dos Macacos. Aqui abre-se a brecha necessária para Marcel incluir algumas críticas sociais, abordando o racismo e questões políticas da atualidade.

O leitor pode viajar no tempo entre as tirinhas, para um mundo jurássico adaptado com todas as problemáticas que vivemos em nosso próprio mundo. Acompanhamos a paixão de Tê pela leitura, sua relação com amigos, com seus pais, suas idas corriqueiras a loja de quadrinhos e ela vivenciando situações que só quem é leitor poderá entender. Há muitas passagens que se é possível tirar uma boa lição.

Mesmo não compartilhando a mesma idade de Tê ou de Marcelli, eu sou uma nerd incurável e me identifiquei com muitas das tirinhas criadas, principalmente quando estamos falando da compra desenfreadas de livros e HQs quando tenho muitos ainda para ler aqui em casa. Quem nunca? Isso só mostra que as histórias de Tê são para todas as idades, por se mostrar divertida e pertinente quando necessário.

A arte de Marcelli é fofa, se há outra palavra para descrever, e as cores são aquareladas. Você pode acompanhar todo o processo de criação através do instagram da desenhista, onde ela posta vídeos criando seus desenhos do zero. Eu amei! Ao final podemos conferir a galeria de convidados, onde cada desenhista retrata a Tê de acordo com a sua personalidade artística.

Eu sinceramente morri de orgulho em conhecer a Marcelli e o que ela tem criado. É incrível e ela é muito talentosa. O que podemos esperar de Marcelli daqui alguns anos? Mal posso esperar para conhecer mais do seu trabalho! Tê Rex foi financiado através de apoiadores e ao final da edição podemos conferir todos os responsáveis por esta edição existir.

Vocês podem acompanhar mais do trabalho de Marcel e Marcelli através do site deles, onde novas tirinhas são postadas sempre que possível.

Vale dizer que o fruto nunca cai muito longe do pé. Marcel é também desenhista e roteirista gaúcho, com mais de 30 HQs em seu currículo. Há quem diga que o talento não se passa pelos genes, bem… eu discordo. Mesmo assim, é lindo perceber que Marcelli se esforça para colocar sua própria personalidade em seu trabalho e eu estou ansiosa para acompanhar todo o processo de amadurecimento da sua arte (que já é maravilhosa). Espero que possamos continuar acompanhando a Tê por mais algum tempo e quem sabe até através de novos personagens. O mundo é seu Marcelli.

  • Tê Rex: Spoilerfobia
  • Autor: Marcel Ibaldo & Marcelli Ibaldo
  • Ano: 2018
  • Editora: Avec
  • Páginas: 96
  • Amazon

rela
ciona
dos